WhatsApp irá limitar encaminhamento de mensagens para combater Fake News

Para combater o Fakenews, o WhatsApp irá limitar o número de contatos na hora de compartilhar mensagens para apenas 5 pessoas
Por
21 de janeiro de 2019 às 11h18 - Atualização: 21/01/2019
whatsapp-fakenews

As notícias falsas, conhecidas popularmente como Fake news, serão combatidas pelo WhatsApp. Principal meio atualmente para propagação de Fake news, eles estão preocupados e irão limitar o número de mensagens compartilhadas no mensageiro.

De acordo com um relatório divulgado pelo CNBC, o WhatsApp anunciou, primeiramente, na Indonésia um limite de compartilhamento para apenas 5 mensagens. Porém isso irá se expandir para o mundo todo.

Esse limite se refere ao envio simultâneo de mensagens. Ou seja, se a pessoa querer reenviar de 5 em 5 ainda pode. Porém, isso deve ser muito cansativo e irá desmotivar os propagadores de Fake News.

WhatsApp combaterndo fake news

A BBC também relata que o WhatsApp cuidadosamente considerou esse movimento global. Eles avaliaram muito bem essa função e pesaram os prós e contras de implementar essa política restritiva. Pelo jeito, os prós venceram.

O recurso de encaminhamento de mensagens anteriormente ilimitado estava amplamente ligado a um número preocupante de incidentes relacionados à máfia na Índia, onde várias pessoas foram mortas e dezenas de outras feridas em 2017 e 2018, após a rápida distribuição de desinformação e suspeitas não confirmadas de crimes violentos.

Mas e em grupos? Infelizmente ainda não é possível brecar totalmente o Fake News. Se o WhatsApp suporta atualmente 256 membros em seus grupos, automaticamente se uma pessoa divulgar uma mensagem em grupo desse tamanho, se todos compartilharem, já serão 1.280 mensagens com a notícia falsa.

De qualquer modo, já é um grande passo em combater esse mal que vem assolando a vida digital atualmente.

Mais sobre: whatsapp,
Matérias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *