Início » Especial » O que são download e upload? Saibam as diferenças

O que são download e upload? Saibam as diferenças

Usados diariamente, muita gente ainda se confunde do que se trata o download e o upload. Vejam nesse artigo os significados e diferenças.
Por
11 de outubro de 2019 às 5h03
download e upload destaque

Você provavelmente já ouviu os termos “upload” e “download” várias vezes ao acessar a internet. Embora seja algo básico para os mais experientes, aqueles que estão começando a vida web ficam perdidos quando alguém fala frases, como: “faz um upload desse arquivo”, ou “faça o download desse programa”. É isso o que explicaremos aqui, o que significa cada um e qual a diferença entre eles.

Download e upload são termos básicos que qualquer usuário da web deve entender. Eles entram em ação ao seguir alguns tutoriais na internet; solucionar problemas com sua rede, na hora de escolher a velocidade da Internet e muito mais.

Índice

O que significa fazer upload de algo?

Quando você faz o upload de algo para um site, outro computador, local de rede etc., você está enviando dados do seu dispositivo — um computador, por exemplo — para o outro dispositivo. Os arquivos podem ser carregados para um servidor, como um site, ou diretamente para outro dispositivo, como ao enviar uma foto para o Google Fotos, por exemplo.

Por exemplo, se você enviar uma imagem para o Facebook, está fazendo o upload da foto do seu dispositivo para o site do Facebook. O arquivo começou com você e foi enviado para outro lugar, por isso é considerado um upload.

Isso vale para qualquer transferência como essa, independentemente do tipo de arquivo. Você pode enviar documentos para seu professor por e-mail, enviar um vídeo para o YouTube, fazer upload de músicas para sua coleção de músicas on-line etc. O ato de enviar um arquivo do seu celular ou computador para outro lugar, é um upload.

O que significa fazer o download de alguma coisa

O download é simplesmente o contrário do upload. Suponhamos que você precisa baixar o WhatsApp no seu celular, porque você não tem ele instalado. Você precisa ir em outro lugar, como ua loja de aplicativos, dai você vai lá e baixa ele. Baixar é a mesma coisa que fazer um download, em uma linguagem menos técnica.

Fazer o download de algo da Web significa que você está transferindo dados de outro local para o seu próprio dispositivo, seja seu telefone, computador, tablet, smartwatch etc.

Todos os tipos de informações podem ser baixados (fazer download) da Web: livros, filmes, software etc.  Considerando que um upload está enviando dados e um download está salvando dados, você já deve ter percebido que isso acontece o tempo todo quando você usa a internet.

Abra seu navegador da Web e acesse Google.com.br, nesse momento você imediatamente solicitou ao Google que ele forneça algo, nesse processo você enviou informações a ele (um upload). Em resposta, o Google te mostrou o mecanismo de pesquisa dele; para isso, ele baixou a página da Web correta para o seu navegador (um download).

Aqui está outro exemplo: quando você navega no YouTube procurando por vídeos, cada termo de pesquisa digitado envia pequenos bits de dados ao site para solicitar o vídeo que você está procurando (upload). Quando os resultados são entendidos pelo YouTube e enviados de volta (download) para você como sugestões de vídeos para sua procura.

Para um exemplo mais concreto, pense em um e-mail. Suponhamos que você irá enviar uma foto para alguém por ele, você irá clicar em “Anexo” e envia a foto, você está fazendo um upload dela para o servidor de e-mail. Dai, quando a outra pessoa recebe o e-mail e clica na foto, ele estará fazendo o download da foto para o computador dela.

É importante saber a diferença

Uploads e downloads acontecem o tempo todo em segundo plano. Normalmente, você não precisa entender quando algo está sendo carregado ou sendo baixado, ou ao que eles realmente se referem, mas saber como eles diferem é importante em algumas situações.

Por exemplo, se um site solicitar que você faça o upload do seu currículo usando um formulário on-line, mas você não saiba se isso significa salvar algo no seu computador ou enviar um arquivo para ele, pode ficar confuso e atrasando o processo.

Ou talvez você esteja comprando um plano de internet doméstica e veja um anúncio oferecendo velocidade de download de 50 Mbps e outro com velocidades de upload de 20 Mbps.

Na maioria dos casos, ninguém precisa de um upload rápido, a menos que você envie informações grandes, como vídeos para o Youtube. Mas a operadora pode tentar te convencer a pagar mais por um plano para você ter mais velocidade de upload, sendo que você não precisa disso.

Qual a diferença entre baixar filmes e assistir no Netflix?

Quando você baixa um filme da internet (download) o tempo que irá demorar vai depender da velocidade de sua internet. Sendo assim, você terá que esperar baixar tudo para assistir. Quanto mais rápida – e cara – for, mais rápido será o download. Mas, e no Netflix, Spotify e outros serviços de streaming, qual a diferença?

Diferente de baixar um filme, o Netflix transmite os dados de acordo com o passar do filme, ao invés de baixar ele todo. O filme está no servidor deles – comumente chamado de nunvens. No fim das contas, a quantidade de dados que você irá fazer, será a mesma coisa que baixar. Porém, o benefício é que você não precisa esperar. Mas, novamente, a velocidade irá fazer diferença.

O Netflix, e outros semelhantes, sabem a velocidade da sua internet e convertem isso em qualidade. Quanto mais rápida for sua internet, melhor a qualidade do filme, pois eles irão te enviar dados maiores, exigindo um download maior.

O download do filme inteiro, é útil se você deseja que o arquivo todo seja usado offline, como se planeja assistir a filmes, editar documentos, ver fotos, ouvir música etc. sem uma conexão à Internet. O arquivo inteiro é salvo no seu dispositivo desde que você o baixou, mas para usá-lo, é necessário aguardar a conclusão do download inteiro. Dependendo de quando você irá usar, não importa tanto a velocidade.

O streaming, por outro lado, é útil se você deseja usar o arquivo antes de terminar o download. Você pode transmitir programas da Netflix no seu tablet, por exemplo, sem precisar baixar o episódio inteiro primeiro. No entanto, o arquivo não pode ser usado offline porque, após a conclusão do fluxo, é completamente excluído do seu dispositivo.

Outros fatos sobre upload e download

Os termos download e upload geralmente são reservados para transferências que ocorrem entre um dispositivo local e outra coisa na internet. Por exemplo, você não dirá que “enviou dados para a sua unidade flash” ao copiar um arquivo para ele do seu computador.

Existem protocolos de rede que suportam uploads e downloads de dados. Um é o FTP, que utiliza servidores e clientes FTP para enviar e receber dados entre dispositivos. Outro é o HTTP, que é o protocolo usado quando você faz upload / download de dados através do seu navegador da web.

Mais sobre: Android,
Matérias relacionadas

Deixe uma resposta