Notícias Dicas Marcas Reviews Contato
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
dicas
videos
tecnologias
noticia
servicos
empresa
analises

Início » O que é o IGTV Video e como posso usar?

O que é o IGTV Video e como posso usar?

Saibam o que é o IGTV, como funciona e como você pode usar a plataforma de vídeos do Instagram.
Por | 10 de fevereiro de 2020 às 09:07

Quando se trata de marketing na mídia social, o vídeo é um dos formatos de conteúdo mais úteis e eficazes. Segundo a Cisco, podemos esperar ver cerca de 80% do tráfego da Internet na forma de vídeos nos próximos anos. E o sucesso do Instagram Stories é um exemplo de como a criação e produção de vídeos se tornaram populares. Pensando nisso, o Instagram lançou em 2018 o IGTV, que passou a dar a oportunidade de Instagrammers postarem vídeos maiores que no Stories.

Assim como o YouTube, vídeos mais longos são a especialidade da IGTV. Mas o que torna a IGTV tão diferente? Leia para obter uma visão geral dos recursos da IGTV, um resumo de como iniciar e administrar sua própria conta da IGTV e algumas dicas de práticas recomendadas para usar no formato.

O que é o vídeo IGTV?

O IGTV video é um aplicativo que pode ser usado sozinho ou em conjunto com o Instagram. É essencialmente a resposta do Instagram para o YouTube, pois foi projetado para a visualização otimizada para dispositivos móveis de vídeos longos.

Qualquer usuário pode configurar seu próprio canal e compartilhar conteúdo de vídeo com duração de até uma hora. Cabe ao usuário ou marca se ele deseja, ou não criar conteúdo específico do canal aqui, ou se está interessado em conectá-lo aos vídeos que já estão postando no Instagram.

A principal diferença entre o IGTV e o Stories é que esses vídeos geralmente duram de alguns minutos a até uma hora.

Para os usuários, o aplicativo possui uma interface fácil de navegar com várias guias, incluindo “para você”, “a seguir” e “popular”. A barra de pesquisa apresenta sugestões personalizadas para você. Além disso, enquanto você estiver usando o aplicativo, também será conectado automaticamente aos seguidores existentes na sua conta do Instagram que estão usando o aplicativo.

IGTV vs. YouTube: Qual é o Melhor?

O uso do IGTV oferecerá a usuários e marcas individuais alguns benefícios sobre o YouTube. Por um lado, não há comerciais por enquanto; portanto, você pode avançar com seu conteúdo sem interrupções, o que pode fazer com que os espectadores percam o interesse e mudem de canal.

O IGTV também foi projetado para uso em smartphones, com a possibilidade de fazer vídeos verticais que não forcem os usuários a mover seus telefones para uma posição horizontal para visualização. Ele não é apenas otimizado para a visualização do telefone, mas também para os usuários enviarem vídeos pelos telefones com facilidade. Também há como enviar vídeos na horizontal, porém, não é essa a proposta do app.

Configurando seu canal

Primeiramente, estou assumindo que você já instalou o aplicativo IGTV ( Android , iOS ) e está conectado a internet. Para criar um canal IGTV, basta seguir as etapas abaixo:

  • No aplicativo IGTV, toque no cog configurações para dirigir-se ao seu perfil. Aqui, toque em “Criar canal”.

  • Agora, o IGTV o guiará por alguns dos fundamentos dos vídeos IGTV, basta tocar em “Próximo” e depois tocar em “Criar canal”.

Como criar um canal no IGTV

É isso aí. Seu canal no IGTV foi criado. A IGTV usa seu identificador padrão do Instagram para criar seu canal e você pode tocar no ícone do seu perfil no IGTV para visualizar seu canal a qualquer momento.

Crie um canal IGTV sem o aplicativo IGTV

Se você não tiver o aplicativo IGTV instalado, também poderá criar seu canal IGTV diretamente do aplicativo do Instagram. Aqui estão os passos que você deve seguir.

  • Na página inicial do Instagram, toque no ícone IGTV no topo e toque no ícone Configurações.

Como criar um canal no IGTV

  • Toque em Criar canal.
  • Siga as instruções na tela e pronto.

Iniciar o upload

Depois de configurar o aplicativo e sua bio, é muito simples passar para a fase de upload. Lembre-se de que você não pode gravar vídeos imediatamente como no Instagram ou no Instagram Stories. Isso tem vantagens e desvantagens, mas, em geral, é configurado como o YouTube, onde você pode criar uma quantidade de vídeos, editá-los e lançá-los mais tarde, quando sentir que tem mais tempo.

Você pode enviar quantos vídeos desejar para a sua galeria, e usá-los após. Seus seguidores no Instagram verão esses vídeos automaticamente, mesmo que não estejam tecnicamente usando o aplicativo IGTV, diretamente na timeline do app do Instagram.

Dicas e práticas recomendadas para IGTV

Assim como qualquer outra estratégia em mídias sociais, você deve criar vídeos para o grupo demográfico específico para o qual está tentando alcançar seu público, seja para vendas ou apenas para entretenimento. Para esse fim, convém ter uma ideia do que você já está fazendo no Instagram e onde ele está melhor atendendo você.

Depois de postar, você também pode compartilhar seus vídeos IGTV por meio de outros canais e, mais importante, em seu canal regular do Instagram. Lembre-se de que, como em qualquer outro exercício de postagem cruzada, você quer ser super claro de que está postando na IGTV e para que seus seguidores o encontrem lá. Você também deseja manter a consistência em termos de marca, visual e programação de postagem.

Verifique se seus vídeos têm 15 segundos ou mais, mas não mais que 10 minutos. Dependendo do seu produto e mensagem, um vídeo de 3 a 4 minutos geralmente é uma boa duração a ser alcançada. E considere que seu público provavelmente tem um período de atenção de 1 minuto; portanto, seja completamente claro no início sobre o que está fazendo. Outra opção é criar uma série de vídeos e dividi-la em partes menores.

Além disso, na introdução, verifique se você não está ouvindo música alta, pois pode tirar a atenção das pessoas, especialmente se elas estiverem assistindo em um local público ou com fones de ouvido. Esses vídeos começam imediatamente quando alguém chega aos canais, como os stories, por isso, esteja preparado para que alguém sem querer veja seu vídeo e não os assuste.

Não se esqueça de utilizar links clicáveis ​​nas descrições, semelhantes ao YouTube e extremamente úteis para direcionar tráfego para sua página de destino ou qualquer parte do site que você queira destacar.

Hashtags

Se você já sabe como usar hashtags no Instagram, saberá usá-las para IGTV. Seja estratégico, use apenas algumas relevantes e coloque-as na descrição do vídeo para obter melhor impulsionamento via SEO.

Teste

O IGTV é provavelmente uma plataforma que vale a pena testar pelo menos se você já tem um grande número de seguidores no Instagram e seu conteúdo é focado em vídeos. Se você ainda não está gravando vídeos, ou se ainda são curtos, o YouTube e o Stories continuarão funcionando bem. Lembre-se de que os stories do Instagram são apenas temporários e, com o IGTV, você pode criar conteúdo que permanece. Portanto, depende realmente do tipo de valor que sua marca está obtendo de um vídeo curto versus um longo.

Vídeos mais longos significam tempos de envolvimento mais longos, e isso significa mais potencial para incorporar sua marca na memória de alguém. Você também tem muito espaço no IGTV para produção e compartilhamento de vídeos criativos e educacionais, o que pode dar à sua marca um novo nível de significado para um determinado subconjunto de usuários.

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
O que é o Dia da toalha e do orgulho Nerd comemorado hoje?

O que é o Dia da toalha e do orgulho Nerd comemorado hoje?

por Especial
O Dia do orgulho Nerd, ou Dia do orgulho Geek, é um dia comemorado todo dia 25 de maio no mundo ...
Leia Mais
Quem é Marvin, o Androide Paranóide?

Quem é Marvin, o Androide Paranóide?

por Especial
Hoje, dia 25 de maio, é comemorado o dia do orgulho Nerd, e uma das maiores referências para a data, ...
Leia Mais
10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

por Especial, Listas
Principal concorrente do Netflix, o Amazon Prime Video vem ganhando espaço no Brasil, principalmente pelo preço abaixo do concorrente. O ...
Leia Mais
WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

por Dicas de tecnologia
Ontem o Facebook anunciou o Messenger Room, que é capaz de fazer uma chamada de vídeo com até 50 pessoas ...
Leia Mais
Messenger Room com 50 pessoas

Facebook Messenger Rooms: 10 recursos que você deve conhecer do rival do Zoom

por Especial, Listas
Embora o Zoom tenha tomado medidas eficazes  para resolver problemas de segurança e privacidade, muitos usuários estão procurando alternativas para ...
Leia Mais