Notícias Dicas Marcas Reviews Contato
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
dicas
videos
tecnologias
noticia
servicos
empresa
analises

Início » Especial » O que é o Google Classroom e para quem é destinado

O que é o Google Classroom e para quem é destinado

Conheçam o Google Classroom, ferramente gratuita do Google para escolas e estudantes estreitarem as dificuldades do ensino online.
Por | 30 de março de 2020 às 13:46

Na era da sala de aula digital, é importante ter espaços virtuais para professores, alunos e pessoas que os apoiam. O Google Classroom oferece a todos os envolvidos no processo de aprendizado um hub centralizado e fácil de usar para a colaboração em sala de aula. E, analisando a atual situação envolvendo a pandemia do Coronavírus, ele passa a ser uma boa opção para ensino a distância.

O Google Classroom é um aplicativo Web para colaboração

A ferramenta mais recente do Google para o mercado educacional não é realmente um espaço digital para compartilhar arquivos ou criar documentos; esse é basicamente o trabalho do Google Drive e do Google Docs . O Classroom também não é um espaço de encontro on-line; isso é para  o Google Hangouts ou o Google Hangouts Meet .

O Google Classroom é onde os professores podem criar e compartilhar tarefas, questionários e anúncios. A classificação, a organização da classe e a administração podem ser gerenciadas em sua interface.

Os alunos usam ferramentas intuitivas para acompanhar datas de entrega e atividades futuras; discutir tópicos com colegas e vários instrutores; compartilhe seus projetos, conteúdo e pensamentos. Pais, responsáveis ​​e cuidadores também podem ser adicionados, dando-lhes acesso a relatórios que resumem a atividade do aluno.

O Google Classroom pode ser usado por educadores infantis para compartilhar seus projetos de arte, estudantes do ensino médio que desejam acompanhar a quarentena de coronavírus ou alunos adultos que desejam uma maneira totalmente integrada de gerenciar seus trabalhos de aula digitalmente.

O Google Classroom é gratuito para escolas e alunos

google classroom debate

O Google fornece a todos acesso gratuito a ferramentas como o Gmail e o Google Drive. O ” G Suite ” é o produto de assinatura corporativa que agrupa essas e outras ferramentas para locais de trabalho e escolas. Se você faz parte de uma escola ou organização sem fins lucrativos , pode se qualificar para obter acesso gratuito ao G Suite. Os indivíduos também podem acessar o Google Classroom gratuitamente, embora algumas organizações possam precisar pagar pela ferramenta como parte do serviço G Suite do Google.

O Google deixa claro que este produto gratuito não está vendendo seus dados para fins publicitários, nem exibe anúncios de receita.

Introdução ao Google Classroom

Você pode experimentar o Google Classroom gratuitamente, criando sua própria sala de aula. Direcione qualquer navegador para classroom.google.com. Se você já possui uma conta do Google, faça login. Caso contrário, será necessário criar uma conta gratuita do Google e, em seguida, fazer login.

Para criar sua própria sala de aula, clique no sinal de mais (+) no canto superior direito da página principal da sala de aula e clique em “Criar classe”.

Você pode convidar alunos ou professores para sua turma na guia “Pessoas”, localizada em qualquer turma. Clique no ícone “Convidar” à direita de “Professores” ou “Alunos” para enviar convites por endereço de e-mail. Como alternativa, você pode enviar a seus alunos o código da turma listado na parte inferior.

Se você quiser ingressar em uma turma existente, precisará solicitar ao (s) instrutor (es) um código de turma. Entre na turma na tela principal do Classroom, clicando no sinal de mais (+) e depois em “Participar da turma”. Em seguida, insira seu código, participe da aula e comece a explorar tarefas, perguntas e discussões.

Você pode acessar o Google Classroom a partir de qualquer navegador ou fazer o download do aplicativo para AndroidiPhone, ou iPad.

Em qualquer lugar, em qualquer dispositivo, a qualquer momento, o Google Classroom permite acessar, criar e compartilhar perguntas, atribuições e comentários sobre todos os itens acima. Como uma ferramenta gratuita, pode ajudar a facilitar o aprendizado a distância, seja devido a estudantes geograficamente dispersos, quarentenas do COVID-19 ou até atividades extracurriculares.

 

Mais sobre: google,
ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
O que é o Dia da toalha e do orgulho Nerd comemorado hoje?

O que é o Dia da toalha e do orgulho Nerd comemorado hoje?

por Especial
O Dia do orgulho Nerd, ou Dia do orgulho Geek, é um dia comemorado todo dia 25 de maio no mundo ...
Leia Mais
Quem é Marvin, o Androide Paranóide?

Quem é Marvin, o Androide Paranóide?

por Especial
Hoje, dia 25 de maio, é comemorado o dia do orgulho Nerd, e uma das maiores referências para a data, ...
Leia Mais
10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

por Especial, Listas
Principal concorrente do Netflix, o Amazon Prime Video vem ganhando espaço no Brasil, principalmente pelo preço abaixo do concorrente. O ...
Leia Mais
WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

por Dicas de tecnologia
Ontem o Facebook anunciou o Messenger Room, que é capaz de fazer uma chamada de vídeo com até 50 pessoas ...
Leia Mais
Messenger Room com 50 pessoas

Facebook Messenger Rooms: 10 recursos que você deve conhecer do rival do Zoom

por Especial, Listas
Embora o Zoom tenha tomado medidas eficazes  para resolver problemas de segurança e privacidade, muitos usuários estão procurando alternativas para ...
Leia Mais