Início » Porque a Apple tem tanto medo do Google?

Porque a Apple tem tanto medo do Google?

Por | 19 de julho de 2011 às 16:28

Ultimamente não tem sido fácil para a Apple. O mercado da maçã vem caindo cada vez mais e essa perda de mercado está diretamente ligada a ascensão de seu maior concorrente e nosso favorito sistema operacional móvel de código aberto. Quanto mais próximo o Android fica do topo, mais a empresa de Steve Jobs se sente ameaçada. Por muito tempo a sua resposta contra este incrível crescimento de seu arqui-inimigo foi inovar cada vez mais os seus iGadgets para que não mais fossem ameaçados pela competição.

 

Por muito tempo isso funcionou e a Apple conseguiu nos surpreender cada vez mais com o lançamento das novas versões de seus aparelhos, principalmente o iPhone. Quando estava próximo do lançamento de uma nova versão deste smartphone nós sempre esperávamos que, não só o Android, mas todos os outros sistemas fossem abalados imediatamente. As vendas deste pequeno aparelho sempre afetaram a dos modelos de outras empresas, que tentavam desesperadamente se igualar em qualidade ao aparelho da Apple, mas raramente obtinham sucesso.

 

Hoje em dia a situação mudou e bastante. Se esperamos pelo lançamento dos novos iGadgets é pra ver como a Samsung, Motorola, HTC e muitas outras irão fazer para superá-los. Já tem muita gente que espera ansioso em enormes filas para adquirir um novo Galaxy S e nem se preocupa com as do iPhone. Até mesmo a Google I/O, evento para desenvolvedores onde sempre são apresentadas diversas novidades para o Android, esgota seus ingressos em algumas horas enquanto a WWDC da Apple demora dias.

 

Não é que a Apple tenha sido extremamente abalada com isso e esteja a beira da falência, mas não podemos negar o fato de que ela não é mais o imbatível titã que era antes.

 

No passado ela respondia por meio de inovação, mas hoje em dia começou a adotar uma estratégia bastante curiosa. Em vez de ir atrás do próprio Google, criador do sistema Android, ela tenta ir contra as fabricantes que o apoiam, como HTC e Samsung, por meio de processos na justiça. O que parece ser um cerco que está sendo criado ao redor do gigante das buscas, nada mais é do que uma tentativa desesperada de eliminar a competição.

 

O próprio Eric Schmidt, Chairman do Google, disse recentemente em uma conferência:

A grande notícia deste ano tem sido a explosão dos aparelhos com o Google Android e isso significa que nossos concorrentes estão respondendo. Por que eles não estão respondendo com inovação, eles estão respondendo com processos. Nós não fizemos nada de errado e esses processos são apenas inspirados por nosso sucesso.

 

Esse tipo de coisa é que nos faz sentir falta do passado. Preferimos muito mais que essas empresas compitam no mercado do que em um tribunal. Até porque é só quando elas tentam lançar aparelhos cada vez melhores que nós, consumidores, começamos a ganhar, com smartphones e tablets que são mais e mais inovadores.

 

Creio que a Apple não possui grandes motivos para continuar com este ato de inveja. Se ela revolucionou no passado pode revolucionar no presente. E voltar a ficar no topo. Basta que ela em vez de gastar seu tempo processando os outros começa a dedicar mais tempo e dinheiro ao desenvolvimento de seus gadgets.

 

Antigamente dava até orgulho de saber que o meu smartphone competia com o iPhone, aparelho de uma empresa tão poderosa quanto a Apple. Agora isso se perdeu e não porque o poder dela ficou menor, mas sim pelas atitudes que ela tem tomado.

 

Para ela nós só desejamos o melhor e esperamos que algum dia ela volte a ser uma empresa que se preocupa muito mais em revolucionar do que em tentar atrapalhar a concorrência.

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
google camera samsung

Como instalar a Google Camera em QUALQUER Samsung

por Dicas de tecnologia
A GCam ou Google Camera, quando instalada em smartphones da Samsung melhoram muito a qualidade da imagem na maioria dos ...
Leia Mais
capa para facebook destaque

Como saber quem visitou meu perfil no Facebook? Mitos e verdades

por Dicas de tecnologia
Como saber quem visitou meu perfil no facebook? Se você procura pela resposta a essa pergunta, acredite, você não está ...
Leia Mais
celular pegando fogo celular explode

Porque telefones celulares explodem? Vejam 4 motivos

por Especial
De tempos em tempos vemos relatos de smartphones que explodem nas notícias. E, embora esses acidentes sejam incrivelmente raros, eles ...
Leia Mais
Por que carregamento sem fio é tão lento? Entenda

Por que carregamento sem fio é tão lento? Entenda

por Especial
Nos últimos 5 anos, a velocidade de carregamento sem fio aumentou de cerca de 5 watts para 10 ou 15 ...
Leia Mais
baixar videos no celular

Como baixar filmes no celular de graça: 5 maneiras

por Dicas de tecnologia
Assistir filmes no celular é uma das facilidades que temos hoje em dia e, consequentemente, saber como baixar filmes no celular ...
Leia Mais