Início » Noticias » Smartphones? Não, Lenovo e Intel mostram tablets dobráveis que viram notebooks

Smartphones? Não, Lenovo e Intel mostram tablets dobráveis que viram notebooks

Tablets possuem telas de OLED que se dobram ao meio, transformando um dos lados em um teclado virtual para digitação.
Por | 8 de janeiro de 2020 às 11:23

Se muitos esperam que 2020 será o ano dos smartphones dobráveis, a tecnologia irá além disso. A Lenovo e a Intel mostraram ontem na CES 2020 tablets dobráveis que viram notebooks que, na minha opinião, fazem mais sentido que os smartphones. A Lenovo mostrou um tablet comercial com tela de 13,1 polegadas e a Intel um protótipo gigante com tela de 17 polegadas, mas o conceito dos dois é o mesmo.

Lenovo ThinkPad X1 Fold

Na realidade, o tablet da Lenovo não é bem uma novidade. Em maio do ano passado, a empresa já havia mostrado um protótipo desse mesmo modelo.

O Lenovo ThinkPad X1 Fold anunciado ontem, não foge do protótipo, por fora pouca coisa mudou desde então. Embora a Lenovo não tenha dado muitos detalhes a respeito, o mais importante, que é a tela, é fabricada pela LG e é de OLED. Ela mede 13,3 polegadas com format 4:3 e resolução de 2048×1536 pixels.

Ao ser dobrada ao meio, a segunda metade vira um teclado virtual, podendo ser assim de fato ser usado como um notebook. Quando dobrado, a tela fica com 9,6 polegadas, não é dos maiores, mas creio que já dá para digitar de maneira confortável.

Além de ser usado como notebook, a Lenovo destaca a possibilidade de usar ele na horizontal, como se fosse um livro. Eles ainda afirmar que o software inteligente permite ao usuário alternar rapidamente entre os modos de uso disponíveis.

O ThinkPad X1 Fold pesa menos de 1 Kg e roda Windows 10. Claro, a dobradiça foi assunto a ser explanado. A chinesa afirma que reforçou a mesma com fibra de carbono para aumentar a resistência.

O preço? Ele será vendido por salgados US$ 2.499 (R$ 10.150) e chega ao mercado em algum momento de 2020.

Intel Horseshoe Bend

A Intel já tem uma ideia diferente. Ao invés de focar em portabilidade, o protótipo Horseshoe Bend tem foco em perfomance. Rodando com um processador Tiger Lake, ele possui uma tela gigante de OLED com 17,3 polegadas e proporção 4:3. Já fechado, ele fica com uma tela de 12,5 polegadas ficando com o tamanho comum de um notebook de 13 polegadas.

Aproveitando a tela grande, a Intel mostrou ele sendo usado de uma maneira diferente, como um desktop. Ele até tem um suporte na traseira para o manter de pé. Daí, basta conectar mouse e teclado para termos um desktop completo.

Falando do processador, o Tiger Lake pertence a nova geração de processadores que a gigante irá lançar esse ano, ainda com arquitetura de 10 nanômetros. Sobre o tablet, a Intel não fabrica hardware desse tipo, é apenas um protótipo para mostrar seu processador, mas que, obviamente, servirá de inspiração para os fabricantes de computadores fazerem algo parecido.

Com informações do Engadget e The Verge

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
O que é o Google Classroom e para quem é destinado

O que é o Google Classroom e para quem é destinado

por Especial
Na era da sala de aula digital, é importante ter espaços virtuais para professores, alunos e pessoas que os apoiam ...
Leia Mais
10 modos de assistir Netflix na TV que não é Smart TV

10 modos de assistir Netflix na TV que não é Smart TV

por Dicas de tecnologia, Especial
Você sabia que existem diversas maneiras de assistir Netflix em qualquer TV, mesmo que você não tenha algum topo de ...
Leia Mais
pandemia destaque

O que é uma Pandemia? Conheçam as que já aconteceram

por Especial
Uma pandemia é um surto global de uma doença. Existem muitos exemplos na história, sendo a mais recente a pandemia ...
Leia Mais
Coronavirus destaque

O que é o Coronavírus? 10 perguntas sobre o COVID-19

por Especial
Os coronavírus são um tipo de vírus que causam diferentes tipos de doenças respiratórias. O Coronavírus que estamos vivendo um ...
Leia Mais
playstation 5 vs xbox series x

Playstation 5 vs Xbox Series X: quem tem o melhor hardware (comparativo)

por Especial
No período que antecedeu a revelação do PlayStation 5 e Xbox Series X, houve intensa especulação sobre o hardware que ...
Leia Mais