Início » Dicas de tecnologia » WPS do roteador, saiba o que é se é seguro

WPS do roteador, saiba o que é se é seguro

A tecnologia WPS pode facilitar a vida de quem deseja se conectar em uma rede WiFi, mas deixa sua rede vulnerável. Saiba como desativar.
Por | 26 de setembro de 2019 às 10:18

Visando entregar mais praticidade e velocidade na hora de conectar um novo dispositivo à rede WiFi, a maioria dos roteadores possuem uma tecnologia chamada WPS (WiFi Protected Setup). Através da função WPS, é possível se conectar ao seu roteador sem saber a senha, essencial no caso de esquecimento.

O que é o WPS

WPS é um famoso padrão de segurança usado para proteger redes sem fio, facilitando assim a conexão de dispositivos na mesma rede Wi-Fi. WPS significa “Wi-Fi Protected Setup”.

Ao invés de ter que digitar a senha em um aparelho para se conectar a rede WiFi, é possível se conectar apenas apertando um botão no roteador. Mas vale ressaltar, que o WPS deixa sua rede mais vulnerável para sofrer ataques de fora da sua rede.

Para que serve o WPS?

É muito provável que a sua rede WiFi seja protegida por senha, não é mesmo? No início dessa tecnologia, só existia um padrão de senhas chamado WEP. No entanto, sua criptografia era fraca, fazendo com que a rede fosse facilmente invadida.

Buscando corrigir esse problema, foi criado os padrões WPA e WPA2, que são mais seguros e usados até hoje. Porém, se você deseja criar uma senha muito forte, se faz necessário combinar números, letras e caracteres especiais, por exemplo.

Então, cada novo dispositivo que tentar se conectar na rede WiFi, terá que digitar uma senha complexa. Isso deixa tudo mais seguro, mas por outro lado, complica a vida de conhecidos que desejam acessar sua internet. Para facilitar essa conexão, foi criado o WPS, que grava no roteador um código de oito dígitos.

Portanto, para conectar um novo aparelho na rede WiFi, basta pressionar o botão WPS no roteador para que o smartphone ou tablet, por exemplo, entre automaticamente sem precisar compartilhar sua senha. Resumindo, essa tecnologia facilita o acesso.

É seguro? Vejam as desvantagens do WPS

Como foi dito anteriormente, o WPS registra um código de oito dígitos no roteador. No entanto, esses números não são tão seguros quanto a senha original, fazendo com que qualquer ataque de força bruta, ou seja, aqueles que realizam diversas tentativas para acertar a senha, descubra todos os caracteres e tenha acesso a rede WiFi.

Realizando uma simples pesquisa na internet, podemos encontrar alguns programas que conseguem explorar com sucesso essa vulnerabilidade do WPS. Vale lembrar que, ao entrar na rede WiFi de qualquer pessoa, não é apenas a internet que você ganha acesso, mas a todos os dados e arquivos compartilhados. Sendo assim, em uma medida de segurança, recomendamos desativar a função WPS do seu roteador. Abaixo ensinamos como desativar.

Saiba como desativar o WPS

Desativar a função WPS do roteador não é tão difícil. Abaixo fizemos um tutorial explicando, porém pode variar sensivelmente de acordo com o modelo do roteador.

  1. Primeiro é necessário entrar nas configurações do roteador. Pesquise no Google sobre o modelo ou, você pode simplesmente entre no prompt de comando do seu computador digitando “cmd” na caixa de pesquisa do Windows. Na tela preta que irá aparecer, digite “ipconfig”. O IP do seu roteador é o do “Gateways Padrão”. Copie ele para o seu navegador e de enter;
  2. Para entrar no seu roteador, é necessário saber o login e senha. Caso sua operadora não tenha marcado essa informação no roteador, tente “Admin” em ambos. Caso não dê certo, a informação é facilmente encontrada no Google.
  3. Depois de entrar dentro das configurações do roteador, ache a função WPS e a desative. Normalmente, fica dentro das configurações de Wi-Fi (Wireless).

 

ARTIGOS RELACIONADOS
Nenhum post encontrado.
LEIAM TAMBÉM
Moto G7 Plus review cameras

Moto G7 Plus recebe Android 10 no Brasil

por Noticias
Depois do Motorola One Action e do One Vision receberem a atualização para o Android 10, agora chegou a hora ...
Leia Mais
netflix fevereiro

Netflix: vejam os lançamentos de fevereiro 2020

por Noticias
Como estamos chegando no final do mês de fevereiro, a Netflix divulgou hoje a lista com seus lançamentos para fevereiro ...
Leia Mais
Galaxy S9 e Note 9 são atualizados no Brasil; confiram

Galaxy S9 e Note 9 são atualizados no Brasil; confiram

por Noticias
Usuários do Samsung Galaxy S9 e Galaxy Note 9 estão recebendo uma atualização para seus aparelhos hoje (22) no Brasil ...
Leia Mais
como desativar o google assistente ok google

Como desativar o Ok Google no Android (reconhecimento de voz)

por Dicas de tecnologia
O Google Assistente é uma ferramenta útil para quando você deseja controlar seu celular sem tocá-lo. Mas, o comando "Ok ...
Leia Mais
Urgente! WhatsApp ganha modo escuro, veja como ativar

Urgente! WhatsApp ganha modo escuro, veja como ativar

por Noticias
Depois de um ano de enrolação, finalmente o WhatsApp liberou o modo escuro, ou Dark Mode, para o aplicativo. A ...
Leia Mais
Carregando...;