Início » Noticias » OnePlus 6 anos: Conheçam a história de sucesso (e erros)

OnePlus 6 anos: Conheçam a história de sucesso (e erros)

Conheçam a história da OnePlus e vejam todos os erros e acertos da empresa durante seus 6 anos de existência.
Por | 16 de dezembro de 2019 às 15:13

Pode ser difícil de acreditar, mas a chinesa OnePlus completou 6 anos de vida. O ex vice-presidente da Oppo, Pete Lau, e o ex-gerente de mercados internacionais da Oppo, Carl Pei, fundaram a empresa em 16 de dezembro de 2013. Decidimos reunir aqui os erros e acertos de uma das – se não a mais – amada empresa de “matadores de topos de linha” do mercado.

Em seis anos, a marca passou de uma pequena empresa com um dispositivo a um importante player global no mercado de smartphones premium na Índia e comanda uma poderosa presença em outras partes do mundo – infelizmente não no Brasil. Ela conseguiu fazer tudo isso, mantendo seus produtos relativamente baratos em comparação à maioria da concorrência e sem diluir o valor da marca.

No entanto, nem sempre foi fácil para o OnePlus. Houve alguns erros no caminho. No aniversário do OnePlus, vamos dar uma olhada nos seis maiores sucessos (e maiores erros) que a empresa teve nos últimos seis anos.

Ponto positivo 1 – O OnePlus One

O Oneplus One é frequentemente citado como um dos melhores smartphones de todos os tempos, com pessoas de todo o mundo ainda o usando até hoje como seu smartphone principal.

Quando o One foi lançado, em 2014 (apenas quatro meses após o primeiro aniversário da OnePlus), ele ofereceu quase todas as principais especificações que você esperaria de um smartphone topo de linha, mas por cerca de metade do preço. Claro, ele não veio com a melhor câmera nem os recursos mais recentes; como uma tela de 1440p ou um scanner de impressão digital, mas foi rápido, durável e atraente.

Obviamente, o sistema de convites foi frustrante para os compradores e a OnePlus fez um trabalho muito ruim no que diz respeito ao suporte ao cliente, mas o One foi um sucesso genuíno para a marca.

Aparecer no mundo com um sucesso como o OnePlus One, foi uma grande vitória para a empresa e preparou o terreno para seu sucesso futuro.

Ponto positivo 2 -Oxigen OS

Muitos não sabem, mas o primeiro OnePlus foi lançado rodando a Cyanogen OS, hoje conhecida como Lineage OS. Se tratava de uma sistema operacional que lembrava muito o Android Stock, mas totalmente mantida por usuários sem estar ligados a uma empresa.

pocophone oxygen os oneplus

Porém, mais tarde, a empresa entrou em conflitos comerciais com a Cyanogem Inc., empresa que posteriormente foi criada para trazer lucros para a Cyanogem OS. Mas só temos a agradecer a esse acontecimento.

Sem usar a Cyanogen, a OnePlus foi forçada a criar seu próprio sistema e o batizou de Oxygen OS. Foi sucesso total. Eu, por exemplo, ainda a considero a melhor modificação do Android já feita, superando, inclusive, o próprio Android puro do Google.

Quando as coisas na Cyanogen estavam ficando complicadas, a OnePlus sabia que precisava abandonar a marca para futuros dispositivos. Em 2015, ele começou a desenvolver sua própria interface Android, próxima a versão Stock, que ganhou o nome de Oxygen OS depois que a OnePlus realizou um concurso de nomes on-line. Pouco antes do segundo aniversário do OnePlus, a empresa lançou o Oxygen OS como uma atualização opcional para o OnePlus One.

No início, a Oxygen OS estava muito perto de Android puro, com apenas alguns recursos adicionais. Com o tempo, porém, a OnePlus transformou a skin em uma doas melhores do mercado. É uma experiência praticamente sem lentidão, com toneladas de recursos de personalização e uma interface de usuário rápida e bonita.

A Oxygen OS é tão amada pelos fãs do OnePlus que muitos se recusam a mudar de marca simplesmente porque não querem lidar com uma experiência anêmica no Android ou ficarem sobrecarregados com a bagunça de muitas outras skins de OEMs.

Ponto positivo 3: O OnePlus 3T

Embora o OnePlus One sempre tenha um lugar especial na lista de smartphones Android historicamente importantes, o OnePlus 3T provavelmente será lembrado como o melhor dispositivo que a OnePlus já ofereceu.

melhores smartphones chineses oneplus 3t

Inicialmente, a reação dos fãs ao OnePlus 3T – lançada logo antes do terceiro aniversário do OnePlus, apenas seis meses após o OnePlus 3 – foi controverso.

Por um lado, os fãs gostaram da ideia de um telefone OnePlus um pouco melhor em pouco tempo, mas, aqueles que acabaram de comprar o OnePlus 3 sentiram uma pontada de arrependimento por não saberem que uma escolha melhor viria tão cedo.

No entanto, quaisquer dúvidas foram rapidamente esquecidas quando as pessoas começaram a usar o OnePlus 3T. Mantendo o mesmo design metálico e elegante do OnePlus 3, o 3T aumentou as especificações do processador, da bateria e da câmera frontal, além de adicionar uma nova opção de armazenamento interno de 128 GB.

De fato, o OnePlus continuou a oferecer suporte ao OnePlus 3T até este ano, com o dispositivo recebendo uma atualização final para Android 9 Pie. Foram quatro versões diferentes do Android lançadas para este dispositivo (Marshmallow, Nougat, Oreo e Pie).
Fizemos o review desse aparelho, e até o considero um dos melhores smartphones que já usei, tanto na construção robusta de metal, como no hardware fantástico e velocidade sem igual. Só poderia ser melhor nas câmeras, mas daí era exigir demais.

Ponto positivo 4:  Carregador DashvCharge

Hoje em dia é comum smartphones terem carregadores super rápidos, mas, há alguns anos não era assim.

A OnePlus que deu início a essa importante características hoje, com o seu carragador Dash Charge.

O carregamento rápido com fio Dash – e agora o Warp- é incrivelmente útil, e a decisão da OnePlus de se concentrar nesse carregamento rápido ao invés de se dedicar ao sem fio, foi decisão certeira.

Quando o OnePlus estreou Dash Charge – seu sistema proprietário de carregamento rápido licenciado pela Oppo – com o OnePlus 3, prometeu “um dia de energia em meia hora”. O OnePlus 3 carregava de 0% a 60% em cerca de 30 minutos. Algo inédito na época.

Isso é muito mais útil para o usuário médio de smartphone do que o carregamento sem fio, especialmente quando você leva em consideração que mesmo os sistemas sem fio mais rápidos do mercado atualmente estão com cerca da metade da velocidade.

Eventualmente, o OnePlus entrou em uma disputa de marca registrada na UE sobre o nome Dash Charge e, posteriormente, renomeou como Warp Charge. Mas o sistema é tão bom e só se tornou mais poderoso com o tempo, com o OnePlus 7T capaz de carregar de 0% a 50% da bateria em apenas 20 minutos.

Ponto positivo 5: Marca mais vendida na Índia

Por volta do quinto aniversário do OnePlus, a empresa recebeu ótimas notícias: de acordo com uma pesquisa: a OnePlus tornou-se a marca de smartphone premium mais vendida na Índia.

Você leu isso corretamente. Isso significa que o OnePlus vende mais smartphones premium na Índia do que Samsung, Apple, Huawei ou qualquer outro fabricante de smartphone em todo o mundo. Com a Índia sendo um dos maiores e mais rápidos mercados de smartphones do mundo, essa conquista é importante.

Incrivelmente, o OnePlus conseguiu manter seu status de melhor cão da Índia durante todo este ano. Enquanto isso, seu reconhecimento de marca e participação de mercado estão aumentando em muitas outras partes do mundo, incluindo o Reino Unido, os EUA e a Europa. Mas essa conquista na Índia sempre será um dos marcos mais significativos da empresa.

Ponto positivo 6: O OnePlus 7 Pro

No início deste ano, o OnePlus lançou um novo tipo de dispositivo OnePlus: um modelo “Pro”. Até então, a empresa lançava apenas um carro-chefe primário e, em seguida, um modelo de atualização “T”. O OnePlus 7 Pro, nesse sentido, foi o primeiro de seu tipo.

Embora a ideia do OnePlus de lançar um dispositivo que certamente seria ainda mais caro do que o OnePlus 6T – que era o telefone mais caro de todos os tempos da empresa quando lançado – o 7 Pro mais do que mereceu sua consideração como um dos melhores smartphones de 2019.

O telefone não era apenas bonito e uma maravilha técnica, mas também apresentava a estréia de um dos maiores sucessos do setor no ano: a taxa de atualização de tela de 90Hz, que o OnePlus comercializa como Fluid AMOLED. Também foi a estréia do padrão de armazenamento UFS 3.0 em um smartphone e o primeiro dispositivo a chegar à América do Norte com uma câmera selfie pop-up.

O OnePlus 7 Pro é um excelente exemplo de transição do OnePlus de uma empresa que entrega carros modernos a preços baixos para uma empresa que é a primeira no mercado com recursos inovadores.

Erro 1: Propagandas meio bizarras

Entre seus anúncios de TV bizarros e tentativas interessantes de marketing viral, o OnePlus é uma empresa que sempre pensou fora da caixa entre a sua fundação e hoje, o sexto aniversário do OnePlus.

No entanto, duas de suas primeiras tentativas de marketing saíram pela culatra para a empresa. O primeiro foi chamado “Smash The Past” que saiu logo após o lançamento do OnePlus One. O truque de marketing incentivou os usuários a filmar literalmente quebrando seu smartphone atual em troca de comprar o One por apenas US $ 1,00.

Infelizmente, as pessoas não entenderam como a promoção funcionou e os candidatos sem chance de ganhar acabaram quebrando seus telefones por engano. No final, apenas 100 dos 140.000 participantes conseguiram o OnePlus One por um dólar.

Pouco tempo depois da falhar na campanha “Smash The Past”, o OnePlus estreou outra campanha mal recomendada chamada “Ladies First ”. A campanha incentivou as mulheres nos fóruns da comunidade OnePlus a postar uma foto de si mesmas ao lado de um logotipo OnePlus, o que poderia lhes render um convite para comprar o OnePlus One.

Os não participantes (leia-se: na maioria homens) nos fóruns poderiam “curtir” essas fotos. Tenho certeza de que você já sabe como isso acabou.

Erro 2: Problemas com o Cyanogen OS

CyanogenMod – que acabou se transformando em Lineage – era uma ROM Android personalizada que você podia baixar e instalar no seu smartphone desbloqueado. Como era amado pela comunidade de ROMs personalizadas, os fãs ficaram incrivelmente animados quando o OnePlus revelou que o OnePlus One teria o Cyanogen OS (uma versão comercial do CyanogenMod) pré-carregado.

Isso não apenas representou uma grande vitória para a Cyanogen Inc., a empresa por trás do Cyanogen OS, mas também para a comunidade de ROMs personalizadas em geral. Infelizmente, as coisas mudaram rapidamente.

A Cyanogen Inc. foi atormentada por uma liderança fraca e algumas decisões realmente ruins. Um dos maiores erros foi assinar um contrato com um concorrente da OnePlus, onde a marca tinha exclusividade sobre a Cyanogem OS, ou seja, a OnePlus não poderia mais usar ela..

Erro 3: O OnePlus 2

Embora seja difícil classificar qualquer smartphone OnePlus como objetivamente “ruim”, o OnePlus 2 é considerado o pior de todos. Embora tenha herdado muitos do design e recursos do OnePlus One, de enorme sucesso, algumas das mudanças introduzidas com o OnePlus 2 foram pequenas demais.

O maior erro do OnePlus 2 foi a eliminação do suporte a NFC. O OnePlus defendeu a decisão dizendo que poucos usuários do OnePlus se aproveitavam dos recursos da NFC; portanto, não havia necessidade do chip no dispositivo.

Olhando para trás, é difícil imaginar por que o OnePlus pensaria assim, considerando que os pagamentos sem contato estavam começando a ganhar força e a Apple lançou Apple Pay um ano antes.

Outro erro foi incluir uma porta USB-C no dispositivo. Embora o USB-C devesse ter sido um dos principais recursos do telefone, o OnePlus optou por usar um cabo e adaptador que não estava em conformidade com o padrão USB-C. Como tal, o cabo não funcionava com muitos dispositivos de terceiros, impedindo que os usuários fizessem coisas simples, como transferir dados do telefone para um laptop.

Erro 4: “Never Settle” se transforma em “Settle Às vezes”

Desde o primeiro aniversário do OnePlus, o lema da empresa é  “Never Settle (nunca se acomode)”. O slogan incentiva os usuários de smartphones a sempre exigirem o mais alto calibre de produtos e a “nunca se contentar” com nada menos.

No entanto, ao longo dos anos, o lema tem sido usado contra a empresa quando faz coisas que vão contra o que sua comunidade quer. Aqui estão alguns exemplos:

  • Removendo o suporte NFC do OnePlus 2.
  • Recusando-se a introduzir o carregamento sem fio em qualquer um dos seus aparelhos.
  • Dizendo aos usuários para “aprender a amar o entalhe” no OnePlus 6.
  • Eliminando o fone de ouvido do OnePlus 6T, mesmo após zombar de outros quando removeram.
  • Recusando-se a buscar a certificação IP para qualquer um de seus aparelhos.
  • Aumentar constantemente seus preços em cada novo dispositivo.

Erro 5: cadê o Android 10?

No final de 2018, o OnePlus ganhou as manchetes ao trazer o Android 9 Pie para o OnePlus 6 em pouco mais de 40 dias. Na época, isso tornou a empresa uma das mais rápidas a oferecer a atualização mais recente do Android para um aparelho que não fosse um Pixel.

O OnePlus 6T, lançado logo depois, veio com o Android 9 Pie pronto para uso, tornando-o o primeiro celular no mercado com o sistema.

No entanto, as coisas não deram tão certo para o OnePlus este ano com o lançamento do Android 10. Embora tenha anunciado o lançamento do Android 10 para o OnePlus 7 e OnePlus 7 Pro apenas 18 dias após o lançamento do novo sistema operacional – superando o feito anterior por uma margem enorme – o lançamento começou e parou várias vezes. O início difícil foi devido a vários bugs e problemas com o lançamento estável.

Mais tarde, a OnePlus anunciou o lançamento do Android 10 para o OnePlus 6 e OnePlus 6T. Esses lançamentos também começaram e pararam algumas vezes devido a bugs e outros problemas com o software.

Parece que, em seus esforços para manter a reputação de ser um dos primeiros a oferecer atualizações do Android, o OnePlus levou as coisas muito longe e começou a colocar a velocidade sobre o controle de qualidade.

Embora os fãs do OnePlus apreciem muito que seus dispositivos normalmente vejam a versão mais recente do Android antes de quase qualquer outra pessoa, eles terão prazer em esperar um pouco mais se isso significa que a atualização esteja totalmente funcional.

Erro # 6: Forçaram a barra com vários OnePlus 7

Até 2017, a empresa sempre mostrou o lançamento de um ou dois smartphones. Este ano, no entanto, a festa de aniversário do OnePlus terá mais celulares para comemorar do que nunca.

Em 2018, o OnePlus lançou três smartphones: o OnePlus 6, o OnePlus 6T e o ligeiramente diferente OnePlus 6T McLaren Edition. Com isso em mente, aqui estão os telefones OnePlus lançados este ano sobre a geração 7:

  • OnePlus 7
  • OnePlus 7 Pro
  • OnePlus 7 Pro 5G
  • OnePlus 7T
  • OnePlus 7T Pro
  • OnePlus 7T Pro 5G McLaren Edition

São seis dispositivos diferentes, todos começando com o “OnePlus 7”, que é incrivelmente confuso. As coisas ficam ainda mais confusas quando você descobre que apenas determinados dispositivos estão disponíveis em determinadas áreas do mundo, dificultando a compra.

Infelizmente, não parece que as coisas vão melhorar em 2020. Já temos rumores de que o OnePlus planeja lançar regularmente OnePlus 8, uma OnePlus 8 Pro, e uma nova variante, a chamada OnePlus 8 Lite. Se também lançar mais variantes 5G, variantes da McLaren e atualizações em “T” no final do ano, seu portfólio será ainda mais confuso.

E ai, o que acharam? A OnePlus irá crescer depois desses anos ou vai acabar no esquecimento?

Mais sobre: OnePlus,
ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
google camera samsung

Como instalar a Google Camera em QUALQUER Samsung

por Dicas de tecnologia
A GCam ou Google Camera, quando instalada em smartphones da Samsung melhoram muito a qualidade da imagem na maioria dos ...
Leia Mais
capa para facebook destaque

Como saber quem visitou meu perfil no Facebook? Mitos e verdades

por Dicas de tecnologia
Como saber quem visitou meu perfil no facebook? Se você procura pela resposta a essa pergunta, acredite, você não está ...
Leia Mais
celular pegando fogo celular explode

Porque telefones celulares explodem? Vejam 4 motivos

por Especial
De tempos em tempos vemos relatos de smartphones que explodem nas notícias. E, embora esses acidentes sejam incrivelmente raros, eles ...
Leia Mais
Por que carregamento sem fio é tão lento? Entenda

Por que carregamento sem fio é tão lento? Entenda

por Especial
Nos últimos 5 anos, a velocidade de carregamento sem fio aumentou de cerca de 5 watts para 10 ou 15 ...
Leia Mais
baixar videos no celular

Como baixar filmes no celular de graça: 5 maneiras

por Dicas de tecnologia
Assistir filmes no celular é uma das facilidades que temos hoje em dia e, consequentemente, saber como baixar filmes no celular ...
Leia Mais