TikTok: o que é e como funciona a febre do momento que preocupa o Instagram

Saiba o que é a rede social TikTok, como funciona e como usar pela primeira vez o terceiro aplicativo mais baixado do mundo.
Por
24 de julho de 2019 às 10h25 - Atualização: 24/07/2019

Conhece a rede social TikTok? Se trata de uma rede social para compartilhamento de vídeos curtos. Deu um boom no final de 2018, mas voltou ao foco nas últimas semanas. Seu funcionamento é parecido com o Instagram, e vem arrebatando jovens para ela.

Embora não tão famoso quanto o Instagram no Brasil, na China,  maior mercado de smartphones do mundo, o aplicativo é intocável na liderança do segmento. O motivo é simples: lá Instagram e Facebook são proibidos.

Ele fez bastante sucesso no fim do ano passado, quando outra famosa rede chamada “Music.ly” fechou e se fundiu a eles. Desse modo, automaticamente os usuários se somaram. O TikTok chegou a ser o terceiro app mais baixado no mundo esse ano.

Ficou um pouco fora dos holofotes, mas voltou recentemente depois que o Instagram retirou a contagem de likes da rede, ferindo assim o ego de muitos usuários, levando eles para o TikTok.

Leiam também | Como ver o número de likes do Instagram

Tiktok serve para fazer dublagens
Dá para fazer dublagens como edições de vídeo no TikTok. Imagem: TikTok

O que é e como funciona o TikTok

Se trata de um aplicativo disponível para Android e também para iPhone (iOS) que serve somente para publicação de vídeos curtos de até 60 segundos. O princal foco é a dublagem, já que dá para colocar músicas durante o vídeos, assim como o Stories do Instagram recentemente incluiu.

Também é permitido gravar vídeos sem o recurso da dublagem, utilizando o áudio do microfone. O aplicativo tem formato de rede social e os usuários podem seguir os perfis uns dos outros, curtir, comentar e compartilhar publicações.

Diferente do Stories do Instagram, o TikTok virou febre entre os jovens porque os vídeos não saem do ar, você posta e eles ficam lá. Se trata de um ótimo espaço para quem quer entrar no mundo dos “digital influencers” atuais.

Nascido na China, onde o Instagram e o Facebook são proibidos, o app é pautado no compartilhamento de vídeos curtos, numa lógica parecida com a dos Stories, mas sem que saiam do ar.

TikTok tem videos igual storires do Instagram
Instagram, é você? Dá para dar likes e comentar os stories do TikTok. Imagem: TikTok

O TikTok é um aplicativo muito próximo da ideia do antigo Musical.ly: estimular a criatividade de músicos, permitindo que eles façam apresentações diante da câmera do smartphone por meio de conteúdo em vídeo.

No entanto, as mudanças do aplicativo trouxeram várias possibilidades de edições, além de funções como dublagem e muitas outras formas de gerar conteúdo.

O próprio aplicativo disponibiliza um acervo de canções que podem ser dubladas pelos usuários, o que torna o uso bem divertido.

Hoje, também há funções já vistas e exploradas para ganhar seguidores no Instagram, como filtros, adesivos e uma série de outras funções de edição. Juntos, esses elementos dão aos usuários as ferramentas necessárias para explorar a criatividade.

O uso vai muito além das dublagens e das músicas, com todo tipo de conteúdo divertido sendo gerado para um público jovem e que engaja com muita facilidade.

Como usar o TikTok pela primeira vez

Primeiro, instale o app, há versões para Android e iOS. Depois, é possível sincronizar seus contatos com as contas do Twitter, Facebook e Instagram, assim ele irá encontrar contatos que já estão na rede.

Há também uma versão do TikTok Web, basta acessar o site e logar.

Funções do aplicativo TikTok

Hashtags: Assim como no Instagram, o TikTok conta com hashtags. Basta colocar o ‘#’ antes da palavra/tema.

Mensagens: O que tornou ele, após unir ao Musical.ly, mais próximo às redes sociais ocidentais, foi justamente a possibilidade de enviar mensagens diretas. Dá para enviar tanto para seus seguidores como para quem não faz parte do seu círculo de amigos na rede.

Musers: é o nome dados aos criadores de conteúdo do TikTok, seria como os youtubers que produzem conteúdo dentro do YouTube.

Matérias relacionadas

Deixe uma resposta