Início » Especial » O que é 5G e quão rápido será? Descubra tudo a respeito

O que é 5G e quão rápido será? Descubra tudo a respeito

Muito se fala sobre redes 5G, mas a pergunta é: como ela funciona? E mais importante: ela é realmente tão rápida como dizem?
Por | 7 de janeiro de 2020 às 17:39
5G destaque

Está acontecendo mais uma vez na CES 2020: você não pode escapar do hype mundial em volta da conexão 5G, afinal, vários smartphones e outros dispositivos IoT já estão prontos para ela. Todo mundo – fabricantes de celulares, de processadores, operadoras de celular e etc – querem que você saiba o quão incrível o 5G será. A Samsung chamou de “fibra sem fio”, prometendo internet de baixa latência super rápida em todos os lugares. O 5G promete ser mais rápido do que qualquer conexão de Internet a cabo existente hoje … mas ela não precisa de fio.

O que é conexão 5G?

O 5G é o padrão de conexão que substituirá o atual padrão 4G LTE, assim como o 4G substituiu o 3G. A sigla 5G significa apenas “quinta geração” – porque é… a quinta geração desse tipo de conexão.

Esse padrão foi projetado para ser muito mais rápido que a tecnologia 4G LTE atual. Não se trata apenas de acelerar as conexões de internet dos smartphones. Trata-se de permitir Internet sem fio mais rápida em todos os lugares, desde carros conectados a dispositivos inteligentes e Internet das Coisas (IoT). De fato, embora esteja sempre ligada a smartphones, a conexão 5G promete uma revolução em como todos os equipamentos irão conversar entre si

No futuro, seu smartphone e todos os outros dispositivos que possuem com conectividade celular, usarão o 5G em vez da tecnologia 4G LTE que eles provavelmente usam atualmente.

5G

Quão rápido será o 5G?

As empresas de tecnologia estão prometendo muito com o 5G. Enquanto o 4G chega a 100 megabits por segundo (Mbps), o 5G chega a 10 gigabits por segundo (Gbps). Isso significa que o 5G é cem vezes mais rápido que a atual tecnologia 4G – na sua máxima velocidade teórica, que de fato nunca é atingida.

O 5G é 100 vezes mais rápido que o 4G…

Por exemplo, a Consumer Technology Association apontou que, a essa velocidade, você poderia baixar um filme de duas horas em apenas 3,6 segundos no 5G, contra 6 minutos no 4G ou 26 horas no 3G.

Também não é apenas taxa de transferência. O 5G promete reduzir significativamente a latência, o que significa tempos de carregamento mais rápidos e maior capacidade de resposta ao fazer praticamente qualquer coisa na internet. Especificamente, a tecnologia envolvida promete uma latência máxima de 4ms contra 20ms no atual 4G LTE.

Leiam também: O que é latência nas redes Wirelles e quão importante é

Nessas velocidades, o 5G supera as atuais conexões domésticas à internet por cabo e é mais comparável à fibra. Empresas de internet fixa como Comcast, Cox e outras podem enfrentar uma concorrência séria – especialmente quando são a única opção para a Internet doméstica rápida em uma determinada área. As operadoras 5G poderão oferecer uma alternativa mais rápida, sem instalar um cabo sequer nas residências. Imaginem a economia que isso gerará.

5G velocidade

Os apresentadores do 5G quer que pensemos no 5G como permitindo uma internet super rápida e praticamente ilimitada em qualquer lugar e em todos os dispositivos. Obviamente, no mundo real, os provedores de serviços da Internet impõem limites de dados. Por exemplo, mesmo que sua operadora de telefonia móvel tenha um limite de dados de 100 GB – que é muito maior do que a maioria dos planos hoje em dia – com o 5G em sua máxima velocidade (10 Gbps), um plano de 100 GB de dados acabará e um minuto e vinte segundos.  Ainda não está claro o que as operadoras limitarão no futuro e quanto isso afetará o uso.

Com o 5G em sua máxima velocidade, um plano de 100 GB de dados acabará e um minuto e vinte segundos…

Como o 5G funciona?

O 5G tira proveito de muita tecnologia na tentativa de atingir essas velocidades rápidas. Não há apenas uma inovação em jogo. A revista IEEE Spectrum explica bem muitos detalhes técnicos com mais profundidade, mas aqui está um breve resumo.

O novo padrão usará toda uma nova faixa de espectro de rádio do 4G. O 5G aproveitará as “ondas milimétricas”, transmitidas em frequências entre 30 e 300 GHz versus as bandas abaixo de 6 GHz que foram usadas no passado. Antes, eles eram usados ​​apenas para comunicação entre satélites e sistemas de radar. Como as ondas milimétricas não podem viajar facilmente através de edifícios ou outros objetos sólidos, o 5G também aproveita as “pequenas células” – estações menores em miniatura que podem ser colocadas a cada 250 metros em densas áreas urbanas. Isso proporcionaria uma cobertura muito melhor nesses locais.

Essas estações base também usam “MIMO maciço”. MIMO significa “múltiplas entradas e múltiplas saídas”. Você pode até ter um roteador sem fio doméstico com tecnologia MIMO, o que significa que possui várias antenas que podem ser usadas para conversar com vários dispositivos sem fio diferentes ao mesmo tempo, em vez de alternar rapidamente entre eles. O MIMO maciço usará dezenas de antenas em uma única estação base. Eles também aproveitarão a forma de feixe para direcionar melhor esses sinais, direcionando o sinal sem fio em um feixe apontando para o dispositivo e reduzindo a interferência em outros dispositivos.

As estações base 5G também rodam em full duplex, o que significa que podem transmitir e receber ao mesmo tempo, na mesma frequência. Hoje, eles precisam alternar entre os modos de transmissão e audição, diminuindo a velocidade das coisas. Esse é apenas um instantâneo de algumas das tecnologias sendo incorporadas para tornar o 5G tão rápido.

E sim, as evidências disponíveis apontam para o 5G sendo seguro.

Quando estará disponível?

Verizon, AT&T, T-Mobile e Sprint começaram a lançar o 5G em partes dos EUA. Por exemplo, a T-Mobile lançou uma rede nacional, embora esteja usando espectro de banda baixa que não é tão rápido quanto a tecnologia de onda milimétrica rápida. A AT&T também lançou o 5G em algumas cidades.

As redes não importam muito no momento, no entanto, como a maioria dos smartphones, incluindo os mais recentes iPhones, não suporta 5G. Ainda não recomendamos a compra de um smartphone 5G atual. As redes e o hardware do telefone precisam de mais tempo de desenvolvimento.

E no Brasil?

No Brasil ainda há um longo caminho. Somente no final de 2019 a Anatel decidiu liberar quais as frequências serão liberadas para as operadoras. Foram escolhidas a frequência de 2,3 GHz e 3,5 GHz para implementação da tecnologia 5G no Brasil.

A rede de 2,3 GHz irá contemplar a faixa de frequências entre 2300 MHz e 2400 MHz, enquanto a de 3,5 GHz irá contemplar as frequências entre 3300 MHz e 3600 MHz — 100 MHz a mais do que a proposta inicial, algo que foi conseguido após consulta pública que permitiu que a Anatel pudesse oferecer essa faixa maior de frequências para atender a demanda pelo serviço.

As licitações deverão ocorrer em breve, levando em consideração o tempo para as operadoras começarem a liberar suas redes, provavelmente em meados de 2021 ou mais tarde veremos redes 5G comerciais no Brasil.

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
google camera samsung

Como instalar a Google Camera em QUALQUER Samsung

por Dicas de tecnologia
A GCam ou Google Camera, quando instalada em smartphones da Samsung melhoram muito a qualidade da imagem na maioria dos ...
Leia Mais
capa para facebook destaque

Como saber quem visitou meu perfil no Facebook? Mitos e verdades

por Dicas de tecnologia
Como saber quem visitou meu perfil no facebook? Se você procura pela resposta a essa pergunta, acredite, você não está ...
Leia Mais
celular pegando fogo celular explode

Porque telefones celulares explodem? Vejam 4 motivos

por Especial
De tempos em tempos vemos relatos de smartphones que explodem nas notícias. E, embora esses acidentes sejam incrivelmente raros, eles ...
Leia Mais
Por que carregamento sem fio é tão lento? Entenda

Por que carregamento sem fio é tão lento? Entenda

por Especial
Nos últimos 5 anos, a velocidade de carregamento sem fio aumentou de cerca de 5 watts para 10 ou 15 ...
Leia Mais
baixar videos no celular

Como baixar filmes no celular de graça: 5 maneiras

por Dicas de tecnologia
Assistir filmes no celular é uma das facilidades que temos hoje em dia e, consequentemente, saber como baixar filmes no celular ...
Leia Mais