Tutorial: Como configurar o Spotlight no macOS para ter os melhores resultados na pesquisa

Tal como nas pesquisas que fazemos na Internet, também as do próprio sistema operativo devem obter os melhores resultados. Qualquer um dos recentes sistemas operativos tem presente uma pesquisa, toda ela configurável.

No caso do macOS, com o Spotlight, as possibilidades de configuração são variadas e permitem controlar de forma muito fina os resultados. Vamos saber como podemos configurar o Spotlight e dele retirar o máximo.

Spotlight macOS pesquisa configurar resultados

Com o Spotlight podemos pesquisar em todas as áreas do macOS, não apenas nos ficheiros que temos armazenados, mas também nos seus conteúdos e até na própria Internet. As suas opções controlam o que é apresentado como resultados e por isso vamos conhecer as possibilidades de configuração.

Como aceder às configurações do Spotlight no macOS

O primeiro passo para configurarmos o Spotlight e alterarmos a informação que este pode apresentar é, obviamente, o acesso às Preferências do Sistema do macOS.

Spotlight macOS pesquisa configurar resultados

Ai dentro, na primeira linha de ícones, encontram a opção que procuram. É simples de perceber que o nome desta é Spotlight.

Escolher que resultados o Spotlight deve mostrar

No separador Resultados da pesquisa, podem ver as áreas onde o Spotlight vai procurar os termos que escreverem. Esta é uma lista extensa, que vai desde as aplicações até à própria Internet, passando por Contactos, Filmes ou até Tipos de letra.

Spotlight macOS pesquisa configurar resultados

Caso pretendam que uma dessas diferentes áreas deixe de ser mostrada nos restados do Spotlight, só precisam de remover a seleção da respetiva caixa. Escolham as vossas fontes e removam as que não são do vosso interesse.

Definir as pastas onde o Spotlight não pode pesquisar

Da mesma forma que podem definir que informação mostrar ou não, o Spotlight permite também que definam áreas onde não vai ser realizada pesquisa. Isto é configurado no separador Privacidade.

Spotlight macOS pesquisa configurar resultados

Para além da lista das pastas já excluídas do Spotlight, é também possível definir novas ou remover as existentes. Precisam apenas de carregar no + e escolher a pasta pretendida ou carregar no  para excluir a selecionada.

É desta forma que consegue configurar o Spotlight e adaptá-lo às vossas necessidades, tornando-o mais rápido, preciso e livre de resultados indesejados e que podem acabar por distrair o utilizador. É um processo simples e fácil para qualquer utilizador do macOS realizar.

André Luiz

Depois de mais de uma década trabalhando com eletrônica e telecom, resolveu escrever sobre tudo o que já havia aprendido. Assim nasceu o Tekimobile.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *