Volvo XC40 é o Carro do Ano na Europa e vem cheio de tecnologia

Por
6 de março de 2018 às 12h41 - Atualização: 17/03/2019

O novo Volvo XC40 foi o vencedor do prêmio “Carro Europeu do Ano de 2018”. O anúncio foi feito antes do Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça. É a primeira vitória da marca nesta prestigiada eleição do setor.

“Ganhar este prêmio com o nosso Novo XC40 é um timing perfeito”, disse Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars. “A Volvo tem agora três SUVs disponíveis mundialmente em sua gama pela primeira vez. O XC40 contribuirá para um forte crescimento da marca, nos levando a um novo segmento que mais cresce no mercado, o de SUVs compactos”.

New Volvo XC40 - interior
Nov0 Volvo XC40 – interior

A vitória do XC40 reforça a posição da linha completa de utilitários esportivos globais da Volvo, que conquistaram premiações de Carro do Ano na Europa ou na América do Norte. Tanto o XC90 como o SUV médio XC60 foram premiados com o título norte-americano de Carro do Ano na categoria nos últimos dois anos.

O prêmio europeu do Car Of The Year 2018 se soma a outro reconhecimento recente para o XC40, o Prêmio de Carro do ano pela publicação automotiva líder do Reino Unido What Car?

O XC40 estabelece um novo padrão em seu segmento em termos de tecnologia, design, conectividade e segurança. Os pedidos de reserva já excederam os 20 mil carros em toda a Europa e os Estados Unidos, indicando que esta é uma combinação atraente para os clientes. Em breve o XC40 será lançado na China – o maior mercado de automóveis do mundo – onde a Volvo espera um forte interesse do público.

New Volvo XC40 - exterior
Novo Volvo XC40 – exterior

O XC40 é o primeiro modelo da nova Arquitetura de Veículos Modulares Compactos (CMA) da Volvo Cars, que apoiará todos os carros futuros da série 40, incluindo veículos totalmente eletrificados. Desenvolvido em conjunto com a Geely, a CMA fornece à empresa as economias de escala necessárias para este segmento.

O XC40 também é o primeiro Volvo a usar um recurso de compartilhamento de carros (car sharing), habilitado através da tecnologia de chave digital da Volvo e da plataforma de serviços conectados Volvo On Call. Os proprietários do XC40 podem simplesmente compartilhar seu carro com familiares e amigos sem ter que entregar uma chave física.

Com o SUV, será lançado pela primeira vez o novo serviço de assinatura da Volvo Cars, o Care by Volvo, que oferece acesso ao carro através de uma assinatura mensal fixa, em vez da propriedade do carro. Oferecido na Europa e Estados Unidos, o Care by Volvo faz com que um carro seja acessível e sem complicações assim como é ter um telefone celular.

Os recursos de segurança e assistência ao motorista no XC40 incluem City Safety, Mitigação de Pista Oposta, Cross Traffic Alert com assistência a frenagem e câmera 360°, que ajuda os motoristas a manobrar seu carro em lugares estreitos.

Novo Volvo XC40 – interior

O XC40 também oferece ideias engenhosas de design de interiores e de armazenamento de objetos, com espaço mais funcional nas portas e sob os assentos, como uma área especial para celulares (incluindo carregamento por indução), um gancho para sacolas pequenas, além de uma lixeira removível no console central.

Em 2017, a empresa anunciou seu compromisso de eletrificar todos os modelos Volvo lançados a partir de 2019. Em consonância com essa posição de liderança em eletrificação, uma opção híbrida, bem como uma 100% elétrica para o XC40, serão acrescentadas à gama futuramente.

“Temos uma clara estratégia de crescimento e estamos empenhados em liderar em segurança automotiva, serviços de conectividade e eletrificação”, disse Håkan Samuelsson. “O XC40 reflete esse compromisso e, vendo a resposta de nossos clientes e do júri do Car Of The Year, estamos no caminho certo”.

Pré-venda no Brasil

Com a aproximação do lançamento oficial do XC40 no Brasil, muitos consumidores correram para a rede de concessionárias para garantir as primeiras unidades que desembarcarão no país a partir de abril. Com isso, mais de 325 modelos já foram reservados pelos clientes.

New Volvo XC40 - exterior
Novo Volvo XC40 – exterior

“Estamos muito satisfeitos pelos resultados até aqui”, disse Luis Rezende, presidente da Volvo Cars. “Há uma forte procura pelo XC40 nas lojas e temos que considerar que esses clientes sequer testaram o carro. Isso demonstra a força da marca no segmento de utilitários esportivos”, completou.

Com as 70 unidades da série especial First Edition esgotadas na pré-venda em 25 horas, o XC40 deverá ter as vendas reforçadas com a versão de entrada T4, de 190 hp de potência máxima, disponível ao consumidor a partir de julho.

Mais sobre: automotivos,
Matérias relacionadas

Uma resposta para “Volvo XC40 é o Carro do Ano na Europa e vem cheio de tecnologia”

Deixe uma resposta