O que são os trolls e como lidar com eles (não os alimente)

Quem são os trolls? Onde vivem? O que comem? Saibam tudo sobre essa praga que tenta estragar a internet.
Avatar de André Luiz
03/02/2020 às 17:57 | Atualizado há 4 anos
troll

Os trolls da Internet são pessoas que querem provocar e incomodar os outros on-line por diversão. Veja como identificar os sinais de que alguém é um troll e como lidar com eles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que são os trolls da Internet?

Se você está na Internet há algum tempo, provavelmente já encontrou um troll em algum momento. Um troll da Internet é alguém que faz declarações intencionalmente inflamatórias, rudes ou perturbadoras, só para provocar outros para darem respostas que levem a mudar o assunto ou foco da conversa. Eles podem vir de várias formas. A maioria dos trolls faz isso por diversão, mas outras formas de troll tem motivações mais sérias por trás.

Os trolls existem no folclore e na literatura da fantasia há séculos, mas o trolling on-line existe há tanto tempo quanto a Internet existe. O uso conhecido mais antigo do termo pode ser rastreado até os anos 90 nos primeiros painéis de mensagens on-line. Naquela época, era uma maneira dos usuários confundirem novos membros publicando repetidamente uma piada interna. Desde então, tornou-se uma atividade muito mais maliciosa.

Trolling é diferente de outras formas de cyberbullying ou assédio. Normalmente não é direcionado a nenhuma pessoa e depende de outras pessoas prestando atenção e sendo provocadas. O trolling existe em muitas plataformas online, desde pequenos grupos privados até os maiores sites de mídia social. Aqui está uma lista de locais on-line onde é provável que você veja trolls on-line:

  • Fóruns on-line anônimos: lugares como Reddit, 4chan e outros sites de mensagens anônimas são os principais lugares para a proliferação deles. Como não há como rastrear quem é quem, os trolls podem postar conteúdo muito difamatório sem repercussão.

mulher assustada com troll

  • Twitter: O Twitter também tem a opção de ser anônimo e se tornou um viveiro de trolls da Internet. Os métodos frequentes de controle do Twitter envolvem o sequestro de hashtags populares e a menção de personalidades populares do Twitter para atrair a atenção de seus seguidores. Brasileiros são conhecidos mundialmente como trolls do Twitter.
  • Seções de comentários: as seções de comentários de locais como o YouTube e sites de notícias também são áreas populares para os trolls alimentarem.

Você encontrará trolls em qualquer lugar on-line, inclusive no Facebook e em sites de namoro on-line. Infelizmente, eles são bastante comuns.

Sinais que alguém está te trolando

Às vezes pode ser difícil dizer a diferença entre um troll e alguém que realmente quer discutir sobre um tópico. No entanto, aqui estão alguns sinais de que alguém está apenas gerando discusões sem para causar discórdia.

  • Comentários fora do tópico: completamente fora do tópico do assunto em questão. Isso é feito para incomodar e atrapalhar outros comentaristas.
  • Recusa em reconhecer evidências: mesmo quando apresentados a fatos concretos, eles ignoram e fingem que nunca viram.
  • Tom desdenhoso e condescendente: Um indicador precoce de um troll são quando começam a comentar desrespeitosamente, atacar outros sem argumentos, xingando e etc, sem falar nada a respeito do assunto em questão.
  • Uso de imagens ou memes não relacionados: eles respondem a outros com memes, imagens e gifs. Isso é especialmente verdadeiro se feito em resposta a uma postagem de texto muito longa.
  • Parecendo inconsciente: Eles parecem inconscientes de que a maioria das pessoas discorda deles. Além disso, os trolls raramente ficam bravos ao serem provocados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

A lista acima não é de forma alguma definitiva. Existem muitas outras maneiras de identificar que alguém está trolando. Geralmente, se alguém parece dissimulado, desinteressado em uma discussão real e provocador de propósito, provavelmente é um.

nao alimente os trolls

O ditado mais clássico sobre trolling é: “Não alimente os trolls”. Os trolls buscam respostas emocionais e acham a provocação divertida; portanto, responder a eles ou tentar discutir com eles só os fará trolar mais. Ao ignorar completamente um troll, eles provavelmente ficarão frustrados e irão para outro lugar na internet.

Você deve fazer o possível para não levar a sério o que os trolls dizem. Não importa o quão mal eles se comportem, lembre-se de que essas pessoas passam inúmeras horas improdutivas tentando enlouquecer as pessoas. Eles não valem a sua hora do dia.

Se um troll se tornar spam ou começar a entupir um tópico, você também poderá denunciá-lo à equipe de moderação do site. Dependendo do site, é possível que nada aconteça, mas você deve fazer sua parte para dissuadi-los ativamente de estragar a plataforma em questão. Se o seu report for bem-sucedido, o troll poderá ser temporariamente suspenso ou a conta dele poderá ser totalmente banida.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ