5 Dicas e Truques para Aumentar sua Segurança nas Redes Sociais

Por
12 de março de 2019 às 8h41 - Atualização: 12/03/2019
5 dicas de seguranca redes sociais

Uma das principais faces do mundo online contemporâneo são as redes sociais. Facebook, Twitter, VK, Instagram, Youtube, Qzone, Tinder, Reddit, Pinterest, Flickr, Linkedin, Tumblr e tantos outros nomes fazem parte do cotidiano de milhões e milhões de internautas no Brasil e ao redor do mundo – principalmente usuários de smartphones como iPhones.

Cada uma dessas redes sociais possui suas funcionalidades e suas utilidades, atendendo aos mais diversos públicos, indo desde aqueles que querem marcar encontros casuais, produzir e divulgar conteúdos audiovisuais, divulgar as fotos pessoais e trabalhos artísticos, compartilhar fatos do dia a dia e até mesmo conseguir novas oportunidades de emprego.

redes sociais seguranca

Mas redes sociais não são ambientes totalmente seguros. Há vários riscos não só às contas virtuais e aos sistemas operacionais dos usuários, como à própria integridade física das pessoas que utilizam esses recursos. Vamos apresentar algumas dicas importantes, úteis e fáceis de seguir pra qualquer usuário, mesmo o mais leigo, como, por exemplo, usar uma rede VPN em iPhones.

1. Proteja seus dados de usuário

A dica mais importante, essencial e básica é tomar cuidado com seus dados de usuário, principalmente os dados de acesso à sua conta. Seu nome de usuário e sua senha são dados que não devem ser compartilhados com terceiros. Definir um e-mail seguro para sua conta é extremamente importante. Criar uma senha forte ajuda a diminuir a suscetibilidade a ataques de pessoas mal intencionadas aos seus aplicativos de iPhone e outros dispositivos.

várias dicas para criar uma senha forte. Combinar letras maiúsculas e minúsculas, inserir números e caracteres especiais (como *, %, #, @, entre outros) é uma boa forma de criar uma senha mais robusta. Quanto menos óbvia for a sua senha e menos fácil de descobrir, maior será sua segurança.

2. Personalize suas configurações de privacidade

Ao utilizar uma rede social, você expõe informações pessoais em maior ou menor grau. Mais importante do que aquilo que você vai mostrar é definir o que é que você não quer expor, ou seja, quais informações não devem ser acessadas por ninguém, ou apenas por contatos específicos.

Cada rede social possui configurações próprias de definição de privacidade. Procure as configurações da sua rede para definir quais informações você quer mostrar e para quais públicos deseja divulgar essas informações.

facebook seguranca

Para o Facebook, uma boa dica é definir a privacidade das suas postagens, que podem ser públicas (ou seja, visíveis para qualquer outro usuário), para amigos (apenas as pessoas na sua lista de contatos), amigos de amigos (para as pessoas na sua lista de contatos e todos os contatos nas listas dessas pessoas) ou visíveis apenas para você. É possível definir uma configuração padrão, mas você também pode editar a visibilidade para postagens individualmente. Isso tudo pode ser feito na versão desktop ou em seu iPhone.

No Twitter, vale a pena desabilitar a opção de “discoverability” (descoberta) para evitar que outros usuários encontrem seu perfil pesquisando seu endereço de e-mail ou seu número de telefone. No Instagram, você também pode definir a privacidade da sua conta e das suas fotos. 

3. Mantenha sua discrição e sua integridade

Quando falamos sobre segurança na internet e especificamente sobre segurança nas redes sociais, não estamos lidando apenas com vírus e problemas no seu computador ou dispositivo móvel, mas sobre riscos de crimes reais. Há vários casos de crimes graves cometidos por facilitações que os próprios usuários oferecem por meio daquilo que publicam em seus perfis sociais.

Evite expor a você e outras pessoas ao seu redor desnecessariamente. Publicar excessivamente informações sobre sua rotina, sua casa, seu trabalho, seus horários e sua vida social podem fornecer informações importantes para criminosos. Aquilo que para você pode parecer inofensivo é a oportunidade perfeita para uma pessoal mal intencionada.

Saiba definir critérios, filtrar quem está na sua lista de contatos, a privacidade das suas postagens e informações e, principalmente, aquilo que você compartilha nas redes sociais, seja no desktop ou no iPhone.

4. Tome cuidado com “jogos” e quizzes

Muitas redes sociais possuem plugins, opções de jogos e quizzes que podem oferecer momentos de distração e divertimento aos usuários. Esses recursos, aparentemente inofensivos, podem abrigar vários riscos.

Muitas dessas extensões exigem acesso à conta do usuário e, com recursos maliciosos, podem extrair informações da sua conta ou do seu aparelho iPhone, prejudicando sua integridade. Antes de usar esses recursos, pesquise sobre a confiabilidade deles.

5. Utilize um provedor VPN

Outra dica importante, mas menos divulgada, é utilizar um provedor VPN. Um provedor VPN (Virtual Private Network, “Rede Virtual Privada”) é um mecanismo para criar uma rede particular para sua conexão à internet. Esses provedores permitem um aumento considerável da segurança dos usuários.

nord vpn seguranca redes sociais

Por exemplo: eles permitem a criptografia do fluxo de dados da sua conexão, a alteração do seu endereço IP, além de menor vulnerabilidade a ataques de hackers. É uma ótima forma de melhorar sua segurança não só em redes sociais, mas em todas as atividades que você faz online.

Vale muito a pena instalar aplicativos de VPN em seus dispositivos móveis, principalmente aqueles que utilizam sistemas operacionais iOS (como modelos de iPhone).

Matérias relacionadas

2 respostas para “5 Dicas e Truques para Aumentar sua Segurança nas Redes Sociais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *