Início » Noticias » Novo sistema de tradução do Google é incrível e assustador!

Novo sistema de tradução do Google é incrível e assustador!

Sistem de tradução chamado Translatotron consegue traduzir simultaneamente e imita a voz de quem está falando em outra língua.
Por
17 de maio de 2019 às 10h50 - Atualização: 28/08/2019

Ontem o Google postou em seu blog um artigo falando sobre seu novo sistema de tradução chamado Translatotron, ou para os mais íntimos: Direct speech-to-speech translation with a sequence-to-sequence model (Tradução direta de fala para fala com um modelo de sequência a sequência). Além do nome gigante, o que mais assusta nele é a perfeição de imitar a voz da pessoa em outro idioma traduzido. A intenção é utilizar o sistema do Google Tradutor no futuro.

Leiam também

Quem está trabalhando na nova tecnologia – que ainda não tem data de chegada – é a equipe de inteligência artificial. O Translalotron é mais rápido que a tecnologia usada atualmente no Google tradutor e ainda consegue imitar a voz da pessoa.

Basicamente, funciona assim: a pessoa fala uma frase em um idioma e o programa traduz rapidamente para outra imitando a voz da pessoa na outra língua. Isso tudo bem mais rápido que o sistema atual.

sistema de tradução Translatotron

No sistema atual, primeiro uma fala é traduzida para um texto e depois o texto é convertido para a outra língua. Isso explica aquele aspecto de “voz que está lendo” algo. Na nova técnica, a tradução para texto é pulada, ou seja, a voz é traduzida diretamente para a outra língua falada.

O Google diz que essa técnica é mais precisa, pois evita justamente erros na conversão de fala para texto. Além disso, ela consegue identificar palavras e expressões que só podem ser expressas na fala, não em texto. Abaixo um exemplo de uma voz traduzida do espanhol para o inglês.

Voz original em espanhol:
Tradução para inglês:

Tudo ainda está em fase de testes e sem data para a tecnologia ser incluída em algum produto ou serviço comercial. Além disso, a equipe de pesquisa do Tranlalotron espera que a pesquisa deles sirva para futuras tecnologias de tradução de fala para fala.

Seria muito interessante ver essa tecnologia aplicada em algum app de tradução como o Google tradutor, isso com certeza quebraria várias barreiras linguísticas que existem hoje.

Via Googleblog

Matérias relacionadas

Deixe uma resposta