Início » Noticias » WhatsApp: novo golpe promete dentista grátis para usuários

WhatsApp: novo golpe promete dentista grátis para usuários

Saiba como se prevenir do Golpe do WhatsApp do dentista graça do governo e o que fazer se você já caiu nele.
Por
22 de julho de 2019 às 5h42 - Atualização: 22/07/2019

Mais um golpe no WhatsApp está em alta desde semana passada. Segundo nova corrente, o governo está oferecendo um suposto tratamento odontológico gratuito para a população, para isso, é necessário um cadastro onde dados são roubados.

O ataque é chamado “Brasil sorridente” e foi identificado pelo dfndr lab (laboratório de segurança digital da PSafe). Na mensagem, depois da vítima clicar em um link e fazer um cadastro, eles coletam dados pessoais das mesma.

O número de pessoas que já clicaram e se cadastraram,  passa de 165 mil pessoas e recebe, em média, pouco mais de 2 mil visitas diariamente.

O golpe é bem simples: primeiro o usuário recebe uma mensagem no WhatsApp (encaminhada por um contato) com o seguinte aviso: “As inscrições para o 2° semestre do Brasil Sorridente 2019 abriram novamente! Consegui me cadastrar para Restauração em Aiuaba/CE. Os tratamentos são oferecidos em parceria com as Universidades de todo Brasil! Faça seu cadastro e agende sua consulta!”

Logo abaixo da mensagem, é disponibilizado um link malicioso para o usuário se cadastrar, conforme a imagem acima.

Depois ela preenche um formulário de cadastro e segue a receita de todos os golpes do WhatsApp: pede para compartilhar a mensagem com mais 5 contatos, continuando assim a corrente. Além disso, o navegador irá pedir permissão para o usuário receba notificações em seu celular, provavelmente elas chegarão com diferentes golpes.

Como os golpistas ganham dinheiro? Além de, provavelmente, comercializar os dados das vítimas, a página direciona o usuário para outras páginas falsas lotadas de anúncios. Ao clicar nesses anúncios, o dono da página ganha dinheiro. Isso mantêm os lucros do hacker e que o site fique meses funcionando.

Já cliquei e me cadastrei, o que fazer?

Se você já clicou e se cadastrou, infelizmente seu dados jã estão em poder dos bandidos. Por outro lado, você deve imediatamente limpar seu celular de possíveis vírus, o mais recomendado é baixar algum anti-vírus na sua loja de aplicativos.

Mais sobre: whatsapp,
Matérias relacionadas

Deixe uma resposta