Xperia XZ2: Confiram nosso Hands-on com vídeo

xperia xz2 frente

A Sony anunciou hoje de madrugada na MWC 2018 os novos modelos Xperia XZ2 e XZ2 Compact. Semana passada tivemos a oportunidade de testar o produto no escritório da Sony em São Paulo. Confiram abaixo nossas primeiras impressões.

Xperia XZ2 – Nossas primeiras impressões

O Xperia XZ2 possui uma tela de 5,7 polegadas com resolução Full HD e o já dito formato 18:9. Além disso a tela tem HDR nativo, o que garante excelente constraste em reproduções de vídeos e etc. Usando no dia a dia talvez não de para perceber, porém fizemos um teste colocando o Xperia XZ2 lado a lado com o Xperia XZ rodando um vídeo, notem a diferença:

A tela e a traseira, que também é de vidro, são vidros resistentes Corning Gorilla Glass 5. Com essa tela ele possui bordas reduzidas, porém não são tão finas como a concorrência. Principalmente na lateral dá para notar que estão ali, lembra até o recém lançado Galaxy A8.

Uma mudança significativa é que a empresa, finalmente, redesenhou o design do Xperia XZ2, porém dá para notar claramente que se trata de um Sony. A traseira agora é totalmente curvada, o que garante uma excelente empunhadura na mão, mas vale ressaltar que achei o aparelho um tanto pesado. A primeira vez que o coloquei na mão senti uma diferença enorme, já que meu aparelho é o OnePlus 5T que é maior e tem bateria maior. Porém bem mais leve.

O sensor digital, característico na lateral da Sony, foi movido para a traseira. Gostei da posição quase no meio do aparelho, visualmente pode parecer estranho, mas ergnomicamente é maravilhoso. Quem tem um Galaxy S8 que o diga.

xperia xz2 traseira

Seguindo a tradição, o Xperia XZ2 possui certificação IP68 contra água e poeira.

xperia xz2 lateral

A bateria é de 3180 mAh e tem suporte para carregamente sem fio, a Sony inclusive irá vender uma base para carregamento sem fio. Obviamente não sabemos quando.

Já a câmera é de apenas um sensor. Possui 19 Megapixels e lente com abertura f/1.8. Nada de câmera dupla, mas existe um modo retrato via software no app de câmera. Sem testar no dia a dia fica difícil saber a qualidade da mesma. Mas ele usa o melhor sensor da Sony na atualidade, já que eles só vendem o de geração anterior para a concorrência. Esperamos uma câmera excelente.

Uma função bem interessante é que ele tem um modo vibratório inédito. Com a mesma tecnologia empregada nos controles do Playstation, o celular tem um motor dedicado a vibrar de acordo com o que está acontecendo no celular em jogos e vídeos. Isso dá uma imersão fantástica. O motor é muito bem calibrado e transmite os movimentos de excelente forma.

Com alguns jogos e filmes que testei, notei claramente como funciona. A imersão é realmente muito boa. Função inédita da Sony.

Na parte sonora ele é potente com um som estéreo chamado “S Force”. Ambos rodam o Android 8.0 Oreo de fábrica. Porém, a notícia triste é que ele não vem com saída P2 para fones de ouvido. Mas um adaptador virá na caixa.

xperia xz2 saida de fone de ouvido

Xperia XZ2 Compact

Como o nome sugere, o XZ2 Compact vem com uma tela menor de 5 polegadas, porém com a mesma proporção. Para se ter uma ideia do tamanho, com 5 polegadas ele é significativamente menor que o iPhone 7 com tela de 4,7 polegas. Além de menor, a tela dele não possui HDR, mas a resolução é a mesma.

Tive a oportunidade de testar o aparelho por alguns minutos, porém como se tratava de um protótipo, a Sony pediu para não divulgarmos imagens ou vídeos.

Mas o que achei dele? Muito, muito pequeno. É até estranho colocar ele na mão, pois dá uma sensação que falta algo. E olha que uso diariamente um Galaxy S7! Se o usuário quer um smartphone compacto, esse com certeza é o melhor no mercado nesse quesito.

As mudanças também ficam por conta do corpo, que ao invés de vidro na traseira, ele trás o policabornato. E ele é um pouco mais grosso. A bateria também ficou menor com 2870mAh e sem suporte ao carregamento sem fio. De resto é tudo igual.

Infelizmente a Sony ainda não informou quando o Xperia XZ2 chega ao Brasil. Quanto ao XZ2 Compact, vale lembrar que a Sony nunca mais trouxe uma versão compacta para o Brasil, depois do Xperia Z3 Compact.