Saiba tudo sobre o novo Snapdragon 855

O Snapdragon Tech Summit, evento anual da Qualcomm, está em andamento no Havaí e traz a inauguração do próximo processador móvel da empresa, o Snapdragon 855, que deve alimentar telefones 5G como o Samsung Galaxy S10. Aqui está tudo que você precisa saber sobre ele.

O Snapdragon 845 tornou-se um lar dentro da maioria dos smartphones topos de linha em 2017 e 2018. Mas, nos meses mais recentes, ele se deparou com uma concorrência mais forte com os chips Apple A12 Bionic e Huawei Kirin 980, já em processo de 7nm.

O Snapdragon 855 espera equilibrar a balança a favor da Qualcomm e introduzir uma série de novas tecnologias também.

Snapdragon 855: ligando os primeiros smartphones 5G

Uma coisa que os outros não tem, é o poderoso modem 5G. Isso é tão verdade, que a Qualcomm passou a maior parte do discurso de abertura de duas horas do Tech Summit, falando sobre as tentativas e tribulações de construir uma infraestrutura 5G e criar um chip móvel para se beneficiar de tal conexão.

Entretanto falou dos benefícios de como as tecnologias que ajudarão o Snapdragon 855 a se destacar a multidão.

Embora o 5G tenha maiores implicações para aplicativos empresariais e industriais, o principal benefício para os consumidores é o aumento de velocidade que eles experimentarão.

snapdragon 855 5G

Depois que as operadoras implementarem adequadamente redes 5G, os usuários começarão com velocidades de navegação de celular de classe gigabit, e espera-se que aumentem à medida que a tecnologia amadurece.

Nos EUA, empresas como a AT & T e a Verizon já estão testando redes 5G ao vivo e prometendo fornecer hardware com capacidade 5G no primeiro semestre de 2019.

O mesmo vale para a EE no Reino Unido, que já confirmou que será lançada Cobertura 5G em seis grandes cidades (Londres, Cardiff, Belfast, Edimburgo, Birmingham e Manchester), com um extenso rollout cobrindo mais dez locais antes do final do ano.

Com isso em mente, é importante saber que você só poderá se beneficiar do 5G em lugares específicos até que ele esteja mais amplamente disponível. No Brasil, já há em andamento testes com a rede 5G, porém ainda não se tem data para chegada ao público.

Com o 5G, espere streaming de vídeos de alta resolução sem buffering, downloads quase instantâneos de arquivos convencionais e jogos multiplayers sem delay. Esses são alguns benefícios para usuários comum da nova tecnologia.

Snapdragon 855: AI, segurança, jogos e muito mais

Além das velocidades de dados móveis, o 855 também lançará a quarta geração do mecanismo de inteligência artificial da Qualcomm, que irá permear tudo, desde a pesquisa preditiva até a visão de máquina.

Snapdragon 855

Mundialmente, a Qualcomm também está introduzindo o primeiro ISP (processador de sinal de imagem) de visão computacional, chamado Qualcomm Spectra – hardware dedicado que ajudará a informar as tarefas de visão de máquina.

Esse processador promete um grande avanço para fotos e vídeos, capazes de reconhecer pessoas que estao tendo suas fotos tiradas e muito mais.

A Qualcomm também revelou o que está chamando de “Sensor sonoro 3D” – um sensor ultrassônico de impressão digital pronto para o consumidor que pode ler dados de profundidade na parte superior da imagem 2D de sua impressão.

Foi chamado de “a seleção mais segura no mercado de dispositivos móveis atualmente”, o sensor 3D Sonic também poderá ler os sulcos e poros de sua impressão, mesmo se estiver coberto por sujeira ou água. Tudo isso mesmo se o usuário tiver uma película de tela.

A Qualcomm também anunciou o Snapdragon Gaming, um conjunto de recursos para satisfazer os mais avançados jogadores. As expectativas são gráficos cinematográficos, áudio de alta fidelidade, desempenho fluido e bateria longa. Lembrando que o Snapdragon 855 também equipará computadores.

Snapdragon 855: Hardware, desempenho e data de lançamento

O 855 é um dos poucos chips construídos em um processo de 7nm incrivelmente pequeno e eficiente. Tal como acontece com os seus principais rivais, o menor tamanho de matriz significa menos resistência e, portanto, maior eficiência de energia, resultando em maior vida útil da bateria e melhor desempenho geral.

Snapdragon 855

Quanto à energia bruta, apesar de não apresentar números concretos, a Qualcomm assegurou a todos que o Snapdragon 855 oferece uma melhoria de desempenho geral de 3x, comparado com o 845 e um aumento de 2x nas tarefas de IA em comparação com chips 7nm rivais que a Qualcomm não quis falar no palco.

Ao dizer tudo, menos seus nomes, a empresa claramente apontou os dedos para o chip A12 Bionic da Apple e o recém-lançado processador Kirin 980 da Huawei.

Qual será o primeiro telefone Snapdragon 855? Embora ainda não tenhamos datas de lançamentos concretos, Justin Denison, da Samsung Electronics America, se sentou no palco ao lado do Cristiano Amon da Qualcomm no lançamento da Snapdragon 855 e prometeu para 2019.

8 respostas para “Saiba tudo sobre o novo Snapdragon 855”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *