30 minutos a menos de redes sociais diminui riscos de depressão

redes sociais causam deprssão

Pesquisa da Universidade da Pensilvânia mostrou relação em redes sociais e depressão. Segundo eles, 30 minutos a menos de redes sociais por dia, diminui riscos de depressão nos usuários.

O estudo ouviu 143 estudantes. Durante 2 semestres, os alunos foram divididos em 2 grupos. O primeiro reduziam 30 minutos por dia o uso de redes sociais: o Facebook, Instagram e Snapchat. Mas no segundo grupo, eram permitidos os alunos manterem seus hábitos de acesso.

O estudo foi publicado no Journal of Social and Clinical Psychology. Após 3 semanas, os alunos foram submetidos a uma avaliação mental em diferentes áreas.

Foram 7 áreas diferentes, incluindo: apoio social, medo de perder coisas (conhecido como FOMO – fear of missing out), solidão, autonomia, ansiedade, depressão e autoestima.

Segundo Melissa Hunt, principal pesquisadora do estudo: “Usar menos mídias sociais do que você normalmente usaria pode levar a reduções significativas tanto na depressão quanto na solidão. Esses efeitos são particularmente vistos nas pessoas que estavam mais deprimidas quando entraram no estudo.”

Mas a redução de uso de redes sociais, não afetou todas as 7 áreas. Por exemplo, com respeito a autoestima não houve alterações. Entretanto, os alunos apresentaram diminuição nos níveis de ansiedade e FOMO.

Redes sociais x depressão: o problema é antigo

Não é a primeira vez que falamos aqui no tekimobile sobre estudos envolvendo redes sociais e depressão. Em 2014 já falávamos sobre smartphones e redes sociais estarem ligados a depresão.

depressao

Já no ano passado, publicamos uma pesquisa nos Estados Unidos, que entrevistou 1.787 adultos com idades entre 19 e 32 anos. Na pesquisa, os “heavy users” de redes sociais, possuem quase três vezes mais chances de sofrerem de depressão.

Vale ressaltar que estudos como esses não podem excluem outros fatores que podem afetar a saúde mental, e não devem ser usados isoladamente. Não deixe de procurar ajuda médica.

Com, informações do B9

André Luiz

Depois de mais de uma década trabalhando com eletrônica e telecom, resolveu escrever sobre tudo o que já havia aprendido. Assim nasceu o Tekimobile.