Início » Noticias » Oppo mostra primeira câmera por trás da tela; o fim do notch

Oppo mostra primeira câmera por trás da tela; o fim do notch

A hinesa Oppo apresentou um protótipo de tela com uma câmera embutida por trás, eliminando a necessidade de recorte ou cameras pop-up.
Por
26 de junho de 2019 às 11h08 - Atualização: 26/06/2019

Conforme prometido pela chinesa Oppo, a empresa mostrou hoje (26) sua nova tela para smartphones com uma câmera escondida atrás da mesma. Esse é o primeiro passo para o fim dos entalhes, câmeras mecânicas e outras soluções para câmeras frontais de smartphones.

A nova tela foi apresentada no evento MWC 2019 edição Xangai. Com o nome de “Perspective Panorama Screen“, essa tela tem uma câmera que fica oculta atrás da tela; que só aparece quando o usuário a ativa. Assim ela aparece na tela que é transparente.

tela com camera embutida da Oppo

Em seu Twitter, a Oppo explica bem por cima o funcionamento. Ela diz que o módulo da câmera é personalizado e a tela possui um material transparente que permite que a câmera tire fotos nítidas. Como qualquer câmera frontal, ela faz vídeo chamadas e também tem reconhecimento facial 2D para desbloqueio da tela.

O segredo não está na câmera, mas sim na tela. Chamada USC (Under screen Camera), a tela usa materiais personalizados para aumentar a transparência da tela. Atualmente, as telas já são transparentes, afinal leitores de digitais óticos na tela também são câmeras que tiram fotos das impressões digitais. Porém, elas não são transparentes o suficiente para permitir uma foto nítida.

Ainda não é perfeito

Muitas empresas estão trabalhando nessa tela. Essa da Oppo, por exemplo, não se trata ainda de um smartphone final e sim de um protótipo de tela. Isso significa que ainda não está totalmente pronta. A própria empresa disse que conseguiu uma equilíbrio entre transparência sem atrapalhar o funcionamento da tela.

O site Engadget (da China) reparou durante o evento que se olhar bem de perto da tela, é possível notar uma “deformidade” no local que fica a câmera, uma espécie de “pixelização” da mesma, mostrando que ainda não é perfeita.

O sensor da câmera também é adaptado para a tela. Ele possui pixels maiores e é fisicamente maior. Além disso, a abertura é grande justamente para conseguir captar o máximo possível de luz que vem de fora da tela. Além disso, ajustes no software e um diferente algoritmo de HDR foi necessário criar.

Sem data de lançamento

Como dito, se trata de um protótipo. A Oppo não soube dizer quando e se irá lançar um smartphone real com a tecnologia. Nesse meio tempo, com certeza novas empresas irão apresentar suas funções de câmeras sobre o display.

Mais sobre: oppo,
Matérias relacionadas

Deixe uma resposta