Como transferir licença do Windows 10 para outro computador

Saiba como transferir sua licença do Windows 10 de um PC para outro de forma gratuita e totalmente legal.
Por
26 de fevereiro de 2019 às 4h28 - Atualização: 26/02/2019

Se você já comprou um PC com Windows 10 ou uma licença avulsa do Windows, provavelmente não quer comprar outra para colocar no seu próximo PC. Sendo assim, iremos ensinar como transferir a licença do Windows 10 para outro computador.

Atualmente uma chave original do Windows 10 gira em torno de R$ 300 ou mais. Sendo assim, se você está trocando de PC, é uma boa grana que você economiza ao transferir a licença do Windows antigo para seu PC novo., de graça

O comando slmgr torna isso razoavelmente simples, mas você deve ter em mente que há algumas limitações. Isso não funcionará para chaves OEM, que são chaves fornecidas com um computador que você comprou em uma loja. Nesses casos, os fabricantes incorporam essas chaves ao hardware no qual foram originadas, e transferi-las para novos dispositivos não funciona.

E, embora o slmgr possa desativar qualquer chave comprada em uma loja separadamente, ela ativará apenas uma chave que corresponda ao sistema operacional instalado. Ou seja, uma chave do Windows Home só ativa uma instação do Windows Home, não funciona em uma versão Pro, por exemplo.

Como desativar a chave do seu Windows no seu antigo PC

Antes de começar, verifique se você tem sua chave do Windows salva em algum lugar. Se você tiver uma caixa de produto ou um recibo digital, pegue-o de lá. Caso contrário, existem algumas maneiras de recuperar a chave do seu Windows do PC antigo. Um modo prático de recuperar a chave do seu Windows, é através do programa Produkey da Nirsoft. Já ensinamos como usar ele e outro método aqui.

Para desativar seu antigo PC, você precisa abrir um Prompt de Comando como administrador. Você precisará clicar no botão Iniciar e digitar “cmd” (sem aspas) na caixa de pesquisa. Em seguida, clique na opção “Executar como administrador” à direita.

No prompt de comando exibido, execute o seguinte comando e reinicie o computador:

slmgr.vbs / upk

Se você planeja vender a máquina ou distribuir, convém limpar a chave do registro também. Não é estritamente necessário desativar, mas é uma boa ideia proteger sua chave. Nesse caso, digite o seguinte no prompt de comando:

slmgr.vbs / cpky

Se os comandos forem bem-sucedidos, seu PC antigo será desativado. Você ainda pode usar o Windows, mas ele não será tratado como uma cópia genuína do Windows, e alguns recursos não funcionarão, como personalizar a área de trabalho.

Você estará no mesmo estado da instalação do Windows sem uma chave de produto. Se quiser ativar o Windows, você pode comprar uma nova chave e inseri-la, ou comprar uma na Windows Store.

Como ativar o Windows em um novo PC

Para ativar usando slmgr, abra um prompt de comando como administrador, como mostrado anteriormente. Feito isso, digite os seguintes códigos (os simbolos de jogo da velha devem ser substituídos por sua chave do Windows):

slmgr.vbs / ipk ##### – ##### – ##### – ##### – #####

Se você tentar usar uma chave que ainda não foi desativada em um PC anterior, pode parecer que ela funcione inicialmente. Mas, eventualmente, a ativação falhará e você receberá notificações “não genuínas” e “renovar o seu PC”. Aquelas bem chatas que aparecem no canto inferior do seu PC.

Novamente, isso só funcionará se a chave corresponder exatamente ao SO que você está usando. Se você tiver uma chave do Windows 10 Pro, mas o Windows 10 Home estiver instalado, ocorrerá um erro de ativação.

E se você tentar usar uma chave de versão anterior, como o Windows 7 ou 10, receberá um erro de chave inválida.

A melhor coisa a fazer nesses casos é abrir as configurações, clicar na opção “Ativar o Windows” e, em seguida, inserir sua chave manualmente.

Observe que, se você usar uma chave Pro e ativar uma cópia instalada do Windows 10 Home, o uso desse método será feito automaticamente no Pro.

Tenha em mente que você só pode usar um PC por chave, ou seja, se você pretende continuar usando seu PC antigo a medida que esteja montando um novo, precisará de uma segunda licença.

Matérias relacionadas

Deixe uma resposta