Notícias Dicas Marcas Reviews Contato
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
dicas
videos
tecnologias
noticia
servicos
empresa
analises

Início » Especial » O que é uma Pandemia? Conheçam as que já aconteceram

O que é uma Pandemia? Conheçam as que já aconteceram

Saiba o que é um Pandemia e porque a nova doença COVID-19 causada pelo Coronavírus se tornou uma e comparação com outras.
Por | 23 de março de 2020 às 18:48
pandemia destaque

Uma pandemia é um surto global de uma doença. Existem muitos exemplos na história, sendo a mais recente a pandemia do COVID-19 e seu Coronavírus, declarada como tal pela Organização Mundial da Saúde em 12 de março de 2020.

Leiam também: O que é o Coronavírus? 10 perguntas sobre o COVID-19

As pandemias são geralmente classificadas como epidemias primeiro, que é a rápida disseminação de uma doença por uma ou mais regiões, quando atingem muitas regiões em todos os continentes, passa a ser considerada uma pandemia pela OMS (Organização mundial da saúde).

Por exemplo, o surto do vírus Zika que começou no Brasil em 2014 e atravessou o Caribe e a América Latina foi uma epidemia, assim como o surto de Ebola na África Ocidental em 2014-2016. Os EUA estão enfrentando uma epidemia de opioides desde 2017 por causa do uso inadequado e o alto número de mortes causadas pela droga, de acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA.

O COVID-19 começou como uma epidemia na China, antes de percorrer o mundo em questão de meses e se tornar uma pandemia. Mas, as epidemias nem sempre se tornam pandemias, e nem sempre é uma transição rápida ou clara. Por exemplo, o HIV foi considerado uma epidemia na África Ocidental por décadas antes de se tornar uma pandemia no final do século XX. Agora, graças aos avanços da medicina moderna, o HIV é considerado endêmico, o que significa que a taxa da doença é estável e previsível em certas populações, de acordo com a American Medical Association.

Pandemias modernas causadas pela gripe

A maioria das pandemias de vírus foi causada por vírus influenza (gripe). Os vírus da gripe podem mudar de estação para estação e, embora os profissionais de saúde sejam muito bons em prever como o vírus mudará, ocasionalmente aparece um novo vírus que não se comporta como previsto. É quando uma pandemia é mais provável de ocorrer, porque a maioria das pessoas não tem imunidade ao novo vírus.

A pandemia mais mortal da história foi a gripe espanhola de 1918. O vírus infectou cerca de um terço da população mundial e foi responsável por causar entre 20 e 50 milhões de mortes – uma taxa de mortalidade estimada de 1 a 3%. O vírus não se originou na Espanha, mas o país foi o primeiro a relatar o surto, então as pessoas começaram a chamá-lo de gripe espanhola (os espanhóis pensaram que começou na França e a chamaram de “gripe francesa”).

Hospital improvisado em São Paulo para combater a Gripe Espanhola

A pandemia de gripe asiática de 1957-1958 foi desencadeada por uma nova cepa do vírus influenza A (H2N2) que surgiu no leste da Ásia, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de doenças. O vírus matou cerca de 1,1 milhão de pessoas em todo o mundo, o que correspondeu a uma taxa de mortalidade estimada de 0,019%, de acordo com um estudo publicado no The Journal of Infectious Diseases.

A pandemia de gripe de Hong Kong de 1968 foi causada por uma nova cepa do vírus H3N2 que surgiu no sudeste da Ásia. Mais uma vez, a pandemia ganhou seu nome por causa de onde as notícias iniciais do surto se originaram, e não por causa de onde o vírus se originou. A gripe de Hong Kong matou cerca de 1 milhão de pessoas em todo o mundo, ou cerca de 0,03% da população mundial, de acordo com o CDC.

A pandemia de gripe suína H1N1 de 2009-2010 foi causada por uma nova cepa do mesmo vírus que causou a gripe espanhola – o vírus H1N1. A gripe suína infectou entre 700 milhões e 1,4 bilhão de pessoas, o que foi muito mais em termos absolutos em comparação com a gripe espanhola. Mas a taxa de mortalidade foi muito menor, de 0,01% a 0,08%, de acordo com uma análise publicada na revista The Lancet.

A gripe sazonal é uma carga de doenças durante todo o ano em todo o mundo e, embora a vacina seja eficaz, ainda ocorrem mortes por doenças relacionadas à gripe. A Organização Mundial da Saúde estima que a gripe sazonal geralmente causa 290.000 a 650.000 mortes por ano.

Outras pandemias notáveis ​​da história

Uma das pandemias mais famosas da história humana foi a Peste Negra, um surto global de peste bubônica entre os anos de 1346 e 1353. A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis e resultou na morte de algo entre 30% e 60 % da população da Europa em meados do século XIV, embora os especialistas acreditem que a doença tenha se originado na Ásia Central décadas antes.

A primeira pandemia de cólera ocorreu em 1817 e teve origem na Rússia, onde 1 milhão de pessoas morreram, de acordo com o History.com. A bactéria foi transmitida aos soldados britânicos, que a transportaram para a Índia e, eventualmente, o resto do mundo.

A gripe russa de 1889 é considerada a primeira grande pandemia de gripe. Provavelmente, começou na Sibéria e no Cazaquistão antes de seguir para o oeste, para a Europa, além do Oceano Atlântico, para a América do Norte e depois para a África. Até o final de 1890, estima-se que 360.000 pessoas morreram da gripe russa, segundo o History.com.

O HIV, que é o vírus causador da Aids, provavelmente se desenvolveu a partir de um vírus de chimpanzé que foi transferido para seres humanos na África Ocidental na década de 1920. O vírus se espalhou pelo mundo e o HIV / AIDS foi uma pandemia no final do século XX. Estima-se que 35 milhões de pessoas morreram com a doença desde a sua descoberta, mas os medicamentos desenvolvidos nos anos 90 agora permitem que as pessoas com a doença tenham uma vida normal com tratamento regular. Ainda mais encorajador, duas pessoas foram curadas do HIV desde o início de 2020.

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

por Especial, Listas
Principal concorrente do Netflix, o Amazon Prime Video vem ganhando espaço no Brasil, principalmente pelo preço abaixo do concorrente. O ...
Leia Mais
WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

por Dicas de tecnologia
Ontem o Facebook anunciou o Messenger Room, que é capaz de fazer uma chamada de vídeo com até 50 pessoas ...
Leia Mais
Messenger Room com 50 pessoas

Facebook Messenger Rooms: 10 recursos que você deve conhecer do rival do Zoom

por Especial, Listas
Embora o Zoom tenha tomado medidas eficazes  para resolver problemas de segurança e privacidade, muitos usuários estão procurando alternativas para ...
Leia Mais
melhores editores de video 2020

24 melhores aplicativos de edição de vídeos em 2020 (Computador e celular)

por Especial, Listas
Encontrar o melhor software gratuito de edição de vídeo deve ser uma parte central do sucesso de qualquer empreendedor de ...
Leia Mais
O Wi-Fi 6 é realmente muito mais rápido? Há muito mais envolvido

O Wi-Fi 6 é realmente muito mais rápido? Há muito mais envolvido

por Especial
O Wi-Fi está prestes a ficar mais rápido. Essa é uma ótima notícia: uma internet mais rápida está se tornando ...
Leia Mais