Notícias Dicas Marcas Reviews Contato
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
dicas
videos
tecnologias
noticia
servicos
empresa
analises

Início » Especial » O que é o TikTok e qual a causa da obsessão dos adolescentes?

O que é o TikTok e qual a causa da obsessão dos adolescentes?

Amado por alguns, odiados por outros, porque será o TikTok é tão viciante? Descubram isso e mais ao ler esse artigo.
Por | 12 de fevereiro de 2020 às 16:03
Tik Tok

TikTok: os adolescentes adoram e os pais não entendem. O governo americano está com medo. Marcas querem ganhar dinheiro com isso. É, talvez, a rede social mais controversa (e amada) de todos os tempos. Os downloads do aplicativo estão superando rapidamente os das redes sociais mais estabelecidas, como o Twitter e o Instagram. O ápice do TikTok foi ter um comercial durante o Super Bowl de 2020, o minuto publicitário mais caro do planeta.

Leiam também:

Então, o que é o TikTok e como ele funciona? Porque os parlamentares americanos estão com tanto medo disso? E — talvez o mais importante — por que você deveria se importar?

Uma breve introdução ao TikTok

Na sua essência, o TikTok é um aplicativo de compartilhamento de vídeos, não muito diferente do Vine, que o Twitter interrompeu em 2016. As pessoas podem postar vídeos e usar uma variedade de trilhas sonoras e filtros no estilo Snapchat, que podem mudar seus rostos ou criar outros efeitos visuais estranhos.

As pessoas podem seguir outras contas e criar um feed de novo conteúdo dos criadores de que mais gostam. Há também um feed “Para você” que mostra uma variedade aleatória de vídeos de outras pessoas. Esse mecanismo oferece uma infinidade de novidades para assistir e alimenta a natureza altamente viciante do TikTok. No entanto, é também o que faz do TikTok uma plataforma tão atraente — permite que pessoas com o menor número de seguidores “se tornem virais” e se tornem celebridades online da noite para o dia.

Talvez a maior virtude do feed “Para você” seja como ele expõe alguém ao conteúdo de criadores que ele ou ela normalmente não seguiria. Por exemplo, em 10 minutos, você poderá ver o conteúdo daqueles cujas visões políticas divergem amplamente das suas ou de outras comunidades com as quais você normalmente não se envolve, como militares ou políticos.

Para exemplificar esse ponto, em cinco minutos, deixei de observar alguém demonstrar uma nova roupa de cosplay para um aviador dos EUA pendurado na rampa de um avião de transporte C-130 Hercules. Notaram? Absolutamente mudei da água para o vinho.

A natureza acidental da fama no TikTok também está atraindo pessoas de outras plataformas. Embora o YouTube seja muito mais estabelecido, é mais difícil para os novos criadores criar seguidores fiéis por lá, ou se destacar.

Além disso, o TikTok possui os recursos padrão que você espera de uma rede social, incluindo mensagens diretas e a capacidade de “curtir” vídeos.

O TikTok é para os Memers (criadores de memes)

Obviamente, acima apenas examinamos superficialmente do que torna o TikTok especial. Quando comparado a praticamente qualquer outra rede social, o TikTok é mais otimizado para criar memes. As pessoas podem redefinir as imagens de áudio de outros vídeos e criar uma visão única da ideia de outra pessoa.

Como é isso? Aqui está um supercut de quatro minutos de pessoas fazendo seus próprios vídeos de sincronização labial para um breve trecho de No Mercy, do The Living Tombstone, sobre os perigos de escolher um personagem no popular FPS multiplayer, “Overwatch”.

Também existem duetos, que são exatamente o que parecem. Uma pessoa se sobrepõe ao lado do vídeo de outra pessoa e cria efetivamente um conteúdo totalmente novo. Se você está curioso para saber como é, aqui está um pequeno clipe de pessoas fazendo um dueto com alguém que sincroniza os lábios com a música de Charlie Pugh, Betty Boop.

Como os TikTokers ganham dinheiro

Ao contrário do YouTube, a monetização de conteúdo ainda é relativamente subdesenvolvida no TikTok. Por exemplo, atualmente, não há uma opção para os criadores de conteúdo ganharem dinheiro ao exibir anúncios em seus vídeos. Esse continua sendo o maior obstáculo para o TikTok quando se trata de atrair talentos de outras redes sociais.

Uma maneira dos criadores de ganhar dinheiro é através de transmissões ao vivo, durante as quais recebem “dicas” de espectadores que têm presentes virtuais. Este mecanismo é um pouco complicado. Basicamente, as pessoas no TikTok podem trocar moedas do mundo real por moedas do TikTok para completar sua “carteira” virtual. Elas podem usar essas moedas virtuais para dar gorjetas aos criadores com presentes virtuais. Uma vez recebidos, esses presentes são convertidos em uma moeda virtual adicional chamada Diamonds, que os criadores podem sacar em dinheiro do mundo real. A taxa de câmbio varia e está sujeita a alterações pelo próprio TikTok.

Também há marketing de influência. Não é incomum as marcas, principalmente as que estão nos espaços de moda e estilo de vida, colaborarem com criadores populares e enviarem ganhos ou dinheiro em troca de menções. Embora as transmissões ao vivo estejam abertas a todos no TikTok, apenas os maiores nomes serão solicitados para um acordo de marketing com influenciadores.

Por que o TikTok é tão controverso

O TikTok é de propriedade de uma empresa chinesa chamada ByteDance. É o resultado de uma fusão entre dois aplicativos existentes: musical.ly e douyin. O TikTok é incomum porque é a única rede social chinesa de sucesso internacional, com um apelo que se estende até o mundo ocidental.

Isso causou certa consternação nos corredores do Congresso americano, com muitos parlamentares a chamando de “ameaça à segurança nacional” e buscando testemunho da equipe de liderança da TikTok. Nos E.U.A.

No Senado americano, uma frente bipartidária surgiu contra o TikTok, com os senadores Chuck Schumer e Tom Cotton pedindo uma investigação sobre o aplicativo.

Afinal, a rede social com sede em Pequim não apenas tem acesso às informações dos americanos que usam a plataforma, mas também pode censurar o conteúdo que os americanos veem na rede. Por exemplo, os legisladores estão preocupados com o fato de o TikTok censurar vídeos sobre tópicos que o governo chinês considera sensíveis, como os protestos pela democracia em Hong Kong ou a situação da minoria etnoreligiosa uigur.

Pelo que vale, a ByteDance repreendeu as alegações feitas pelo Congresso. No entanto, atraiu fogo por remover o vídeo popular de um adolescente dos EUA sobre a situação uigure. Mais tarde, a empresa alegou que este era um “erro de moderação” e baniu a conta do adolescente.

Essas preocupações não são irracionais. No momento, a China possui seu “Great Firewall”, que proíbe ou censura a maior parte da Internet ocidental de seus usuários. Além disso, o governo do país influenciou as ações da NBA sobre o Tweet pessoal de um único funcionário e pressionou empresas americanas como a Blizzard a suspender os jogadores por opiniões que não gostavam.

O que o futuro nos reserva

TikTok é uma plataforma de vídeo intrigante. Ele combina todos os mecanismos de ativação da dopamina que compõem um aplicativo viciante. Também é otimizado exclusivamente para criar memes a partir de conteúdo inócuo. Pode produzir estrelas virais do nada e é, em essência, uma fábrica de fama. Somente esses fatores explicam seu rápido crescimento e popularidade duradoura entre a Geração Z.

À medida que cresce, sem dúvida continuará atraindo a atenção daqueles que estão nos corredores do poder, enquanto tentam chegar a um acordo com a existência de uma rede social chinesa tão bem-sucedida quanto qualquer coisa do Vale do Silício.

Mais sobre: TikTok,
ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

por Especial, Listas
Principal concorrente do Netflix, o Amazon Prime Video vem ganhando espaço no Brasil, principalmente pelo preço abaixo do concorrente. O ...
Leia Mais
WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

por Dicas de tecnologia
Ontem o Facebook anunciou o Messenger Room, que é capaz de fazer uma chamada de vídeo com até 50 pessoas ...
Leia Mais
Messenger Room com 50 pessoas

Facebook Messenger Rooms: 10 recursos que você deve conhecer do rival do Zoom

por Especial, Listas
Embora o Zoom tenha tomado medidas eficazes  para resolver problemas de segurança e privacidade, muitos usuários estão procurando alternativas para ...
Leia Mais
melhores editores de video 2020

24 melhores aplicativos de edição de vídeos em 2020 (Computador e celular)

por Especial, Listas
Encontrar o melhor software gratuito de edição de vídeo deve ser uma parte central do sucesso de qualquer empreendedor de ...
Leia Mais
O Wi-Fi 6 é realmente muito mais rápido? Há muito mais envolvido

O Wi-Fi 6 é realmente muito mais rápido? Há muito mais envolvido

por Especial
O Wi-Fi está prestes a ficar mais rápido. Essa é uma ótima notícia: uma internet mais rápida está se tornando ...
Leia Mais