WPS do roteador: Para que serve? É seguro?

A tecnologia WPS pode facilitar a vida de quem deseja se conectar em uma rede WiFi, mas será que ela é realmente segura? Vamos explicar.
Por
26 de julho de 2019 às 10h34 - Atualização: 26/07/2019

Visando entregar mais praticidade e velocidade na hora de conectar um novo dispositivo à rede WiFi, a maioria dos roteadores possuem uma tecnologia chamada WPS (WiFi Protected Setup). O que é o botão WPS do roteador? Como fuciona o WPS? Existem riscos? Saiba tudo abaixo.

Para que serve o WPS?

É muito provável que a sua rede WiFi seja protegida por senha, não é mesmo? No início dessa tecnologia, só existia um padrão de senhas chamado WEP. No entanto, sua criptografia era fraca, fazendo com que a rede fosse facilmente invadida.

Buscando corrigir esse problema, foi criado os padrões WPA e WPA2, que são mais seguros e usados até hoje. Porém, se você deseja criar uma senha muito forte, se faz necessário combinar números, letras e caracteres especiais, por exemplo.

Então, cada novo dispositivo que tentar se conectar na rede WiFi, terá que digitar uma senha complexa. Isso deixa tudo mais seguro, mas por outro lado, complica a vida de conhecidos que desejam acessar sua internet. Para facilitar essa conexão, foi criado o WPS, que grava no roteador um código de oito dígitos.

Portanto, para conectar um novo aparelho na rede WiFi, basta pressionar o botão WPS no roteador para que o smartphone ou tablet, por exemplo, entre automaticamente sem precisar compartilhar sua senha. Resumindo, essa tecnologia facilita o acesso.

É seguro?

Como foi dito anteriormente, o WPS registra um código de oito dígitos no roteador. No entanto, esses números não são tão seguros quanto a senha original, fazendo com que qualquer ataque de força bruta, ou seja, aqueles que realizam diversas tentativas para acertar a senha, descubra todos os caracteres e tenha acesso a rede WiFi.

Realizando uma simples pesquisa na internet, podemos encontrar alguns programas que conseguem explorar com sucesso essa vulnerabilidade do WPS. Vale lembrar que, ao entrar na rede WiFi de qualquer pessoa, não é apenas a internet que você ganha acesso, mas a todos os dados e arquivos compartilhados. Sendo assim, em uma medida de segurança, recomendamos que desligue a função WPS do seu roteador.

Matérias relacionadas
Nenhum post encontrado.

Deixe uma resposta