Review Samsung Galaxy S II lite, vale a pena?

review_galaxy_s2_lite (1)

Como os leitores que nos acompanham sabem, há duas semanas adquiri um Galaxy S II lite. Esse modelo da Samsung foi lançado no começo do ano fora do Brasil, porém com o nome de Galaxy S Advanced. Os dois nomes deixam claro que ele seria um intermediário entre o Galaxy S e o Galaxy S II. Mas o que mais chama atenção nesse modelo é o preço que está atualmente em torno de 950~999 Reais. Para efeito de comparação, esse era o preço do Galaxy S cerca de 4 meses atrás. Sendo ele 500 Reais (em lojas oficiais) mais barato que o S II, será que vale a pena comprar ele?

review_galaxy_s2_lite (1)

Embora eu já tenha comentado suas diferenças entre ele e o Galaxy S II, nesse post o seu “irmaozão” será referência em vários casos, afinal eu tenho certeza que grande parte das pessoas que o compraram estavam querendo o S II mas não estavam dispostas a pagar o preço dele.

Para vocês terem um ideia das diferenças de hardware entre os dois modelos, clique aqui e veja uma comparação feita através de nosso sistema de comparação.

Mas antes, leiam aqui a ficha completa de especificações do Galaxy S2 lite.

Design e construção

Como sempre o visual da linha galaxy chama muita atenção – embora seja parecida com iPhone – e não seria diferente com o Galaxy S II lite. Podemos dizer que ele é uma mistura do Galaxy SII com o Galaxy Nexus. Olhando de frente ele é muito parecido com o S II sendo que possuem o mesmo tamanho com excessão da espessura, como o lite tem uma tela menor ele possui as bordas maiores. E a semelhança com o Nexus? Ele tem a tela encurvada, achei interessante pois nem o S II possui.

review_galaxy_s2_lite (6)

Mesmo sendo parecido com o S II, ele é mais arrendondado e como dito anteriormente tem a tela encurvada, achei legal isso que ele não ficou tão cópia do irmão maior, tornando-se um modelo diferenciado.

Ele é bem fino, mas não compo o Galaxy S II, mas é o suficiente e não atrapalha nem um pouco no manuseio. Sua espessura é de 9.7 mm, de altura possui 123.2 e 67 mm de largura.

Temos na frente sua tela de 4 polegadas, o botão físico que é mais retangular que o do S II e sua câmera frontal de 1.3 Mpx. A iluminação dos botões de toque só aparecem quando você toca, normalmente fica apagado.

frente

Na lateral direita temos os botões de volume do outro lado o botão de ligar/ stand-by. Na parte de cima ele não possui botões e na parte inferior há o conector de fone de ouvido padrão e o conector micro USB que também serve para conector HDMI com o padrão MHL.

review_galaxy_s2_lite_superior

Na parte de trás ele tem sua câmera de 5 megapixels com seu flash LED. Também há uma pequena grade co um microfone para a hora de gravação de videos. Interessante é que também é feita do plástico resistente e maleável que o S II possui.

O Galaxy SII tem um excelente acabamento que foi herdado do S II que por conseguinte é melhor que o Galaxy S.

Tela

A tela é de Super AMOLED e tem resolução de 800×480 pixel, a do S 2 é de Super AMOLED plus. Infelizmente a tela desse aparelho usa o famoso esquema Pen Tile, o mesmo que foi tão criticado no Motorola Atrix. Em uma tela de LCD, ou de AMOLED, normalmente cada pixel é formado por três subpixels, esse arranjo é chamado RGB (vermelho, verde e azul), porém para prolongar a vida útil das telas de AMOLED os fabricantes usam a grade PenTile que ao invés de ter um layout RGB, você tem uma matriz de pixels RRB e GGB. Como resultado, você diminui o número de subpixels azuis e isso prolonga a vida útil da tela, já que os fósforos azuis são mais propensos a perder intensidade ao longo do tempo que o vermelho ou o verde. No caso do AMOLED isso não tem um impacto tão grande quanto em um LCD comum. Mesmo assim, ao olhar bem de perto na tela dificilmente você enxerga um pixel, sendo assim o resultado foi bem melhor que no Atrix onde os pixels são mais visíveis.

review_galaxy_s2_lite (11)

Ela possui um bom brilho e contraste, mas ao lado do S tive a impressão dela ter um brilho inferior, mas nada que faça tanta diferença. Um problema chato que achei foi oi velho teste de usar em um dia ensolarado, no S II praticamente não há problema, mas no lite o efeito sobre o Sol não é igual ao do S II.

Quanto a sensibilidade é perfeita no mesmo nível do S II.

Hardware e desempenho

Ele possui ujm processador dual-core de 1 GHz e possui 768 MB de memória RAM. Ele parece der um gingerbread bem redondinho e juntando com seu hardware bom, ele é um aparelho muito rápido que sinceramente não se percebe diferença entre ele e o S II. Com respeito ao seu processador ele é novo e feito pela própria Samsung e se chama “Janice”, ele é uma variante mais pobre do Exynos usado no S II. Graças a isso você não vai achar muito “mods” para ele, visto que os programadores ainda estão conhecendo seu hardware. Isso dificulta bastante até mesmo realizar o root no aparelho e ainda não existe nenhuma ROM modificada para ele. Devido a esses motivos ele ainda roda o Android 2.3 sem previsão da Samsung para atualização para o ICS.

review_galaxy_s2_lite (10)

Por outro lado a Samsung parece que fez um ótimo trabalho e espero que não abandone esse novo SoC. Em muitos testes de benchmarks por ai, foi notado que em vários casos o Galaxy S Advanced (Galaxy S II lite por aqui) ganhou do próprio S II!

Além do ótimo processador ele possui a mesma GPU Mali 400 utilizada no S II, isso significa que ele roda qualquer jogo que há na Market sem dificuldades. Também roda vídeos em HD 720p – como no vídeo review logo abaixo – e também full HD 1080p sem dificuldades (dependendo do player que você usa).

review_s_II_lite_janice

Quanto a bateria, como sempre digo, não adianta esperar muito do Android atualmente. Nos meus testes defini um parâmetro: uma carga por dia, isso é o suficiente.

Eu uso regularmente o 3G e o Wi-Fi, mas esse último desligo a noite quando estou em casa. Não ouço música no celular e assisto de vez em quando vídeos. O GPS uso umas 2 vezes por semana, em dia de GPS no mínimo são duas cargas. E finalizando tiro bastante fotos. Resumindo tenho um perfil intermediário de consumo.

Uma dúvida que surgiu e que ainda não descobri é se ele tem ou não saída HDMI através do conector MLP igual ao S II. Muitos sites de fora dizem que tem e muitos outros dizem que não porém não achei nenhuma foto ou vídeo demonstrando isso. Não irei comprar um cabo sem ter certeza, ou seja, a dúvida vai continuar.

Câmera

Sua câmera é de 5 MPx e possui o mesmo software da do S II. Embora não seja nenhum Lumia 800 as fotos tiradas por ele ficaram muito boas, inclusive com ótimos macros. No escuro é a mesma história, o ledizinho não serve para muita coisa não.

review_galaxy_s2_lite (12)

Ele faz videos em HD 720p. A qualida é boa sendo compatível com a performance de outros modelos semelhantes.

Vídeo Review

Prós e contras

Prós

  • Preço menor que outros modelos da categoria;
  • Ótimo desempenho já que tem um bom processador e boa memória RAM, levando em conta o preço;
  • Câmera com bons resultados
  • Tela boa
  • Aparelho com dimensões reduzidas e bem leve
Contras
  • Versão do Android não é a última e a Samsung nem comentou se irá atualizá-lo, provavelmente não.
  • Comunidade de hackers ainda está dando os primeiros passos com ele, ainda não métodos simplificados de root e muito menos ROM modificadas.
  • Bateria ficou devendo um pouco.
  • Tela não tem qualidade da do S II

Conclusão

O Galaxy S II lite é um excelente aparelho na sua faixa de hardware. Mas o que vale a pena, por enquanto, é seu custo x beneficio. Digo por enquanto pois ainda não sabemos ao certo em quanto que irá estacionar o preço do Galaxy S II com o lançamento do Galaxy S III. Embora como já dito ele seja um excelente aparelho ele não é um Galaxy S II, pois a tela maior e a espessura do S II pode fazer diferença, além do hardware melhor é claro. Segundo fontes da TIM o S II irá estacionar em cerca de 1200 Reais ao menos até o fim do ano e o Galaxy S II lite em cerca de 850 Reais. SE isso for verdade, o S II lite será um grande negócio pois 350 Reais é um valor a se levar em consideração, porém a partir do ano que vem o preço dos dois irá se estreitar provavelmente, ai ele não será mais bom negócio.

Ele será um bom negócio durante ao menos uns 8-10 meses, e isso para muitos é mais do que suficiente. Para quem quer ter um smartphone mid-end que se equipara com alguns high-ends e não quer investir um valor muito alto, o S II lite é o modelo perfeito. Ele tem um desempenho acima de qualquer mid-end existente hoje no mercado sem dúvidas.

Para aqueles que gostam de mexer e modificar o Android, um aviso: pense bem antes de adquirir esse modelo. Como o hardware dele é único e praticamente exclusivo, há pouca gente na comunidade alternativa criando algo para ele. Nada de Cyanogem, nada de ROMs alternativas, na da ROMs retails e é dificil rootear ele. Fica o aviso.

Caso queira rootear o aparelho, aqui ensinamos como.

Galeria de fotos

[nggallery id=1]

         

Recomendamos para você