Wi-Fi 5 GHz é melhor que o Wi-Fi 2,4 GHz? Nem sempre. Entenda.

Será que vale a pena mesmo usar uma rede Wi-Fi 5Ghz ao invés da tradicional 2.4 GHz? Depende muito. Entenda.
Por
27 de fevereiro de 2019 às 6h21 - Atualização: 27/02/2019
wifi 5GHz vs WiFi 2Ghz destaque

Você está tendo problemas com sua conexão Wi-Fi? Tente usar o Wi-Fi 2,4 GHz em vez do Wi-Fi 5 GHz. Claro, o Wi-Fi de 5 GHz é mais novo, mais rápido e menos congestionado – mas tem uma fraqueza. Saiba abaixo qual essa fraqueza e como evitar.

Wi-Fi 5 GHz vs. Wifi 2.4 GHz: Qual é a diferença?

O Wi-Fi pode ser executado em duas “bandas” diferentes de radiofrequência: 5 GHz e 2,4 GHz. O Wi-Fi de 5 GHz tornou-se popular com o 802.11n – agora conhecido como Wi-Fi 4 – que foi introduzido em 2009. Antes disso, o Wi-Fi era em grande parte de 2,4 GHz.

Leiam também | 7 dicas para resolver seus problemas com Wi-Fi

Esta foi uma grande atualização! A frequência 5 GHz usa ondas de rádio mais curtas e isso fornece velocidades mais rápidas. É como comparar a frequência AM com FM. A AM vai mais longe, mas a FM não vai tão longe, mas é mais rápida.

A ainda empresas já operando na banda de 60 GHz. Isso significa ondas de rádio ainda mais curtas, resultando em velocidades ainda mais rápidas em uma distância muito menor.

Há também muito menos congestionamentos com 5 GHz. Isso significa uma conexão sem fio mais sólida e confiável, especialmente em áreas densas com muitas redes e dispositivos. Telefones sem fio tradicionais e monitores de bebês sem fio também operam em 2,4 GHz. Isso significa que eles só interferem no Wi-Fi de 2,4 GHz, não no Wi-Fi de 5 GHz.

Em resumo, 5 GHz é mais rápido e fornece uma conexão mais confiável. É a tecnologia mais recente e é tentador usar 5 GHz o tempo todo e eliminar o Wi-Fi de 2,4 GHz. Mas as ondas de rádio mais curtas de Wi-Fi de 5 GHz significam que ele pode cobrir distâncias menores e não é tão bom  em objetos sólidos com paredes, como é o Wi-Fi de 2,4 GHz. Em outras palavras, 2,4 GHz pode cobrir uma área maior e é melhor em atravessar paredes.

Leiam também: Qual é a diferença entre 2,4 e 5 Ghz Wi-Fi (e qual devo usar)?

Você pode usar os dois com um roteador

roteador wifi 5G e 2,4 G

Os roteadores modernos geralmente são roteadores de “banda dupla” e podem operar simultaneamente redes Wi-Fi separadas nas freqüências de 5 GHz e 2,4 GHz. Alguns são “roteadores de banda tripla” que podem fornecer um sinal de 2,4 GHz junto com dois sinais separados de 5 GHz para menos congestionamento entre dispositivos Wi-Fi operando em 5 GHz.

Este não é apenas um recurso de compatibilidade para dispositivos antigos que suportam apenas o Wi-Fi 2,4 GHz. Há momentos em que você desejará o Wi-Fi de 2,4 GHz, mesmo com um dispositivo moderno que suporte 5 GHz.

Os roteadores podem ser configurados de duas maneiras: eles podem ocultar a diferença entre as redes de 2,4 GHz e 5 GHz ou expor isso. Tudo depende de como você nomeia as duas redes Wi-Fi separadas.

Por exemplo, você poderia nomear as duas redes “MeuWi-Fi” e dar a mesma frase secreta. Em teoria, seus dispositivos escolheriam automaticamente a melhor rede a qualquer momento. Mas isso nem sempre funciona corretamente, e você pode acabar com dispositivos conectados à rede de 2,4 GHz quando eles devem usar 5 GHz ou vice-versa.

Então, em vez disso, você poderia nomear uma rede “MeuWiFi – 2.4 GHz” e a outra “MeuWiFi – 5 GHz, por exemplo. Com dois nomes diferentes, você pode escolher entre as redes no dispositivo. Você ainda pode dar a mesma senha para facilitar as coisas, é claro.

Quando o Wi-Fi 2,4 GHz é melhor que o Wi-Fi 5G

Se você estiver com problemas com seu Wi-Fi e estiver conectado a um Wi-Fi de 5 GHz, é sempre uma boa ideia conectar-se a 2,4 GHz e ver o que acontece.

5 GHz pode parecer mais novo e mais rápido – e é -, mas é melhor em espaços menores. Se você quiser cobrir um amplo espaço aberto, 2,4 GHz é melhor. Então, se você quer um sinal Wi-Fi melhor ao ar livre, conecte-se a 2,4 GHz em vez de 5 GHz. Ou, se o seu Wi-Fi tiver que percorrer alguns objetos densos antes de chegar até você, os 2,4 GHz farão um trabalho muito melhor do que 5 GHz.

wifi 2.4 GHZ melhor que 5GHz

2.4 GHz Wi-Fi também deve funcionar melhor do que costumava. Com mais pessoas mudando para 5GHz, a banda de 2,4GHz deve estar menos congestionada na sua área. Operadoras como Vivo e NET já ofecerecem roteadores com redes 5G. E o próprio instalador já explica que é o melhor o smartphone se conectar a ela, já que todos iPhones novos e a maioria dos Androids já há suportam.

Além disso, telefones sem fios e babás eletrônicas estão cada vez mais sendo substituidos por smartphones e monitores de bebê Wi-Fi, a interferência na sua casa tende a diminuir com o tempo.

Existem outras maneiras de lidar com isso, é claro. Você pode, por exemplo, cabear a sua casa e colocar roteadores 5G em outros cômodos, essa seria a solução ideal. Porém não necessariamente vale o trabalho.

Padrão Wi-Fi 6 vai melhorar 2,4 GHz

Atualmente a grande maioria dos equipamentos operam no Wi-Fi 4 e alguns no 5.

Leiam também | Wi-fi 6: Qual a diferença? O que significa?

O Wi-Fi 2,4 GHz foi meio que negligenciado. O 802.11n (Wi-Fi 4) suporta tanto 2,4 GHz como 5 GHz. Mas o 802.11ac (Wi-Fi 5) suporta apenas 5 GHz. Se você tem um roteador 802.11ac de banda dupla, ele está executando uma rede 802.11ac de 5 GHz e uma rede 802.11n de 2,4 GHz. 5 GHz está usando um padrão Wi-Fi mais moderno.

Leiam também | Wi-Fi 6 chega em 2019

O Wi-Fi 6 corrigirá esse problema. O padrão Wi-Fi de última geração oferecerá suporte a redes de 2,4 GHz e 5 GHz, de modo que várias melhorias que resultam em um sinal mais rápido e mais confiável também chegarão ao Wi-Fi de 2,4 GHz. O 2,4 GHz não é apenas uma tecnologia antiga que está sendo deixada para trás, é simplesmente um padrão diferente com uma função diferente: chegar mais longe que o 5G.

Como escolher entre o Wi-Fi 2,4 GHz e o Wi-Fi 5 GHz

Para escolher entre 2,4 GHz e 5 GHz, acesse a interface da Web do seu roteador e encontre as configurações da rede sem fio. Forneça os SSIDs ou nomes separados da rede de 2,4 GHz e 5 GHz. Você pode colocar “2,4 GHz” e “5 GHz” nos nomes para facilitar a memorização. E você pode usar a mesma senha sem fio para cada um. Roteadores da Vivo já vem com esse padrão, com a frequência na frente do nome da rede.

Seu roteador pode ser configurado para usar o mesmo nome para ambos por padrão. Isso significa que você não pode escolher entre eles, seus dispositivos escolherão entre eles automaticamente. Nomes separados dão a você uma escolha. Porém, é impossível saber qual o equipamento estará usando.

Agora, você pode simplesmente escolher entre as redes no seu dispositivo. Acesse o menu de conexão Wi-Fi do seu dispositivo e selecione a rede na qual você deseja se conectar.

Depois que você se juntar a cada rede uma vez, seu dispositivo se lembrará da frase secreta e você poderá se conectar facilmente ao que quiser apenas escolhendo-a no menu. A comutação se torna fácil e rápida.

Se o Wi-Fi de 2,4 GHz não resolver seus problemas e você ainda tiver dificuldades para obter uma conexão Wi-Fi sólida em toda a sua casa ou empresa, considere cabear sua casa e colocar diferentes roteadors.

Isso lhe dá vários pontos de acesso que você pode colocar em toda a sua casa e fará um ótimo trabalho ao ampliar a cobertura da sua rede Wi-Fi. E, ao contrário de um repetidor ou extensor sem fio tradicional, o processo de configuração é muito mais fácil e confiável.

Matérias relacionadas

2 respostas para “Wi-Fi 5 GHz é melhor que o Wi-Fi 2,4 GHz? Nem sempre. Entenda.”

Deixe uma resposta