Vídeo Review do Motorola RAZR i

Motorola RAZR i

O Motorola RAZR i é o primeiro smartphone com Android do mundo a possui um processador Intel. Além disso também possui uma tela que usa a tecnologia chamada edge-to-edge que na prática significa que praticamente não há bordas entre a tela e o corpo do aparelho. Graças a isso ele possui um corpo pequeno de tela de mais ou menos 3,7 ~4 polegadas, porém utiliza uma tela grande de 4,3 polegadas.

Hardware

Embora ele não seja o top de linha da marca, posto do RAZR HD, o RAZR i possui um hardware muito bom que na maioria dos casos não fica atrás dos modelos de nível superior ao dele. Abaixo um resumo de suas especificações:

  • Processador Intel de 2GHz de apenas um núcleo
  • Memória RAM de 1 GB;
  • 8 GB de armazenamento interno, sendo somente 6 utilizável,
  • Tela de 4,3 polegadas SuperAMOLED Advanced com resolução qHD  (540 x 960 pixels);
  • Câmera principal de 8 megapixels com flash de LED e frontal VGA;
  • Bateria com 2100 mAh;

Sua tela de 4.3 polegadas é de Super AMOLED Advanced e possui um ótimo brilho. Embora sua resolução não seja HD, a resolução “quase HD” parece que ficou perfeita na tela de 4,3 polegadas, os ícones ficaram pouca coisa maiores que no RAZR HD que possui resolução HD. Confiram aqui as especificações completas.

Design

Seguindo a linha da família RAZR, o RAZR i tem um dos desenhos mais bonitos que já vi em um smartphone. Ele é pequeno se comparado com outros tops, porém sua tela toma conta de quase toda a frente. Diferente do RAZR HD, ele não possui um “calombo” onde fica a câmera, ele começa com uma espessura na parte inferior e vai engrossando ligeiramente até chegar na parte superior, na espessura necessária para abrigar sua câmera. Abaixo suas dimensões e peso:

  • Espessura: 8,3 mm
  • Largura: 60,9 mm
  • Altura: 122,5 mm
  • Peso: 126 gramas

Um detalhe interessante é o fato que em uma de suas laterais existe um botão dedicado para acionar a câmera.

Software / Desempenho

Ele roda o Android ICS em sua versão 4.0.4 e, para felicidade de todos, não possui a interface Motoblur e sim uma interface “quase” pura do Android que é a Holo. Em sua interface há dois detalhes interessantes:

  1. Ele possui o melhor Widget de tempo que conheço que é o Circles. São 3 anéis que possuem dois lados (cara e coroa) configurável. No maior você escolhe o relógio digital ou analógico e ainda configura o alarme. No segundo anel há o tempo da cidade escolhida, você pode escolher várias cidades bastando “rodar” o anel para mudar a cidade. O último anel mostra o nível da bateria e também os avisos como mensagens SMS.
  2. Como todo Android possui várias telas de espera, porém a primeira é fixa e serve como uma tela cheia de atalhos de configuração como WiFi, Bluetooth, dados e outros.

[related_posts]O software é extremamente rápido e não travou sequer uma vez.  Mesmo com dezenas de aplicativos abertos – isso mesmo, dezenas – o aparelho não engasga e não precisamos recorrer ao fechamento dos apps. Isso é fruto das contantes melhorias no Android onde cada vez mais o sistema melhora sua gestão de memória RAM.

No teste Antutu ele fez mais de 8000 pontos, embora todo mundo que tem um fala que nunca passou de 6000, será que o aparelho que me foi enviado é mágico?

No teste de jogos ele rodou perfeitamente todos os 3 jogos que estão dentre os mais pesados atualmente: Dead trigger, Nova 3 e Shadowgun.

Na navegação de internet – com o Chrome devidamente instalado – ele também se mostrou muito rápido e sem engasgamento.

Na hora de rodar vídeos, rodou perfeitamente e sem engasgos vídeos em full HD 1080p com legendas e tudo. Utilizei vídeos com extensões .mkv e .mp4.

Câmera

A Motorola nunca foi exemplo se tratando de câmeras para celular. Porém me parece que ela deu um tratamento especial no caso do RAZR i. Primeiro que a câmera de 8 Megapixels tem resultados satisfatórios semelhantes ao do RAZR Maxx e RAZR HD. Porém o destaque fica por conta de sua velocidade, é a mais rápida que já vi para Android.

Para acioná-la basta apertar o botão dedicado que em cerca de 1 segundo o app de câmera já está aberto e pronto para disparo. Há um modo de disparo chamado “Várias fotos” que como o próprio nome sugere, tira várias fotos. Mais uma vez a velocidade espanta: são 10 fotos em 1 segundo! Isso é ideal para tirar fotos de movimento, já dentre 10 fotos é provável que você consiga uma sem tremer.

O ponto fraco fica por conta dele não ter o modo macro, apesar que no modo normal ela consegue focalizar objetos bem próximos.

Ele faz vídeos em full HD há 1080p. Os vídeos tem uma ótima qualidade. Me parece ser exatamente a mesma câmera do RAZR HD.

Pontos positivos e negativos

Positivos

  • Processador extremamente rápido
  • Design fino e elegante
  • Boa tela que é grande apesar do aparelho ser pequeno
  • Câmera extremamente rápida
  • Bom custo x beneficio

Negativos

  • Ausência de saída HDMI ou MHL

Conclusão

Nem preciso dizer que aprovo o aparelho, basta ver acima que só achei um ponto negativo relevante. É um dos aparelhos mais bonitos que já testei, tem excelente tamanho e uma tela relativamente grande e tem um processamento digno de qualquer top de linha quad-core do mercado. Me parece que a Intel veio para ficar e quando ela trazer processadores melhores – afinal ela afirmou que esse é um de entrada – ai as outras fabricantes que utilizam ARM terão que correr atrás.

Outro destaque fica por conta de sua câmera e que finalmente tem botão dedicado para disparo, coisa que deveria ser obrigação em um Android assim como é no Windows Phone.

Para fechar destaco o excelente custo x beneficio. Se você quer um aparelho com perfomance top de linha mas não quer pagar o preço de um Galaxy S3, Optimus 4X ou RAZR HD, ele é melhor smartphone do mercado atualmente que cumpre esses requisitos.

 

         

Recomendamos para você