Notícias Dicas Marcas Reviews Contato
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
dicas
videos
tecnologias
noticia
servicos
empresa
analises

Início » Especial » O que é o Coronavírus? 10 perguntas sobre o COVID-19

O que é o Coronavírus? 10 perguntas sobre o COVID-19

O que você precisa saber sobre o Coronavírus e a doença COVID-19: como se prevenir, como diagnosticar e quais os sintomas.
Por | 22 de março de 2020 às 10:40
Coronavirus destaque

Os coronavírus são um tipo de vírus que causam diferentes tipos de doenças respiratórias. O Coronavírus que estamos vivendo um pandemia atualmente, causador da doença COVID-19, foi descoberto recentemente na China e possui sintomas semelhantes a da Gripe e é mortal, principalmente em idosos.

Leiam também: O que é uma Pandemia? Conheçam as que já aconteceram

Os primeiros relatos de coronavírus em humanos remontam para 1937, porém, foi só em 1965 que recebeu esse nome devido ao seu perfil que parece uma coroa, quando visto microscopicamente.

Nesse artigo, iremos responder as seguintes perguntas sobre o Coronavírus:

1 – Como o COVID-19 se espalha?

O COVID-19 pode ser transmitido de pessoa para pessoa através de gotículas de tosses e espirros. O COVID-19 foi detectado em pessoas de todo o mundo e em março foi considerado uma pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde)

Leiam também: Microsoft lança site que acompanha dados do Coronavírus

A disseminação desse novo coronavírus está sendo monitorado Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde, bem como outras organizações ao redor do mundo.

2 – Como esse novo coronavírus se espalhou para os seres humanos?

O COVID-19 apareceu em Wuhan, uma cidade na China, em dezembro de 2019. Embora as autoridades de saúde ainda estejam rastreando a fonte exata desse novo coronavírus, as primeiras hipóteses pensaram que ele poderia estar vinculado a um mercado de frutos do mar nessa cidade.

Algumas pessoas que visitaram o mercado desenvolveram pneumonia viral causada pelo novo coronavírus. Um estudo divulgado em 25 de janeiro de 2020 observa que o indivíduo com o primeiro caso relatado adoeceu em 1º de dezembro de 2019 e não tinha vínculo com o mercado de frutos do mar. Estão em andamento investigações sobre como esse vírus se originou e se espalhou.

3 – Qual é o período de incubação do COVID-19?

Parece que os sintomas estão aparecendo nas pessoas dentro de 14 dias após a exposição ao vírus. Devido a isso, é aconselhado que quem é diagnosticado com o COVID-19 fique em isolamento durante esse período.

4 – Quais são os sintomas do COVID-19?

Os sintomas do COVID-19 incluem:

  • Tosse
  • Febre
  • Falta de ar

Em casos raros, o COVID-19 pode levar a problemas respiratórios graves, insuficiência renal ou morte. O principal sintoma que o difere da gripe, e que imediatamente a pessoa deva procurar um médico, é a falta de ar.

Se você tiver febre ou algum tipo de dificuldade respiratória, como tosse ou falta de ar, ligue para o seu médico ou profissional de saúde e explique seus sintomas por telefone antes de ir ao consultório, unidade de atendimento de urgência ou pronto-socorro. Se você tiver uma emergência médica, como falta de ar grave, ligue para o 911 e informe-os sobre seus sintomas.

5 – Como é diagnosticado o Coronavírus?

O diagnóstico pode ser difícil apenas com um exame físico, porque os casos leves de COVID-19 podem parecer semelhantes à gripe ou resfriado, ou até mesmo assintomático. Somente um teste de laboratório pode confirmar o diagnóstico.

6 – Como é tratado o COVID-19?

No momento, não há um tratamento específico para o vírus. As pessoas que adoecem com COVID-19 devem ser tratadas com medidas de suporte: aquelas que aliviam os sintomas. Para casos graves, pode haver opções adicionais de tratamento, incluindo medicamentos de pesquisa e terapêutica.

7 – O COVID-19 causa morte?

Em 21 de março de 2020, 11.906 mortes foram atribuídas ao COVID-19. No entanto, 89.899 pessoas se recuperaram da doença. Essas informações são provenientes do mapa de Casos Globais de Coronavírus COVID-19 desenvolvido pelo Johns Hopkins Center for Systems Science and Engineering.

8 – Este coronavírus é diferente do SARS?

O SARS significa síndrome respiratória aguda grave. Em 2003, um surto de SARS começou na China e se espalhou para outros países antes de terminar em 2004. O vírus que causa o COVID-19 é semelhante ao que causou o surto de 2003: ambos são tipos de coronavírus. Muito ainda é desconhecido, mas o COVID-19 parece se espalhar mais rápido que o SARS de 2003, porém a doença é menos grave.

9 – Como você se protege desse coronavírus?

É crucial praticar boa higiene, etiqueta respiratória e distanciamento social. Abaixo algumas ações:

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
  • Evite aglomerações se estiver doente.
  • Mantenha os ambientes bem ventilados.
  • Não compartilhe objetos pessoais.

10 – Porque você precisa se isolar agora?

A maior de todas prevenções atualmente é o isolamento. Se você foi liberado para trabalhar em casa no regime Home office ou se se teve suas férias antecipadas, prestem atenção: não é momento de sair de casa de jeito maneir. O isolamento é o único modo de conter o avanço do vírus e não deixar ele atingir números catastróficos.

No Brasil, tivemos o tempo ao nosso favor, por houve um certo tempo para se “preparar”, mas não vai fazer diferença se as pessoas não se isolarem. Há exemplos práticos sobre isso: a Itália é o pior exemplo, o país está em um verdadeiro colapso devido ao vírus e tem disparado a maior taxa de mortalidade e o maior número de mortos pelo Coronavírus. Porque isso aconteceu em um país de primeiro mundo? Eles ignoraram todos os avisos de isolamento.

Proporcionalmente, somos 5 vezes maior que a Itália, ou seja, se seguirmos o ritmo da Itália, o Brasil terá a maior crise histórica, em todos os sentidos, seja na saúde ou na economia. Está nas nossas mãos.

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
O que é o Dia da toalha e do orgulho Nerd comemorado hoje?

O que é o Dia da toalha e do orgulho Nerd comemorado hoje?

por Especial
O Dia do orgulho Nerd, ou Dia do orgulho Geek, é um dia comemorado todo dia 25 de maio no mundo ...
Leia Mais
Quem é Marvin, o Androide Paranóide?

Quem é Marvin, o Androide Paranóide?

por Especial
Hoje, dia 25 de maio, é comemorado o dia do orgulho Nerd, e uma das maiores referências para a data, ...
Leia Mais
10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

por Especial, Listas
Principal concorrente do Netflix, o Amazon Prime Video vem ganhando espaço no Brasil, principalmente pelo preço abaixo do concorrente. O ...
Leia Mais
WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

por Dicas de tecnologia
Ontem o Facebook anunciou o Messenger Room, que é capaz de fazer uma chamada de vídeo com até 50 pessoas ...
Leia Mais
Messenger Room com 50 pessoas

Facebook Messenger Rooms: 10 recursos que você deve conhecer do rival do Zoom

por Especial, Listas
Embora o Zoom tenha tomado medidas eficazes  para resolver problemas de segurança e privacidade, muitos usuários estão procurando alternativas para ...
Leia Mais