
Certas coisas que acontecem dentro das fábricas da Foxconn são difíceis de acreditar. Depois de histórias envolvendo suicídios, trabalho escravo e outras barbaridades, a noticia que rola hoje em vários jornais do mundo é que para suprir a demanda de iPhones 5, a Foxconn está contratando trabalhadores que vivem em alojamentos sem eletricidade e sem água corrente. Quem descobriu os fatos foram jornalistas franceses infiltrados em uma das unidades da Foxconn na China.
A Apple, que na realidade paga a Foxconn para fabricar seus iGadgets, prometeu corrigir esses problemas lá no início deste ano, mas de acordo com os jornalistas pouca coisa foi melhorada nas instalações da empresa chinesa.
Os vídeos abaixo mostram 60 minutos do que acontece dentro de uma fábrica na cidade de Zhengzhou. Tudo foi filmado disfarçadamente por repórteres da “France 2 TV station”. São exibidos dormitórios mal cuidados, sujos, sem eletricidade, água corrente ou elevadores. É nesse ambiente desumano que os funcionários da empresa vivem.
Além disso, o repórteres disfarçados disseram que nem todos os trabalhadores são menores de idade, porém muitos deles foram obrigados por administrações de escolas a trabalharem na empresa. Embora os salários tenham melhorados, as acusações de falta de segurança nas moradias e má alimentação, parecem não compensar em nada esse “aumento” financeiro que a empresa deu desde o começo do ano.
A reportagem chegou a conclusão que o grande vilão da história, agora é o iPhone 5. Com um enorme volume de negócios entre a Foxconn e a Apple, a empresa chinesa é obrigada a recrutar mais pessoas, que em muitas vezes, são “seleciondas” em campanhas de contratação enormes. Obviamente os alojamentos da fábrica não estão prontos para o aumento no número de ocupantes.
E as autoridades? a Foxconn já respondeu às investigações, porém, basicamente diz que as fábricas não são perfeitas e eles estão tentando melhorar condições de trabalho. Abaixo alguns trechos de um comunicado oficial da empresa:
Via Engadget, fonte Envoye Special
Com certeza que o governo chinês é coresponsavel desta falta de vergonha….qto. a maçã demonstra que o único interesse continua sendo o profit absurdo, alias como nas demais ….
Tudo isso pro Iphone chegar aqui custando mais que um bom notebook.
A culpa basicamente é do governo chinês que permite que isso ocorra, se ele não permitisse a Foxconn não usaria mão de obra escrava e a Aple não seria omissa.