Notícias Dicas Marcas Reviews Contato
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
dicas
videos
tecnologias
noticia
servicos
empresa
analises

Como usar o Google Tradutor como com essas 7 dicas fantásticas!

Vejam 7 dicas para você usar 100% dessa poderosa ferramenta do Google que é o Google Tradutor.
Por | 11/05/2020 às 09:23

Se você planeja viajar para outro país, basicamente existem duas coisas de que você vai precisar: seu passaporte e o app Google Tradutor. Sobre o passaporte não temos o que comentar, mas, já sobre o Tradutor; daremos 5 dicas que irão te ajudar muito na hora de se comunicar. Então, feche sua mala, sente no sofá e preste atenção nelas antes de correr para o aeroporto.

1 – Ele é um poderoso Tradutor offline

É certo que você não terá acesso à internet durante toda a sua viagem. Sendo assim, quanto você estiver fora do alcance dela, saiba que você poderá continuar usando o tradutor do Google de maneira offline.

Para isso, quando você estiver com o tradutor online, basta baixar um pacote de idiomas. Além disso, vale lembrar que agora os pacotes de idiomas possuem tradução neural automática (NMT), que melhora a tradução do app em mais de 100 idiomas diferentes. O NMT é capaz de converter frases completas, analisando o contexto da mesma. Graças a isso, os resultados são mais precisos. Antes o NMT funcionava somente on-line, mas agora funciona também offline.

google tradutor linguas offline

Você pode baixar um pacote de idiomas acessando a lista de idiomas e tocando no botão de seta para baixo ao lado do pacote de idiomas desejado. Cada conjunto de idiomas tem entre 35 MB e 45 MB, para que eles não ocupem muito espaço no seu telefone.

Leiam também | Novo sistema de tradução do Google é incrível e assustador!

2 – Use a câmera do celular para traduzir textos em imagens

Um dos recursos mais bacanas do Google Tradutor é a possibilidade de usar a câmera. Você pode usar ela para traduzir textos em placas de rua, menu de restaurantes, ou qualquer texto bastando usa ela.

google tradutor camera simultanea

Para usar, é bastante fácil: basta abrir o app do Tradutor, clicar no ícone da câmera e apontar para o texto desejado. Não precisa clicar em nada, ele irá traduzir em tempo real.

Leiam também:

3 – Marcar textos de imagens com a câmera e traduzir

Usar a câmera é legal, mas, e quando o texto é bem grande, como por exemplo, a página de um livro e você quer apenas traduzir um trecho? Na mesma câmera do Google, basta clicar em digitalizar e apontar para todo o texto. Após digitalizar todas palavras que ele encontar, com o dedo, apenas marque as palavras ou a frase desejada, feito issoele irá traduzir em uma linha acima da foto.

google tradutor camera simultanea

4 – Modo conversa

Diretamente dos filmes de ficção cientifica, como em Star Trek, onde eram comuns os dispositivos com “tradução universal”, o Google Tradutor já faz isso.

Se você precisa conversar com alguém, mas não domina o idioma da pessoa, dá para usar o microfone do celular. É muito simples. Suponhamos que você queira usar o tradutor de inglês para português. No idioma português, basta tocar no microfone e começar a falar, depois no inglês, clique no alto-falante para que a outra pessoa escute no idioma dela. Já o inverso, para usar o tradutor de português para inglês, faça o mesmo procedimento com os idiomas ao contrário.

5 – Salve suas frases favoritas diretamente no Google Tradutor

Se você perceber que certa frase ou palavra é muito usada e você sempre precisa ficar escrevendo para traduzir, você pode salva-las para facilmente acessar depois, sem ter que digitar tudo novamente.

Quando digitar uma frase, basta tocar no botão de estrela ao lado de um resultado de tradução e ele será adicionado à sua lista de favoritos. Para ver os favoritos depois, toque no botão de menu (botão de 3 barras) e depois em “Listas de frases”.

Leiam também: Confiram as melhores alternativas ao Google Tradutor

6 – Use o Google Tradutor como dicionário

Aqui uma função pouco usada, ao invés de usar ele apenas como Google Tradutor, é possível usar o aplicativo como dicionário, vendo explicações e definições das palavras.

google como dicionário

Para usar ele como dicionário, é muito fácil: primeiro na língua que você irá digitar, selecione a opção “Detectar idioma“. Na segunda, coloque a mesma língua que você irá digitar; inglês, por exemplo. Não coloque inglês na primeira, pois, ele irá automaticamente mudar para outra não deixando dois idiomas iguais.

Depois de digitar uma palavra, ele irá retornar o significado e definições da mesma, obviamente que será na mesma língua. É uma ótima função para quem está aprendendo um idioma.

7 – Toque para traduzir textos dentro de outros aplicativos

É normal abrirmos um texto em outro idioma dentro do aplicativo de e-mails, do editor de texto ou mesmo em sites da internet. O que fazemos para traduzir normalmente? Copiamos o texto; abrimos o Google Tradutor; colamos o texto e então traduzimos. Isso gasta tempo.

google tradutor toque para traduzir

Mas sabia que é possível você traduzir com apenas um toque sem sair do próprio aplicativo do texto a ser traduzido? Dá para fazer isso, a função se chama “Toque para Traduzir” (Tap to Translate). Nela, toda vez que você copiar um texto em outro idioma em qualquer aplicativo, irá abrir um pop-up (bolha de tradução) do Google Tradutor na tela, basta tocar nela que ela traduz o texto ali mesmo.

Para ativar o “Toque para traduzir”, faça o seguinte:

  1. Clique no menu de 3 listas ao lado do logo “Google Tradutor”;
  2. Agora clique em Configutações;
  3. E então clique em Toque para traduzir;
  4. Finalize clicando em Ativar. Depois basta escolher os idiomas para ativar a função.

Uma outra opção de traduzir dentro dos aplicativos é traduzir o texto selecionado, funciona parecido com a função acima.

google tradutor traduzir selecao

Para traduzir qualquer trecho de texto de qualquer aplicativo, basta selecionar o texto, depois na barra de opções que irá aparecer, clique nos 3 pontinhos e depois em Traduzir, pronto, ele irá traduzir sem você sair do aplicativo.