Zenfone 5 vs Xiaomi Mi A2, quem é o melhor intermediário?

Zenfone 5 vs Xiaomi Mi A2, quem será que leva a melhor? Confiram nesse vídeo qual o melhor smartphone intermediário da atualidade.

Design e construção

De um lado metal e vidro, do outro um corpo inteiro de metal. Embora bem subjetivo, afinal gosto é gosto, as pessoas ao meu redor no geral consideram o Zenfone mais bonito, talvez seja pela semelhança com o iPhone X. A traseira com efeito de luzes concêntricas é algo muito bonito de fato, porém vidro é vidro e sabemos que é menos resistente.

Embora tenha um visual bem comum e sóbrio, ele é mais resistente já que tem o corpo inteiro de metal.

Tela

Ambos possuem uma tela de IPS. OnMi A2 a tela mede 5,99 polegadas, o Zenfone 5 tem 6,2 polegadas. Mesmo com tela maior, o Zenfone é menor, isso se deve ao entalhe na tela que garante um aproveitamento frontal de praticamente 90%. A resolução de ambos é a mesma Full HD Plus.

Mas é inegável a superioridade da tela do Zenfone 5. Ela é mais brilhante e mesmo com a luz do sol batendo de frente com a tela é possível enxergar sem problemas. Além disso ela praticamente não perde definição e brilho quando olhada de lado, já no mi A2 a tela escurece nessa posição.

Mas a tela do Mi A2 é muito boa para um intermediário, é que nesse caso a tela do Zenfone 5 ta acima do padrão da categoria.

Zenfone 5 vs Xiaomi Mi A2 -Hardware

O Zenfone 5 tem um processador Snapdragon 636, 4 GB de RAM e versões com 64 ou 138 GB de armazenamento. O mi A2 tem um processador Snapdragon 660, e versões com 4 GB de RAM e 64 de armazenamento e 6 GB de RAM com 128 GB de armazenamento.

O Snap 636 é na verdade um 660 com menos clock e GPU inferior. Porém mais econômico.  No dia a dia dá para notar a diferença, bem pouca, mas existe. Algumas poucas vezes o Zenfone se engasga com tarefas mais pesadas na hora da multitarefa, principalmente com jogos mais pesados. Nessa hora a GPU Adreno 512 faz diferença frente a 509 do Zenfone 5.

Mas nesse momento há um recurso no Zenfone chamado AI Boost, que se trata de um overclock inteligente que turbina o celular. Para se ter uma ideia, quando ativado ele supera o Mi A2 no Antutu. Mas isso gasta mais energia.

Nesse ponto, a bateria do Zenfone 5 possui 3.300 mAh contra 3.000 mAh. No dia a dia , no meu uso ambos tiveram o mesmo desempenho, chegando a noite em casa com cerca de 10% de bateria.
Mas no nosso teste de bateria de tela ligada, onde deixamos o celular ligado com todas as conexões ativadas rodando vídeos em streaming no YouTube, o Mi A2 superou o Zenfone 5. Ele fez 5:46 de tela contra 5:15 do Zenfone, mesmo com bateria menor.

No hardware, ponto para o Mi A2 sem dúvidas pelo conjunto.

Na parte de áudio, o Zenfone dá um banho no MiA2. Primeiro que possui alto falantes estéreos contra um alto falante apenas do Mi A2 que tem um som bem ruizinho. Segundo que possui entrada para fone de ouvido, o Mi A2 não.

Além disso o Zenfone 5 possui som Dolby Atmos e um belo equalizador. Sem contar que vem com um fone de ouvido de excelente qualidade, enquanto o Mi A2 não vem com nenhum.

Software

Na parte de software ambos estão rodando o Android 8 Oreo. Porém no Mi A2 está na versão 8.1. A principal característica do Mi A2 é justamente o fato de fazer parte do programa Android one do Google. Isso significa atualizações mais rápidas, teoricamente.

Do outro lado o Zenfone vem com a Zen UI, customizada pela Asus e cheia de funções. Eu já fui o livro do Android ouro no passado, mas hoje ter funções dedicadas no software acho essêncial. O fato que o Android One não tem absolutamente nada de funções, nem mesmo um duplo toque para ligar a tela ou mesmo um print screen de página completa. Por outro lado é mais agradável, clean e rápido. Aí vai a questão de prioridades de cada usuário. Por isso dou empate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *