Qualcomm Snapdragon 855 plus é mais potente para jogos

Qualcomm apresentou o novo Snapdragon 855 Plus, novo chipset mais potente com foco em games e realidade virtual.
Por
15 de julho de 2019 às 11h29 - Atualização: 15/07/2019
snapdragon 855 chip

A Qualcomm anunciou hoje (15) seu novo chipset topo de linha, na realidade uma atualização do Snadragon 855. Batizado de Snapdragon 855 Plus, o chip vem turbinado com CPU e GPU mais potentes, focando no mercado de smartphones gamers.

Leiam também | Saibam tudo sobre o novo Snapdragon 855

Como se trata de uma atualização, a Qualcomm aumentou a frequência tanto da CPU como de sua GPU. A GPU, a Adreno 640, passou de 585 MHz para 672 MHz. São 15% a mais de desempenho, “especialmente para jogar em uma arena 5G”, disse a Qualcomm.

O Snapdragon 855 Plus tem suporte ao Elite Gaming, que se trata de vários recursos que a Qualcomm desenvolveu especialmente para jogos. A nova PI Vulkan 1.1, por exemplo, é 20% mais poderosa que a atual OpenGL e possui melhorias na velocidade de carregamento dos jogos e suporte para maiores taxas de atualização de tela.

O Snapdragon não é o primeiro chipset da Qualcomm a ter suporte ao Elite Gaming. Alguns meses atrás, eles anunciaram o Snapdragon 730G, uma versão turbinada do 730, ele foi o primeiro.

Já a CPU, embora continue com os mesmos 8 núcleos do Snadpragon 855 padrão, a versão plus consegue alcançar frequências mais altas também: são 2,96 GHZ contra 2,84 do anterior. Mas lembrando que apenas um núcleo alcança essa frequência, o chamado Kyro 485 Gold.

A Qualcomm afirmou ao CNET que “o Snapdragon 855 Plus elevará o nível dos jogadores de elite com o aumento do desempenho da CPU e da GPU”. Além disso, eles adiantaram também que o primeiro smartphone a vir com o novo chipset será o ROG Phone II da ASUS. Ele virá com tela de AMOLED de 90Hz e algo chamado AirTriggers, que serão cantos sensíveis à pressão que funcionam como botões para os jogos.

Asus ROG Phone 2 snapdragon 855 Plus
Asus ROG Phone, primeira versão

A Asus informou que vai compartilhar mais detalhes sobre o ROG Phone II nas próximas semanas.

Outros smartphones serão lançados até o fim do ano com o Snapdragon 855 Plus. Em agosto, a Samsung irá apresentar o Galaxy Note 10. Já sabemos que ele virá com o chipset mais potente da Qualcomm. Quem sabe a Samsung não resolva colocar o Snapdragon 855 Plus em pelo menos uma das versões, afinal serão até 3.

Fonte: Qualcomm

Matérias relacionadas

Deixe uma resposta