Início » Especial » 6 dicas para se tornar mais produtivo no home office

6 dicas para se tornar mais produtivo no home office

Com o risco do Coronavirus, empresas estão optando por funcionários trabalharem em home office. Vejam as dicas para fazer bem.
Por | 12 de março de 2020 às 12:35
dicas para trabalhar em casa

Empresas brasileiras já estão pensando seriamente em adotar o home office para seus funcionários, devido à pandemia do coronavírus. Se acontecer com você e for a primeira vez que irá trabalhar em casa, há algumas dicas importantes para você ter a mesma — ou até mais — produtividade em seu home office do que em seu escritório comum. Separamos algumas delas que irão te ajudar bastante.

Trabalho em casa há alguns anos e aprendi muito sobre como se ajustar a essa nova realidade. Embora nunca havia me ocorrido fazer a transição de um escritório tradicional para um home office, tive que improvisar e acreditem: estou vivo e tudo está funcionando. Mas lembro de como isso foi desafiador no começo, então quero compartilhar um pouco do que me ajudou e, sem dúvidas, poderá te ajudar.

Nesse artigo você verá as seguintes dicas:

  1. Escolha o espaço de trabalho certo
  2. Vista-se como se estivesse indo para o trabalho
  3. Lembre as pessoas de que você está trabalhando
  4. Você precisa de pausas, e pausas significam parar de trabalhar
  5. Programar chamadas de vídeo e não chamadas telefônicas
  6. Quando é hora de parar de trabalhar, pare de trabalhar

Preparado? Então mãos a obra!

Escolha o espaço de trabalho certo

Se você é novo no conceito Home office, precisará criar um espaço de trabalho para realmente fazer as coisas. Talvez isso signifique transformar um quarto sobrando em um escritório temporário ou criar um espaço de escritório improvisado na mesa da sala de jantar, ou no seu quarto. Independente da opção, o importante é verificar se é um espaço que permita que você se concentre e elimine o máximo de distrações possíveis.

Embora não seja possível para todos, recomendo tentar encontrar um lugar fora das áreas comuns da sua casa. Trabalhar na cozinha geralmente é uma péssima ideia, porque todo mundo frequenta essa área, mas uma sala de estar, por exemplo, pode funcionar perfeitamente. Se você mora sozinho isso não será uma preocupação.

Eu também recomendo evitar a criação de um espaço de trabalho no seu quarto. Trabalhar no mesmo local em que você dorme é um grande desafio, pois torna difícil colocar seu cérebro no modo de suspensão à noite (e no modo de trabalho pela manhã). Sem mencionar que, se seu cônjuge dorme, tentar trabalhar silenciosamente no início da manhã é frustrante. Mas se não tiver jeito, não é impossível, afinal atualmente meu escritório fica no quarto.

Faça o melhor que puder com o que tem, especialmente se isso for temporário. Não há necessidade de organizar tudo e reorganizar toda a casa para criar um espaço que você precisará apenas por um mês ou dois. Agora se for algo definitivo, pense seriamente em criar um espaço exclusivo, isso fará muita diferença a longo prazo.

Vista-se como se estivesse indo para o trabalho

vestir roupas home office

Um dos maiores erros que cometi quando comecei a trabalhar em casa foi sair da cama e direto para a minha cadeira. O problema? Eu não sentia que estava “indo trabalhar”.

Após os primeiros dias não conseguir focar ou entrar no ritmo, tive que mudar minha rotina. Então, saí da cama, fiz as coisas normais da manhã, depois me vesti como se fosse a um escritório fora de casa. Criei uma rotina, me levantava todas as manhãs e me vestia como se fosse trabalhar.

Talvez fosse um pouco mais casual do que realmente ir para o local de trabalho, mas me certifiquei de usar “roupas de verdade”. Na maioria das vezes, eram apenas jeans e uma camiseta — e às vezes até meias e sapatos —, mas nunca parecia certo trabalhar de pijama ou roupas nas quais eu normalmente estaria em casa (ou mesmo sem partes delas).

Sei como é tentador sair da cama, vestir uma bermuda, sentar e tentar trabalhar. Mas, se você pensar que está tendo dificuldades para entrar no modo de trabalho, tente trocar de roupa. Você pode se surpreender com o quanto isso ajuda.

Como bônus, isso também ajuda com outra coisa com a qual você terá dificuldades (sobre as quais falaremos mais adiante): separar trabalho e vida. Se você se veste para “ir trabalhar”, será uma ótima maneira de enviar o sinal para o cérebro dizendo: ei, estou no “escritório” e não é hora de relaxar.

Lembre as pessoas de que você está trabalhando

pessoas precisam respeitra

Uma das coisas fascinantes sobre trabalhar em casa é que literalmente todos ao seu redor pensarem que, por estar em casa, você está disponível para conversas, para ajudar, etc. Se você tem um horário definido para trabalhar em casa, tente fazer as pessoas entenderem que você não está realmente em casa só porque você está em casa, é estranho e também um desafio — especialmente para seu cônjuge e/ou filhos.

Recomendo configurar algum tipo de sistema para informar facilmente sua família que você está “no trabalho”. Quando estou no modo de trabalho, estou trabalhando e minha família precisa entender que não estou tecnicamente disponível. Se você tiver a sorte de ter um escritório dedicado, isso pode ser fácil, bastando colocar uma placa na porta que diz “Estou trabalhando!”. Não importa o método, você precisa ter um sistema que funcione.

Se você for forçado a trabalhar da mesa da cozinha, cole um post-it de cor específica na parte de trás do seu laptop. Uma ideia interessante que já li, foi que a pessoa colocou uma lâmpada em um lugar estratégico que, quando acesa, significa que você não está disponível.

Fui mais longe e simplesmente coloquei uma smart lampada na porta do “escritório”. Criei uma rotina no Google e apenas digo: Hey Google, estou trabalhando! A lâmpada muda para azul, que é a cor que significa que estou trabalhando!

Leiam também: Produtos da brasileira Positivo são compatíveis com o Google Nest Mini

Pode levar alguns dias para que sua família se acostumar, mas depois disso, sua vida será muito mais fácil.

Você precisa de pausas, e pausas significam parar de trabalhar

hora da pausa no home office

Pode parecer óbvio, mas você precisa ter pausas, várias pausas. Mas pausar significa parar de trabalhar e sair do local de trabalho. Não adianta dar uma pausa e, durante ela, acessar o Youtube. Você continuará na mesma mesa e computador, tecnicamente você continuará trabalhando.

Levante-se e afaste-se do seu PC. Vá para a cozinha e faça um lanche. Pergunte ao seu cônjuge se precisa de algo, se quer conversar, brique um pouco com seu filho/a, etc. 15 minutos são suficientes para limpar sua mente.

Uma das melhores coisas de trabalhar em casa é que, se você estiver com dificuldades para se concentrar, pode fazer coisas que não pode fazer no escritório. Por exemplo, eu toco guitarra. Minha guitarra e amplificador estão no local onde trabalho. Se eu estiver com dificuldade para focar (geralmente acontece no meio do dia), vou pegar um violão ou a guitarra e tocar por 15 minutos. É uma excelente maneira de clarear minha mente e voltar ao foco. Tente fazer isso no escritório!

Claro, não estou sugerindo que você aprenda a tocar violão, mas se você tiver um hobby que possa pegar e largar facilmente, faça-o! Terminar o dia com coisas que você gosta de fazer fora do horário de trabalho é uma ótima maneira de terminar o dia, divertir-se um pouco e limpe a mente.

Lembre-se de se manter firme — você não quer que seu intervalo de 15 minutos se transforme em uma sessão de jogo de 60 minutos. Isso seria ruim.

Eu, particularmente, tenho dificuldades nessa área, pois às vezes é difícil parar. Mas resolvo facilmente usando um aplicativo para “vigiar” meu tempo. Atualmente uso o Brain Focus Productivity Timer, ele usa o método Pomodoro para controlar o tempo.

Existem muitos aplicativos disponíveis para praticamente todas as plataformas que o podem ajudar.

Programar chamadas de vídeo e não chamadas telefônicas

faça uma video chamada

Você sabe do que muitas pessoas sentem falta quando começam a trabalhar em casa? Pessoas . Há algo a ser dito sobre ver as pessoas cara a cara e, você sabe, falar com elas. Essa é a coisa que não ocorre durante chamadas telefônicas ou conferências. Ver pessoas faz bem.

Se você precisa falar com um cliente, conversar com um fornecedor ou algo parecido, verifique a possibilidade de fazer uma chamada de vídeo, nem que seja pelo WhatsApp. Isso fará muita diferença. Além disso, oferece outro bom motivo para você se vestir.

Quando é hora de parar de trabalhar, pare de trabalhar

Uma das coisas mais difíceis de fazer quando se trabalha em casa é se comprometer com o horário de trabalho. É tão fácil começar cedo, trabalhar mais tarde ou “apenas verificar algo” às 21:00 da noite. (Atualmente, estou escrevendo isso às 21:00 — faça o que digo, não o que faço). Mas você precisa traçar uma linha dura quando for a hora de parar de trabalhar.

Talvez isso signifique fechar a porta do seu espaço de trabalho (seja um escritório improvisado temporário ou um escritório doméstico dedicado). Talvez isso signifique fechar o laptop e limpar todas as coisas relacionadas ao trabalho espalhadas pela mesa, que você usou nas últimas 9 horas. Outra dica é trocar suas roupas de trabalho pela roupa que você usa em casa, isso pode dar um “click” no seu cérebro e fazer uma separação de tempo.

O que quer que isso signifique para você, certifique-se de cumpri-lo. Desligue-se quando chegar a hora e faça isso todos os dias. Crie uma rotina, comece na hora, pare na hora e seja religioso sobre isso. As rotinas são primordiais quando se trabalha em casa, especialmente para ter uma sensação de normalidade.

Trabalhar em casa é um ajuste mais difícil para alguns do que outros, e não é a melhor opção para todos. Mas com a mentalidade certa, ele pode funcionar para praticamente todos – especialmente em momentos críticos como esses.

 

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
skype vs zoom destaque

Zoom vs Skype: Qual o melhor? Vejam os prós e contras

por Especial
Depois de compararmos o Zoom com o Google Hangout meet, chegou a hora de colocar ele lado a lado com ...
Leia Mais
Zoom vs Google Meet

Zoom vs Google Hangouts Meet: qual o melhor serviço de videoconferência?

por Comparativo, Especial
Com mais e mais pessoas trabalhando em casa devido à pandemia do Coronavírus, você pode estar se perguntando qual a ...
Leia Mais
iphone 9 plus design

3 smartphones poderosos que chegam em abril; vejam quais

por Especial
Mesmo em plena pandemia mundial do Coronavírus, os fabricantes lançaram vários smartphones durante o mês de março, principalmente os topos ...
Leia Mais
Huawei P40 Pro

10 melhores câmeras em smartphone de março

por Especial
A indústria de tecnologia está em constante evolução e os fabricantes de smartphones estão fazendo tudo o que podem para ...
Leia Mais
O que é o Google Classroom e para quem é destinado

O que é o Google Classroom e para quem é destinado

por Especial
Na era da sala de aula digital, é importante ter espaços virtuais para professores, alunos e pessoas que os apoiam ...
Leia Mais