O que é o Telegram? Para que serve e como funciona?

O que é o Telegram? Quais as funções do Telegram? O Telegram é seguro? O que são os Bots do Instagram? Descubram as respostas aqui.
Por
15 de janeiro de 2019 às 7h46 - Atualização: 15/01/2019
telegram

O que é o Telegram? Se você chegou aqui por essa pergunta, deve ter ouvido falar no Telegram . Ele é o mensageiro que é o principal rival do WhatsApp. Mas possui mais funções e é apreciado por ter  mais liberdade que o mensageiro do Facebook.

Quem criou o Telegram?

O Telegram foi criado e fundado em 2013 pelos irmãos russos Nikolai e Pavel Durov. Se trata de uma compania sem lucros, cuja sede fica em Berlim na Alemanha. Os irmãos também são famosos por terem criado a rede social VKontakte ou VK, a maior na Rússia que, posteriormente, foi entregue ao governo.

Quais as funções do Telegram?

Ele possui funções semelhantes ao que vemos no WhatsApp, por exemplo. Ele permite o envio e recebimento de conteúdos em texto, vídeo, áudio e imagem por meio de um pacote de dados ou de uma conexão Wi-Fi.

Mas o que realmente chama a atenção, é fato do Telegram possuir recursos mais específicos, tornando ele mais seguro e com maior privacidade.

Apenas para citar um exemplo, com o Telegram o usuário consegue conversar de forma secreta com qualquer contato. Após as mensagens serem enviadas, elas são automaticamente excluídas após um tempo determinado por quem criou o chat.

Além disso, a maior e mais famosa função dele é o suporte a Bots, que são “robôs” que automatizam as funções do aplicativo. Mais embaixo explicamos sobre eles.

Como funciona o Telegram?

A ativação e configuração da conta são muito semelhantes às do WhatsApp. Você instala, coloca seu número de telefone e ele envia um SMS de confirmação, dai a instalação é concluída.

Depois de instalado, o funcionamento é o mesmo de qualquer mensageiro. Você escolhe um contato, envia a mensagem e pronto. Dá para enviar mensagens, fotos, vídeos, fazer chamadas de áudio via Voip, enviar gifs e documentos.

Nesse caso, o diferencial é que não há limite de tamanho de arquivos de fotos e vídeos (dá para compartilhar um filme inteiro, por exemplo).

O Telegram também tem a capacidade de criação de grupos até 5.000 membros, já o seu concorrente directo, o WhatsApp, tem apenas a possibilidade de colocar 250 membros em um grupo.

O Telegram é seguro?

Como dito anteriormente, ele tem mais recursos de segurança que o WhatsApp. O Telegram traz uma opção nativa que bloqueia o acesso ao aplicativo por meio de uma senha criada por você. Com isso, não é preciso se preocupar se alguém vai visualizar uma mensagem em seu celular de forma indevida, pois será preciso informar o código para abrir o app.

Falando nisso, participe do nosso grupo de tecnologia no Telegram, muita informação e conversas sobre o tema entre nossos usuários.

Existe ainda uma função de autodestruição da conta. Nela, seu perfil e todos os seus dados serão apagados automaticamente caso você fique sem acessar o aplicativo durante um determinado período. Lembrando que você determina esse intervalo de tempo para que aconteça a autodestruição.

Ele tem suporte a diversos tipos de midias como GIFs e Figurinhas. Inclusive, o WhatsApp se inspirou nessas figurinhas anos depois do Telegram já possuir suporte.

Em que plafatormas está disponível?

telegram plataformas

Disponível em várias plataformas, este aplicativo poderá ser utilizado ao mesmo tempo nas seguintes plataformas:

  • Em computadores com Windows e Linux e nos Mac. Também poderá ser utilizado directamente em qualquer browser(navegador).
  • Em dispositivos móveis, você poderá usar o Telegram e disfrutar dele no iPhone e iPad, smartphones e tablets com Android e ainda em smartphones com Windows Phone.

O que são os Bots do Instagram?

Bot nada mais é que a abreviação de robô, um bot é um programa que atua em uma conta de usuário no Telegram fazendo funçoes automáticas, previamente programadas, que o usuário humano não intervem.

O robô, tecnicamente chamado aqui de software, pode te ensinar muitas coisas, te lembrar muitas coisas, te ajudar nas compras, ser uma excelente distração, servir para fazer pesquisas e entre outras coisas diferentes.

Dentro de grupos, é possível ainda ter Bots que podem fazer quase qualquer coisa como ensinar, brincar, procurar, reproduzir, lembretes, ligar, integrar-se com outros serviços, em fim uma infinidade de coisas.

Mas não é só isso, mas a interação com os Bots é realmente fácil de fazer, sendo que na maioria dos casos, não é necessário escrever nada, porque os bots já oferecem com um conjunto de botões para você votar , escolher, selecionar.

Matérias relacionadas

Deixe uma resposta