Início » Especial » O que são os trolls e como lidar com eles (não os alimente)

O que são os trolls e como lidar com eles (não os alimente)

Quem são os trolls? Onde vivem? O que comem? Saibam tudo sobre essa praga que tenta estragar a internet.
Por | 3 de fevereiro de 2020 às 17:57
troll

Os trolls da Internet são pessoas que querem provocar e incomodar os outros on-line por diversão. Veja como identificar os sinais de que alguém é um troll e como lidar com eles.

O que são os trolls da Internet?

Se você está na Internet há algum tempo, provavelmente já encontrou um troll em algum momento. Um troll da Internet é alguém que faz declarações intencionalmente inflamatórias, rudes ou perturbadoras, só para provocar outros para darem respostas que levem a mudar o assunto ou foco da conversa. Eles podem vir de várias formas. A maioria dos trolls faz isso por diversão, mas outras formas de troll tem motivações mais sérias por trás.

Os trolls existem no folclore e na literatura da fantasia há séculos, mas o trolling on-line existe há tanto tempo quanto a Internet existe. O uso conhecido mais antigo do termo pode ser rastreado até os anos 90 nos primeiros painéis de mensagens on-line. Naquela época, era uma maneira dos usuários confundirem novos membros publicando repetidamente uma piada interna. Desde então, tornou-se uma atividade muito mais maliciosa.

Trolling é diferente de outras formas de cyberbullying ou assédio. Normalmente não é direcionado a nenhuma pessoa e depende de outras pessoas prestando atenção e sendo provocadas. O trolling existe em muitas plataformas online, desde pequenos grupos privados até os maiores sites de mídia social. Aqui está uma lista de locais on-line onde é provável que você veja trolls on-line:

  • Fóruns on-line anônimos: lugares como Reddit, 4chan e outros sites de mensagens anônimas são os principais lugares para a proliferação deles. Como não há como rastrear quem é quem, os trolls podem postar conteúdo muito difamatório sem repercussão.

mulher assustada com troll

  • Twitter: O Twitter também tem a opção de ser anônimo e se tornou um viveiro de trolls da Internet. Os métodos frequentes de controle do Twitter envolvem o sequestro de hashtags populares e a menção de personalidades populares do Twitter para atrair a atenção de seus seguidores. Brasileiros são conhecidos mundialmente como trolls do Twitter.
  • Seções de comentários: as seções de comentários de locais como o YouTube e sites de notícias também são áreas populares para os trolls alimentarem.

Você encontrará trolls em qualquer lugar on-line, inclusive no Facebook e em sites de namoro on-line. Infelizmente, eles são bastante comuns.

Sinais que alguém está te trolando

Às vezes pode ser difícil dizer a diferença entre um troll e alguém que realmente quer discutir sobre um tópico. No entanto, aqui estão alguns sinais de que alguém está apenas gerando discusões sem para causar discórdia.

  • Comentários fora do tópico: completamente fora do tópico do assunto em questão. Isso é feito para incomodar e atrapalhar outros comentaristas.
  • Recusa em reconhecer evidências: mesmo quando apresentados a fatos concretos, eles ignoram e fingem que nunca viram.
  • Tom desdenhoso e condescendente: Um indicador precoce de um troll são quando começam a comentar desrespeitosamente, atacar outros sem argumentos, xingando e etc, sem falar nada a respeito do assunto em questão.
  • Uso de imagens ou memes não relacionados: eles respondem a outros com memes, imagens e gifs. Isso é especialmente verdadeiro se feito em resposta a uma postagem de texto muito longa.
  • Parecendo inconsciente: Eles parecem inconscientes de que a maioria das pessoas discorda deles. Além disso, os trolls raramente ficam bravos ao serem provocados.

A lista acima não é de forma alguma definitiva. Existem muitas outras maneiras de identificar que alguém está trolando. Geralmente, se alguém parece dissimulado, desinteressado em uma discussão real e provocador de propósito, provavelmente é um.

nao alimente os trolls

O ditado mais clássico sobre trolling é: “Não alimente os trolls”. Os trolls buscam respostas emocionais e acham a provocação divertida; portanto, responder a eles ou tentar discutir com eles só os fará trolar mais. Ao ignorar completamente um troll, eles provavelmente ficarão frustrados e irão para outro lugar na internet.

Você deve fazer o possível para não levar a sério o que os trolls dizem. Não importa o quão mal eles se comportem, lembre-se de que essas pessoas passam inúmeras horas improdutivas tentando enlouquecer as pessoas. Eles não valem a sua hora do dia.

Se um troll se tornar spam ou começar a entupir um tópico, você também poderá denunciá-lo à equipe de moderação do site. Dependendo do site, é possível que nada aconteça, mas você deve fazer sua parte para dissuadi-los ativamente de estragar a plataforma em questão. Se o seu report for bem-sucedido, o troll poderá ser temporariamente suspenso ou a conta dele poderá ser totalmente banida.

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
10 modos de assistir Netflix na TV que não é Smart TV

10 modos de assistir Netflix na TV que não é Smart TV

por Dicas de tecnologia, Especial
Você sabia que existem diversas maneiras de assistir Netflix em qualquer TV, mesmo que você não tenha algum topo de ...
Leia Mais
pandemia destaque

O que é uma Pandemia? Conheçam as que já aconteceram

por Especial
Uma pandemia é um surto global de uma doença. Existem muitos exemplos na história, sendo a mais recente a pandemia ...
Leia Mais
Coronavirus destaque

O que é o Coronavírus? 10 perguntas sobre o COVID-19

por Especial
Os coronavírus são um tipo de vírus que causam diferentes tipos de doenças respiratórias. O Coronavírus que estamos vivendo um ...
Leia Mais
playstation 5 vs xbox series x

Playstation 5 vs Xbox Series X: quem tem o melhor hardware (comparativo)

por Especial
No período que antecedeu a revelação do PlayStation 5 e Xbox Series X, houve intensa especulação sobre o hardware que ...
Leia Mais
profissoes do futuro

Indústria do futuro cria novas profissões; conheça algumas delas

por Especial
Cada vez mais a inteligência artificial e a inteligência humana devem se mesclar nas empresas, com impactos positivos em ambos ...
Leia Mais