Real Time Analytics
Noticias

Noticias, blogosfera, Google Panda, Reviews, Assessorias: o futuro do Tekimobile

Para começar, esse post é uma justificativa minha (André) do porque que o Tekimobile, digamos, esteja um pouco parado nos últimos dias. Quem nos acompanha no Twitter sabe de algumas insatisfações que vem havendo com o rumo do site. Quem nos acompanha desde o começo, lá no final de 2008 / começo de 2009, deve saber que eramos diferentes, o intuito meu, já que administrava sozinho o site, era ajudar o público com dicas, tutorias e tudo mais. Posts como esse me faziam sentir orgulho de ser dono do tekimobile. Mas com  o tempo as coisas foram mudando…

Já em 2009 começamos a ter uma enxurrada de blogs falando sobre celulares, a grande maioria não sobreviveu mas a concorrência começou a ficar acirrada. Quando digo concorrência me refiro a aqueles blogs que apenas existem por copiarem posts, tutorias e até layout dos “mais conhecidos”. Entre blogs sérios nunca nos encaramos como concorrentes: Rodrigostoledo, Richardmax, Npossibildades, Ramalho (dentre outros que já fecharam as portas) sempre nos acompanhando e fazendo referências, isso é parceria e não competição.

Mas foi na metade de 2010 para frente que a coisa ficou mais séria, dezenas de blogs surgiram com o estouro do Android. Para blogs que falam de todos os sistemas, ou que falavam mais do Symbian, as perdas de visitas eram questão de tempo. Quando percebi isso rapidamente comecei a me preparar, e me deixei levar “pela fama”. Entrei em um caminho que é muito difícil de voltar: Publicar notícias.

Noticias

Antes de tudo vou dar um conselho para os blogs que estão começando: não tentem ser uma agência de notícia. É impossível competir com blogs-empresas como Gizmodo, Info, tecnoblog dentre outros. Eles se dedicam exclusivamente a isso, tem patrocinadores de peso e possuem redações completas com funcionários trabalhando exclusivamente para eles. Sem contar a infraestrutura.

futuro

Ah! a infraestrutura, foi nesse ponto que o tekimobile começou a se prejudicar. Como disse, aproveitei o relativo sucesso que tínhamos na internet e resolvi virar um site de noticias, foi ruim? não necessariamente. Quando focamos em notícias atingimos o ápice do blog entre os meses Maio – Agosto de 2010. Facilmente passávamos de 20 mil pageviews diárias, ai começou a ficar ruim. Um site com mais de 5000 posts contendo imagens grandes (reviews) arquivos para downloads (apps) e vários vídeos tendo mais de 20 mil pageviews, não há servidor compartilhado que aguente. Nosso host começou “a nos capar” diariamente, sendo que acessar o site era uma tortura, isso quando estava no ar. Solução? um servidor dedicado ou no mínimo um VPS. Ai comecei a repensar o site, note: comecei. Em Setembro/ Outubro o problema se resolveu, não que foi bom, mas resolveu. Foi quando o Google Panda chegou no Brasil. De uma semana para a outra 60% de nossas visitas simplesmente sumiram, ai voltou a ficar rápido o site ;D

Leiam também:  Quer ser colaborador do Tekimobile? estamos com vagas abertas!

Eu sei que todo leem em metablogs que o Google Panda é perfeito, que ele só prejudica conteúdo plageado, sites mal feitos e etc. Mentira, pesquise um pouco em sites gringos para descobrir que muita gente séria fechou as portas depois desse maldito algoritmo.

Sites com 1 mês de vida e que publicam automaticamente feeds dos outros, estavam na frente do tekimobile com NOSSOS posts. Reclamamos e denunciamos para o Google alguns, funcionou, porém é impossível fazer isso com mais de 5 mil posts, ou seja, ficamos no prejuízo e resolvi começar do zero novamente. (no modo figurativo)

Em 3 meses consegui recuperar metade do que tinha perdido, dai veio a segunda atualização do Panda. Deu merda novamente. Perdemos novamente audiência. E como murphy está aí, deu pane no nosso servidor da querida Bluehost. Foi rapidamente resolvido, mas houve consequências que só descobri  semanas depois. Comecei a perceber que tudo piorava cada vez mais, comecei a revisar textos, mudar técnicas de SEO e nada. Então um belo dia ao cadastrar um outro projeto no Google Webmasterstools percebi que somente 194 posts do tekimobile estavam indexados no Google. Comoassim? de 5000 só 194? fui dar uma olhada no servidor e percebi que o sitemap simplesmente sumiu, assim como o roboots.txt. Arrumei tudo e só agora (ontem) os posts voltaram a ser indexados, mas ainda vai levar tempo para tudo voltar as primeiras posições, claro, SE voltar.

Depois da CES 2012, onde freneticamente comecei postar notícias de lançamentos, em determinado ponto parei e pense: Que raios estou fazendo? eu tenho condições de competir com algum site de noticias dos grandes? não, não tenho e nunca vou ter.

Dai comecei a fazer uma matemática simples e pensar se realmente estava compensando gastar horas da minha vida (tiradas do trabalho e da família, não sou pro-blogger). Vejam: em alguns dias com mais de 20 mil pageviews meu adsense batia sempre nos $15 diários, porém alguns dias com 12 mil pageviews ele chegou a $30, não é normal, mas é só para exemplificar. Ou seja, cheguei a conclusão que do jeito que está não compensa, além que não estou nem um pouco contente em ficar postando notícias que todos os outros 999 mil blogs brasileiros postam. Tem muita gente boa fazendo isso. Só para constar, atualmente meu Adsense tá um lixo, nem metade de antes.

Blogosfera

Já comentei um pouco acima sobre a atual blogosfera de tecnologia, mas agora vou falar um pouco mais, especialmente para quem tá começando com blogs que falam sobre smartphones. Acreditem, estou há mais de 10 anos na área (contando a época dos fóruns) e a internet é ingrata. Fico feliz que em 1 ano alguns alcançaram números acima dos nossos citados acima, mas acreditem, isso não significa absolutamente nada. Então não achem que estão com o Rei na barriga só porque foram convidados para alguns eventos e receberam celulares para testar, as Assessorias só se interessam nelas mesmas, não em vocês. Recentemente conversando com o Rodrigo Toledo falamos sobre esses novos blogs “Androfamosos” que não linkam ninguém do Brasil, só linkam sites gringos achando que isso dá valor. Acordem, vai lá no site deles e vejam se eles pelo menos deixam o seu trackback aparecer, correram lá? viram? eles deletam seu retorno, não estão nem aí para vocês. Agora já pensou em linkar o site brasileiro que você realmente leu a notícia? (não me venham com essa história de que só acompanha site gringo que não cola) Ele vai deixar seu trackback aparecer e mais cedo ou mais tarde ele vai te linkar também, qual das duas possibilidades é mais vantajosa?

Leiam também:  Yahoo! vai dar dar um iPhone 5 ou Galaxy S III, ou Lumia 920 ou um One X para seus funcionários

Vocês que ficam postando notícias freneticamente, assim como fazíamos, uma hora ou outra vão começar a cair no índice do Google. O Google favorece os grandes, isso é fato, por outro lado eles também favorecem conteúdo exclusivo e de nicho. Agora se perguntem: eu tenho um escritório/redação? funcionários? um servidor dedicado para manter o ritmo de noticias? se sim, continue postando notícias, se não…

Demorei para cair em si. Blogueiros mais experiente como o Rodrigo já tinham percebido tudo isso e mudaram – e me aconselhou a fazer o mesmo, mas o besta aqui só tomou uma atitude agora, meses depois.

Que fique claro que acompanho vários blogs sobre Android que são muito bons. Um dos pioneiros foi o EuAndroid, que recentemente mostraram descontentamento com o próprio rumo assim como nós.

Review / Assessorias

Recentemente no Twitter levantei a questão sobre o modo que as assessorias tratam os sites brasileiros. Por motivos óbvios nenhum blogueiro quis se manifestar publicamente. Recebo tantos, mas tantos releases diariamente que se eu fizesse um blog só com eles acho que competiria com sites grandes em número de posts. Mas ai pergunto? alguém oferece algo em troca? não. E quando você fala em dinheiro eles nem respondem seu email. Eles ganham, e muito, dos fabricantes, então porque raios temos que publicar o que eles querem gratuitamente? a situação vai ainda mais longe quando eles ligam para você cobrando o porque que você não postou o release que eles mandaram!

Agora faz o seguinte, vai em blogs de editores super famosos da internet brasileira (não importa o nicho), lá é tudo pago. Todos os posts tem no final o selo “post patrocinado”. Lembram que eu disse que número altos de visitas não necessariamente são sinônimos de reconhecimento? muitos desses blogs que cobram por tudo tem metade das visitas que o tekimobile tem. Explicação? eles são influentes e trabalharam muito para chegar nesse nível, respeito muito eles. Porém não acho nem um pouco justo nós gerarmos retorno para os fabricantes gratuitamente enquanto blogs com menos visitas, porém famosos, dão menos retorno e ganham por isso.

Leiam também:  Aliança entre Nokia e Microsoft?

Agora vamos falar de Reviews, há os reviews, quem acompanha o tekimobile sabe o quão detalhado são nossos reviews, com fotos, vídeos e tudo mais. O que ganho com isso? absolutamente nada. Nem pelas visitas compensam. Os grandes portais recebem os celulares muitas vezes antes de serem lançados, dai meses depois chegam para gente, agora me respondam: quem vocês acham que ficarão melhor indexado pelo Google: o grande com meses de antecedência, ou os pequenos e atrasados?

Porém reconheço que fazer reviews é essencial para um blog. No meu caso como monetizo os vídeos do Youtube, os vídeos reviews não podem parar. Além do mais, como alguns sabem, faço reviews para um grande site e como esses sim me pagam, e bem por sinal, vou continuar a emprestar aparelhos. Mas e no tekimobile? estou estudando seguir a dica do @vegetando:Fazer algo mais básico e centrado em fotos, isso pode ser o ideal. 

Só para constar, em outros países, os reviews são pagos ou os aparelhos doados pelo fabricante. E não me venham com a histórinha de que sou blogueiro somente porque gosto de ajudar os outros e não quero nada em troco, tirando alguns raríssimos casos, é tudo balela.

Futuro

Agora o mais importante: o que será do tekimobile daqui para frente? tentarei voltar as raízes. Não iremos ficar postando noticias sem parar, mas também não deixaremos de postá-las, mas sempre como nosso olhar crítico sobre a mesma. Começarei a postar mais artigos com opiniões, dicas de aplicativos com suas devidas análises e quem sabe até alguns tutoriais. Mas precisamos muito da opinião de vocês para traçarmos os próximos passos. Vote na enquete abaixo e decida nosso futuro.

E claro, além de votar, não deixem de deixar sua critica, insatisfação, raiva (caso seja blogueiro :D) ou até quem sabe elogios nos comentários. Saiba que ler comentários – bons ou não – dá nova vida a qualquer blogueiro.

[poll id=”4″]

Comentários
  • Acompanho o site faz pouco tempo, desde o final de 2011 pra cá, mas logo vi de cara que era diferente dos demais pois não era mais um que apenas rodava em torno do mundo Apple que só comparava o Lançamento X com o iPhone 4, o Aplicativo iOS com o aplicativo OS X, e já os elogiei no twitter por isso.
    Torço pela ascensão do site novamente e pelo diferencial que foi o que sempre me fez abrir a home de vcs todos os dias!

    Votei em “Dicas de celulares” pois só posso escolher um, mas sinto-me enxerido o bastante pra opinar que tbm quero “Dicas de Aplicativos”, “Tutoriais” e “Artigos com opiniões sobre determinado assunto”

    Sucesso 😉

    • andre eu adoro muito o teu site porque os teus reviews escritos tem bastante qualidade e é o mais completo que eu ja vi e gosto muito dos seus videos reviews e comparativos porque sao os melhores que eu conhesso e eu acompanho suas noticias sempre e ja li todos os posts de reviews e quase todos de noticias e vi todos os seus videos reviews e comparativos de até agora porque eles sao muito muiti bons e na minha opiniao o tekimobile e o melhor site do mundo mobile e de tecnologia que eu ja vi eu lhe dou os parabens voce é o cara andré e quero que o tekimobile dure sempre por que e o melhor e todos eu emtro umas 3 ou 4 vezes no seu para ver se caiu uma noticia e review novo e estou aguardando um video review do htc sensation e umescrito tambem poque eu acho que é o unico que pode emcarar o galaxy s2 e o razr e também o galaxy x ou nexus e dou parabens de novo para o teu site por que e o melhor mesmo

    • Valeu Ricardo. Nada como voltar as origens. Se bem que temos que concordar que hoje em dia os smartphones estão muito "espertos" e por isso falta inspiração para coisas novas e diferentes que poucos conseguiam, como acontecia na época do Symbian, Maemo e começo do Android. É a "iphonelização". 😀

  • O post conseguiu cobrir várias vertentes de uma ótima forma. Acho que satisfaz a curiosidade das pessoas de medirem o sucesso de um blog por pageviews e adsense, para caracterizar o cenário dos blogs por pelo menos 5 anos, por mostrar o contexto atual e, também, para anunciar a mudança de estratégia do Tekimobile.

    Não sei exatamente quais os posts que mais dão acessos ao blog, mas acho que as linhas que gostaria de ver são essencialmente as que não cobrem notícias. Opinião, análise, comparativo, tutorial, … No caso da opinião, por mais que gere discordância, é extremamente válido e incentiva discussões. Um caso clássico do blog foi o post da utilidade dos tablets. Quando vejo um post assim, tenho vontade de vir, postar a opinião e voltar para ver o que as outras pessoas estão dizendo sobre o assunto.

    A respeito dos reviews, sempre gosto de observações, fotos e muitos detalhes. A forma como tem sido feita no blog consegue balancear bem imagens e textos, misturando observações e características dos aparelhos. Contudo, sei que essa forma de escrita é bem trabalhosa.

    Um modelo de review que gosto e acho que representa bem o que disse sobre focar em imagens, é o do ZTOP. Eu o acho extremamente agradável de ser lido e, imagino, que tenha uma produção mais fluída, apesar de também dar trabalho e paciência (principalmente pelos uploads). Há pouco texto que, basicamente, serve para indicar o que deve ser observado nas fotos. As fotos, por sua vez, representam o ponto importante sobre o aparelho. Esse modelo, que também funciona bem para Hands On, pode permitir uma bom balanço para conseguir fazer mais reviews e permitir que os leitores leiam o conteúdo.

    er… Estou falando tudo isso, mas continuo com “reviews sem noção e cheio de especificações”… No nosso caso é simples, sai um review na vida e outra na morte e o processo de escrita é feito sem pressa, sem compromisso de tempo, sem grande expectativa de leituras…

    Sobre receber remuneração para fazer reviews, fiquei bem surpreso quando vi a proposta, mas agora já não isso como algo absurdo. Bom, continuo achando um pouco “fora da realidade”, afinal, continua parecendo “um grande favor” receber “brinquedos” de graça para testar e usar. É como um sonho geek sendo realiado. Mas de fato o benefício para a empresa é grande.

    Enfim, espero que o blog acerte o caminho e consiga uma boa fórmula de produção de conteúdo que tenha traga um retorno adequado ao trabalho feito.

    • Gostei muito dessa linha de review que vc sugere. Embora já tenha lido os reviews do ZTop nunca me atentei por esse ângulo. Acredito que facilite bastante sim.

      Quanto ao sonho geek, confesso que também já tive essa fase. Porém quando chega o momento que você tem 4 ou 5 aparelhos ao mesmo tempo na sua casa, aquele "tesão" do começo some. Ainda mais quando é tudo igual, que é o que acontece com o Android atualmente.

      Por isso os últimos aparelhos que testei que fiquei mais empolgado foram o N9 e o Ultimate, justamente por sair do padrão Android de ser.

      Vou tentar essa linha de review, afinal estou com 6 reviews atrasados. Material para praticar não vai faltar. Abs.

      • Imagino como seja trabalhoso com tantos aparelhos… Mas nesse ponto, talvez possa ser feito algo como dar para o aparelho a atenção proporcional ao seu nível. Grandes lançamentos, como o RAZR, Galaxy SII e iPhone 4S poderiam receber o review tradicional, bem detalhado. Aparelhos com poucas diferenças significativas, como Galaxy Y, W, Ace, 5, Mini (…) poderiam ter algo mais na linha de Hands On, para mostrar para o usuário quais aspectos os diferenciam dos demais e oferecer uma série de imagens que mostrem seus recursos. Outro tratamento diferenciado é o de um aparelho com um sistema operacional novo ou com versão com avanço significativo. Tudo bem que geralmente isso já implica em um aparelho com mais destaque para uma empresa, mas o sistema operacional poderia receber um review próprio, na medida do possível (desassociando um sistema que é comum outros aparelhos do hardware em si).

        Valeu, mesmo, pelo comentário sobre o review do N9… 🙂 O problema mesmo é tempo… Ficar parando e voltando a trabalhar no review é que dificulta as coisas…

  • Olá André, meu nome é FilipeRokr e sou do Gsmlife que você já conhecec. Vamos lá:

    Notícias: É possível sim um blog nascer hoje e ser um forte concorrente do Gizmodo, Tecnoblog, e demais. Para isto, requer planejamento, investimento, patrocínios, entre outros. Você sabe como surgiu o TB? Se você não sabe, o blog se chamava Desktop, era só o Mobilon que cuidava dele, e depois dos longos 6 anos, vejam só onde eles estão.

    Assessoria de impresa: Eu concordo com você em todas as palavras. O pessoal da Motorola por exemplo me ignora todas às vezes, eles só falam comigo quando é para devolver o aparelho. Eu cheguei a perguntar para eles se haviam gostado do review do Razr que eu fiz, se estava tudo certinho e tals, e até hoje não me responderam. Eles mandaram um release de uma campanha, porém no texto estava falando que o Defy+ tinha tela maior em comparação ao Defy, avisei para eles que estavam errados, mas simplesmente me ignoram, a minha intenção foi de ajudar.

    Eu sei que você também faz isso assim como eu e muitos outros, perguntar quais aparelhos tem disponível. Pelo menos comigo, eles nuncam respondem. Para você ter uma noção, eu pedi o Milestone 3 em Agosto de 2011, e chegou semana passada sem eu saber, fiquei até surpreso, ai eu mandei um email para a Taís e ela ate hoje não me deu uma justificativa.

    Eu acho uma falta de respeito obrigarem a gente publicar releases totalmente sem custo. Isto é uma vergonha, é porque André, nós somos tratados como qualquer um, agora Giz, Info e esses blogs são prioridade para eles. Faz tempo que estou querendo desabafar, mas eu quero falar isto pessoalmente. Eu cheguei a desentender com uma mulher do evento do lançamento do Razr, foi a primeira vez que eu fui da Motorola, a mulher me fez 1.001 perguntas sobre mim, como sou um moleque para eles, estavam achando que fui la atoa, meu blog é só mais um, e isso e aquilo.

    Seus reviews são ótimos, mas infelizmente nunca será pago por isso. Eu cheguei a pedir o Atrix como doação, até hoje nunca recebi uma resposta. O carinha la da Nokia que eu esqueci o nome, eu tive que ir la no escritório deles perguntar porque eles ficaram ignorando os e-mails e ligações e quando é que vão me mandar o N9 para testes.

    É palhaçada mandar para o Gizmodo por exemplo os aparelhos antes mesmo de ser lançados, a HTC fez isto. Mandou o Ultimate para eles no mesmo dia, se não foi a HTC, foi a vivo que inclusive eles colocaram uma propaganda da operadora em destaque.

    A gente passa horas e horas escrevendo e fazendo reviews, mas nunca somos valorizados, apenas por nossos leitores. Eu penso no seguinte: Poderíamos começar a ignorar eles, chamar atenção ou juntar todos os blogs e dar um aviso à eles.

    Sobre citar fontes: Na boa, o único blog brasileiro que eu acesso sobre telefonia é o seu e tudocelular de vez em quando, eu nunca citei uma fonte de seu site pois nunca foi necessário, eu acesso sites gringos para ter conteúdo diferenciado dos demais. Veja um exemplo: Você publicou a matéria sobre o Galaxy X, cheguei a ver, mas no dia eu não criei a matéria, pois imaginei mesmo que TODOS OS BLOGS IRIAM ESCREVER A MESMA COISA, então esperei a confirmação da própria Samsung que foi no Facebook, aí sim fiz a matéria.

    Eu acesso o seu site segunda e terça-feira, não sou de ficar copiando e isso e aquilo, caso seja necessário, faço questão de colocar fonte.

    Futuro: Acho que você deveria continuar do jeito que está, mas ignore as fabricantes e pense nos lucros extras que você terá apesar de você não estar satisfeito.

    Eu desejo boa sorte para você! Se precisar falar comigo: (11) 8747 6417 – filipecesar100@gmail.com

    Abraços.

    • Felipe, quanto a ter um blog grande e competir, realmente é possível, mas como disse acima desde que você se dedique exclusivamente a isso, que não é o meu caso pois tenho um emprego fixo e o blog está longe de conseguir dar a renda que meu trabalho dá, então prefiro mais ganhar menos e estar satisfeito, é por isso que não pretendo seguir essa linha. Mas concordo que desde que tenha planejamento e tudo mais, como você mesmo disse pode dar certo e espero que você consiga isso.

      Quanto a ser pago por reviews é possível sim, eu mesmo faço reviews para outro site e recebo por isso. E te garanto que outros sites (sem citar nomes) não fazem nada absolutamente de graça. Sempre tem algo em troca.

      Quanto as assessorias, embora não concorde com o método de trabalho deles, isso não vai mudar e nunca que os blogs irão se unir contra, afinal todo blogueiro quando começa sonha em pegar emprestados os aparelhos. Então para alguns ainda é lucro. Outra coisa, eles [Assessorias] não estão totalmente errados, se a blogosfera foi construída assim eles não tem motivos para mudar ainda mais que levam certa vantagem disso.

      Não tenho intenção alguma de mudar algo, só o fato de eu estar contente e mostrando o meu ponto de vista já é suficiente. Outra coisa é que infelizmente é impossível ignorá-los, quer queira quer não, precisamos dos aparelhos para reviews, o que vou fazer é somente ser mais direto nos textos, afinal como disse no texto os reviews são gratuitos.

      Abs e boa sorte com o GSMLife. Como um empreendimento você começou bem, e tenha paciência que há espaço para todos.

  • Acho q vc6 deveriam receber das fabricantes,pelos reviews.Isso gera lugro para elas.
    Antes de comprar um smartphone,eu vejo alguns review.Principalmente neste blog,quando tem algum.
    Gosto muito do Android,gosto de review,notícias sobre novos smartphone,aplicativos..enfim,tudo q tem a ver com o mundo Mobile ou melhor "Móvel "…
    Tutoriais Tb são ótimos..
    Gostoso deste blog,nao lembro desde quando o conheço,acho q desde 2011 ou Antes..Fico triste quando um blog assim fecha.Aconteceu isso com um q eu gostava,fechou e eu nao entendia o pq..
    Mas vc explicou… Valeu e espero q nao feche nunca

  • Fala André. Primeiramente ótimo texto. Acho que no início nós todos temos essa ânsia de ficar postando notícias e mais notícias. Eu era assim também, até que fiz o mesmo questionamento que você, pois perdia noites e noites tentando ser um "postador" de notícias, mas sem condições de "competir" com os especializados. Além disso, trabalho oito horas por dia, estou na reta final da faculdade de Direito (monografia) e claro, namoro, então o tempo é curto e não dá para ficar brincando de "jornalista", kkkk. Enfim, apoio a sua iniciativa (por experiência própria) e que continue postando a sua essência, dicas, tutoriais, aplicativos com a qualidade de sempre. Notícia por notícia 300 milhões de sites já o fazem, bora voltar para as origens, hehe. Abraço.

  • Considero o Tekimobile um excelente blog, confiavel , nao tendencioso e com excelentes reviews sobre devieces e apps. Somente acompanho de forma ativa desde 2011 o tekimobile e nokiatividade , sao os unicos …… giz e cia. me dao nojo , nao sao serios…..muito menos isentos…..desejo vida longa ao Tekimobile…..e parabens pelo excelente trabalho.

  • André só te peço uma coisa…. Não feche o Tekimobile!! Vcs são os melhores. Ahh só a título de curiosidade, eu acesso todos os dias e o site está salvo nos favoritos do dolphin browser.

  • E ai André!
    Comecei a ler seu blog qdo comprei meu primeiro smartphone o nokia 5530. Não me pronuncio muito, mas estou todos os dias aqui.
    Foi engraçado ler o começo do seu post, pq os sites que vc citou são os que eu acompanho desde esse época, curioso não? E por que eu acompanho vcs?
    Pelo oq vc falou no texto: pelas dicas, pela maneira diferenciada que vcs abordam os temas, pelos reviews feitos por qm realmente entende do assunto, entre outros pontos.
    Realmente não sabia oq esta acontecendo e eh uma pena.. mas espero realmente que vc continue com esse excelente modo de escrever sobre os assuntos!
    Só peço uma coisa: por favor volte a falar do symbian hahahaha vejo que com a atualização para o belle as coisas estão muuuito melhores e quem sabe não começa uma mudança nesse mundo que esta ficando cada dia mais chato com essa briga de hardware.
    Parabens pelo site! E muito obrigado por me proporcionar uma ótima leitura diariamente a tanto tempo, não sei exatamente qto, mas desde o nokia 5530, faz tempo.. hahahaha

    Aproveitando a oportunidade Andre vou pedir uma opinião sua como pedi para o Rodrigo Toledo tbm..

    Já esta chegando a hora de trocar de celular e estou vendo as opções no mercado..
    Das opções que estão no mercado hoje, um que me chamou muita atenção foi o Razr, mas achei ele grande demais e a motorola peca em alguns pontos no software de seus celulares.
    Por incrivel que possa parecer, esses dias me peguei pensando no Nokia N8, jah achava ele um aparelho bem bacana, mas com a onda dos androids acabei pegando um. Mas agora com essa atualização para o Belle, estou vendo videos e o sistema esta redondinho, mais ate que o android eu achei, mais fluidico. A unica coisa que me preocupa eh o navegador que ainda eh o calcanhar de aquiles do symbian..
    Resumindo, estou pensando em comprar um, mas ao mesmo tempo parece loucura hahaha
    O que vc acha disso? Parece bem estranho comparar um Nokia N8 com o Razr hahahaha
    Obrigado desde já pela ajuda!

    • Vinícius, entendo sua recaída pelo Symbian, também andei considerando o 701 (acho uma opção mais interessante, a não ser que câmera acima da média seja importante para você, senão é o N8 mesmo). Também acho que o Symbian merece uma segunda chance, mas ainda quero ver o 710 (WP7) para decidir.

      • O Nokia 701 tah 799 na loja da nokia e no submarino tbm pelo que vi, alem de ter um desconto de 75,00 por ser aniver de sp, então sai por 724,00.
        Mas eu to vendo o N8 pelo diferencial dele msm, camera, HDMI, USB OTG e pacote completo de acessórios com um excelente fone ainda.

  • Cara, só te peço uma coisa: Nunca deixe de fazer reviews! Os seus são os melhores do Brasil, já vi vários pela net e eles não chegam nem perto dos seus. Não para não cara, continua! Num imagino nem que site vou tirar minhas duvidas se o Tekimobile acabar!

  • André sou um muleque de 14 anos e antes de ler esse post , estava me perguntando : Cadê as notícias ? Foi nessa noite que decidi largar a preguiça de lado e ler esse post , André vc está coberto de razão mas , lembra quando vc estava contratando para fazer posts (eu não me increvi pq num tava preparado pra fazer posts isso não vem ao caso) mas vc ja pensou em contratar tipo umas 20 pessoas 15 pessoas + ou – pra trabalhar no TEKIMOBILE , seu blog se tornará grande tendo varias e varias noticias , não só do mundo mobile mais de outras coisas tbm ? Vc ja deve ter pensado nisso , eu sei q eu num faço nd da vida ao não ser ir pra escola , mais em questão de ganhar no odinheiro administração , meu pai entende , e e eu estou começando a entender , se vc quiser agr acho q posso tentar uma vaguinha no Teki , quem sabe , nós leitores podemos ajudar o Tekimobile a crescer , não só a crescer como ganhar dinheiro. Posso estar pensando muito alto , só q o máximo q pode acontecer é o blog continuar do jeito q é , bon com poucas notícias e varios leitores .

    Espero ter te dado uma dica boa .

    Boa sorte , flw!

  • Seu blog é ótimo, desde o fim do nokiabr eu procurei vários blogs, desde o do Rodrigo, garota sem fio, ramalho, o velho … e hoje vocês, o targethd e para mim mais o nokiatividade.
    Senti a falta da opção SYMBIAN ai em cima, sei que muitos blogs querem matar o sistema, mas pode ter certeza que hoje e por muito tempo será a maior base de usuários do Brasil

  • André, muito interessante ler um post de quem está no mercado há um tempo. Já considerei investir tempo num blog, mas sem pretensão de grana, e seu relato dá uma ideia do tanto que tenho que aprender para fazer algo de qualidade. Gosto da linha editorial do Tekimobile e espero que consiga manter o ótimo nível com as mudanças.

    • Acredite amigo, tem muita gente que monta um blog só para ganhar dinheiro, achando que ter um blog é dinheiro fácil, o dia que alguém achar um blogueiro rico dai vou acreditar nisso :D. Você também tem a opção de criar um blog só material pirata e ilegal, visitas a pessoa vai ter, e muita, mas blogs assim nunca duram pois as diretrizes do Google são rígidas, o dia que eles descobre o site acaba.

      Um blog é uma empresa, chega um momento que você tem que fazer decisões, no meu caso ou era ele ou meu emprego. Escolhi o emprego por motivos citados acima. Quem sabe um dia eu mude ideia, mas para quem tem família para sustentar é um passo muito difícil.

      Abs

  • Eu tenho um blog pequenininho baseado só em tutoriais e dicas que antes tinha em torno de 2000 visitas por MÊS , mas de uns 2 meses pra cá tem ultrapassado os 3000. Não sei se foi por causa do Panda já que 99% das minhas visitas vem do Google. Já faz um ano e não ganho nada com meu blog mas não sou idiota de dizer que não queria ganhar. Mas isso depende de cada um saber se vale apena ou não. Concordo sobre as questões de notícias não valer apena, mas devia manter outros temas como tutoriais e sobre serviços das operadoras, pois existe muitas dúvidas aos usuários em geral. Mas sei se seria possível mas gosto muito de podcast se você pudesse fazer um nem que seja mensalmente seria legal. Espero ter ajudado.

  • Sou novo… Fiquei sabendo que aGoogle iria lançar um celular, mas não dei muita bola, naquela época, depois acompanhei seu lançamento (acho que via htc, uma desconhecida completamente), sei que houveram outras versões e que estes celulares/smarts utilizavam a plataforma android.
    Nokia, Motorola, Sony e Apple eram sinônimos de celulares, tanto é que meus primeiros smarts foram Nokias (E71 e N97mini).
    No ano passado estava começando a aceitar a idéia de seguir para um iPhone/Apple, pois já estava decepcionado com meu último smart (Nokia N8, só servia para tirar fotos, fazer videos e escutar música, gostava da Nokia por causa da Bateria), mas comecei a perceber que o Google/Android havia evoluído, a ponto de rivalizar com o sistema Apple/iOS, e que diversos fabricantes passaram a utilizar o sistema da google, foi em abril de 2011 que descobri na web o lançamente de um aparelho que brigaria de igual para igual com o aparelho da maçã, feito por um fabricante coreano (estou falando do Samsung Galaxy S2, pois o Google Nexus, Nexus One, nunca cheguei a conhecê-lo, mesmo sabendo da existência), aguardei até julho para adquirir meu aparelho (SGS2).
    E desde então, virei um fã do sistema da Google (se bem que já o era: GMail, Docs, Gmaps,GEarth, GSketchUp/sou arquiteto, GTranslate, GChrome, entre tantos outros, isso tudo com apenas um login!), e por causa disto comecei a pesquisar na web o que havia de interessante, mesmo antes de adquirilo, acompanhando notícias sobre lançamento e o tudo mais, foi neste período que conheci o Tekmobile e o EuAndroid, e tantos outros AndroidBrasil, DroiderBrasil, MestreAndroid, AndroidZoom, DiáriodoAndroid, BlogdoAndroid. Posso dizer que aprendi muito mais com vocês, doque os outros blogs que também acessei: os blogs de tecnologias dos grandes portais (Globo.com, Terra, MSN, ClicRBS) e também o próprio Blog do Android da Google.
    Peço que não desistam.

      • Olá André

        Lembro quando você falou que perdeu muitas visitas e não entendi muito o porquê já que você não faz posts plagiados, um deslize em algo muito importante a um blog, que é a indexação junto ao Google. Como tudo já foi corrigido, agora o tempo vai fazer voltar às visitas.

        Passei por algo parecido quando deixei um blog de "teste" cheio de postagens copiadas do original, com isso perdi muitas visitas até corrigir esse erro.

        Não acho que devemos "bater de frente" com os grandes blogs, como você apontou eles tem uma equipe que trabalha 8 horas por dia para deixar o blog cheio de noticias. Imagina esse tempo disponível pra gente? Seria maravilhoso. Sem falar que eles estão muito tempo no AR, e com isso já tem muitas postagens indexadas no Google.

        Eu mesmo não tenho condições de postar muitas noticias, então foco em trazer aquilo que realmente pode ser relevante aos usuários do meu blog.

        Eu vejo as noticias do Tekimobile como boas e que o correto é manter o que vem sendo feito, mais sem comprometer a qualidade, se isso acontecer o melhor e diminuir o mesmo.

        Essa questão da quantidade ou tipo de postagens colocarem no blog é muito complicada mesmo, sem querer mudamos de rumo sem perceber. Cabe a nós ter uma noção exata de quem nos visita e ver o melhor conteúdo para os leitores já fidelizados como também para os novos.

        Por curiosidade só gostaria de perguntar uma coisa. Como funcionar essa entrega de aparelhos para testes desses fabricantes? É estranho você fazer isso de graça, pelo fato que você faz uma bela de uma propaganda para um monte de leitores sem ganhar nada em troca, realmente é complicado.

        Espero que você encontre uma boa linha editorial para o seu blog para manter ativa nessa blogosfera.

        Boa sorte.

        • Quando um celular é lançado, cada blogueiro deixa seu nome na lista durante o evento. Eles mandam primeiro para Giz, Info e outras sites puxa-saco. Geralmente ficamos umas 2 semanas com ele, temos que fazer o review completo, depois disso devolvemos o aparelho. Não recebemos nada, o aparelho também não fica para nós.

          • A saquei, então quem não for ao evento não pode requisitar? No mais é complicado mesmo, fazer um bom review é complicado e de graça? Acho que poderíamos ter algum beneficio, não sei qual, mais alguma coisa que faça valer a pena.

            Aproveitando, já queria fazer essa pergunta algum tempo Filipe. O que nada acontecendo com o GSM Life? Desculpe, mais agora mesmo ele aqui aparece off e também percebi que anda meio instável nos últimos meses. É um blog que sempre visito e gosto também.

            Boa sorte

          • Você indo ao evento ou não, poderá testar sem problemas o aparelho. A vantagem de comparecer ao evento é pelo fato de eles incluirem seu nome primeiro na lista. Sim, é muito complicado. Eu fiz um review enorme do Razr, passei dias e dias testando, mas não ganhei nada em troca. Benefício? Para nós que somos pequenos, isto é impossível.

            Sobre Gsmlife: Eu estou em uma situação mais complicada que o André. Desta vez, meu site foi removido por erro de servidor, é complicado te dar detalhes aqui, como sai e volta, agora só volto quando estiver tudo certo. Eu estou com 19 anos, moro sozinho em São Paulo-SP e está sendo super complicado para mim de fazer tudo sozinho.

            Quando eu voltar, irei dar uma explicação bem detalhado sobre tudo o que aconteceu. O Gsmlife surgiu no dia 28 de Fevereiro de 2011, e durante todo este período, NUNCA FICOU 2 SEMANAS sem problemas, acredita? Somando os dias que ficou disponível, não passa de 5 meses. Em Agosto, ficou praticamente 1 mês exatamente fora. Estou em uma situação mais complicada que o André.

            Obrigado pelo comentário, eu vou voltar sim com ele, nunca vou desistir, mas não tenho data definida ainda não irei retornar.

            😀

          • FilipeRockr,sendo esse o caso,vejo que so quem sai no lucro é a fabricante que tem seu produto divulgado,e o leitor que fica bem informado. O blogueiro fica apenas com a responsabilidade de fazer um bom review que agrade ambas as partes. Imagina quando o produto é péssimo? Que responsabilidade ter falar sobre ele sem denegrir-lo… E de graça!

          • É verdade, mas pensa comigo: Um blogueiro novo ou pequeno que recebe um aparelho para testes passa mais confiança e mais vontade em publicar matérias. Já vi alguns novatos, que ficaram mais felizes do que seu próprio aniversário. Eu mesmo confesso, quando eu recebi pela primeira vez um aparelho para testes, que foi o Xperia Play, eu fiquei super empolgado, assim que chegou já comecei a fazer o unboxing dele e testar o aparelho, avisei todos pelo Twitter e tals.

            Mas o foda mesmo que não ganho nenhum centavo em troca, como o André disse, em outros países ou são pagos ou recebem a doação do aparelho. E não adianta pedir à eles, são muito mão de vacas.

            Quando o Galaxy Tab 7 foi lançado no evento em 2010, que eu saiba, todo mundo lá ganhou um tablet. Na época eu ainda não tinha o Gsmlife, mas foi o que meus colegas falaram. A Motorola também fez isto uma vez, foi com o modelo Quench.

            Isto acontece raramente e pelo seguinte motivo: Quando um produto é novo mercado, eles geralmente doam. Eu falo novo mesmo e não melhor. A Samsung doou pelo fato de ser o primeiro tablet deles no mercado, a Motorola por trazer o primeiro com Android eu acho, é mais ou menos isso, quando um produto chega com tudo no mercado.

          • Mas é isso. Nada é fácil, o Gsmlife às vezes me surpreende. Mesmo saindo do ar a cada 2 semanas ou tendo problemas, as visitas só aumentavam. 3 meses após o lançamento do site, eu cheguei a registrar 2.500 acessos diários, 4 meses depois, cheguei ter quase 700 matérias publicadas em 6 meses. Mas adivinha? Perdi tudo! Tive que recomeçar do 0…..

            Ah, eu assinei contrato com 2 empresas grande como parceiro. Mas como eu fiquei todo enrolado, ainda não estou podendo desfrutar dos benefícios já que depende da frequência de atualizações do site….e conteúdo.

            E vai…..eu vou voltar com o Gsmlife, ainda nesta semana estarei dando uma breve explicação.

            Obrigado!

          • Então cara, tá na hora de você procurar um host de qualidade, o tekimobile em 4 anos nunca ficou mais de 2 horas fora do ar. Outra coisa, faça backups sempre, não no servidor mas no seu computador. Faça manualmente, aprenda a usar o Php Myadmin e baixe o banco de dados inteiro pelo menos uma vez por semana.

            Eu mesmo já fiz merda e perdi todos os posts, mas como tinha backup do SQL, em 2 minutos restaurei tudo sem o menor problema.

            Abs.

          • Erros na fase de aprendizado é normal, o que complica é quando temos erros que prejudicam de mais como foi o caso do GSMLife.

            No quesito review concordo que para quem nunca pegou um aparelho assim ficará muito feliz, porém chegamos ao ponto do André, que já realiza isso a tempos e chega em uma hora e se pergunta. O que ganho com isso, vale pena mesmo!? O retorno ao blogueiro seria com mais visitas e cliques, porém pela experiência que o Andre tem isso não ocorre tanto assim.

            Como o filipe falou é bom para blogs novos, para poder ganhar certa confiança e moral junto ao leitor, no mas resta fazer um bom trabalho de CEO na postagem para render fruto$.

          • Que bom que vai retornar! Você sabe como fazer para ter muitas visitas e os erros estão para melhorar.

            Uma dica: não fique esperando um retorno muito grande logo de cara, por mais que sabemos que isso pode demorar, sempre esperamos ver resultados logo. Nada como um dia após o outro.

            Boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apple, Noticias

Há 40% de chances da Apple comprar o Netflix e 30% a Disney

Existe uma probabilidade de 40% de que a Apple adquira a Netflix graças a reforma fiscal promovida pelo presidente Donald…

Existe uma probabilidade de 40% de que a Apple adquira a Netflix graças a reforma fiscal promovida pelo presidente Donald Trump foi aprovada. Quem afirmar são os analistas do Citi Jim Suva e Asiya Merchant.

O corte nos impostos, juntamente com o novo subsídio oferecido para que as empresas repatriem seu dinheiro aplicado fora dos EUA sem ter que pagar tributos altissímos, dará à Apple um montante de dinheiro nunca visto antes dentro dos EUA. Segundo a Bloomberg, a companhia tem cerca de 252 bilhões de dólares aplicados, mas boa parte dessa quantia está em territórios fora dos EUA e, até o momento, era impossível trazer esse dinheiro de volta para o país devido aos impostos aplicados. O montante, segundo os analistas, cresce 50 bilhões de dólares ao ano.

Para entender essa quantidade de dinheiro, basta saber que a Apple precisaria apenas de um terço desse dinheiro para comprar o Netflix.

“Historicamente, a Apple evitou repatriar dinheiro para os EUA para evitar a elevada tributação desses valores. Por isso, a reforma tributária pode permitir que a empresa coloque o dinheiro em uso”, dizem os analistas, no relatório.

Segundo Citi, a Apple mantém mais de 90% de seu dinheiro fora dos EUA, então a empresa poderia se beneficiar se fizesse uma repatriação única. “Com uma taxa de 10% sobre o dinheiro, a empresa teria 220 mil milhões de dólares para aplicar em aquisições”. Ai que entra o Netflix ou mesmo a Disney.

A Apple tinha de 20 à 30% de chance de adquirir a Disney, porém isso foi antes da aquisição pela Disney dos ativos de estúdio e TV da Fox. Ou seja, isso provavelmente não ocorrerá.

A Apple tem lutado há anos para oferecer uma oferta atraente para a TV. O iTunes tem sido um grande sucesso para a empresa, mas os telespectadores migraram cada vez mais para serviços como Netflix, Amazon ou Hulu para assistir seus programas e filmes favoritos. Comprar o Netflix seria algo importante para consolidar a empresa nesse ramo.

Leiam também:  TIM adere ao programa Banda Larga 0800

Via Business Insider

materia completa
Noticias

Chinesa VIVO irá lançar primeiro leitor de digitais na tela amanhã

Vários documentos já apontavam que a chinesa Vivo iria lançar o primeiro smartphone com leitor de digitais na tela. Ao…

Vários documentos já apontavam que a chinesa Vivo iria lançar o primeiro smartphone com leitor de digitais na tela. Ao que parece, isso vai acontecer amanhã na CES 2018. A empresa enviou um convite para a imprenssa mostrando claramente do que se trata.

A Vivo publicou uma imagem teaser com o slogan “Desbloquear o futuro” e prometeu desvendar o primeiro smartphone com um leitor de impressão digital na tela em 10 de janeiro. Interessante é que será mostrado, provavelmente, um smartphone pronto e não um protótipo.

Embora possa ser o primeiro, ele talvez não seja o único a ser lançado na CES. A empresa Synaptics também prometeu um telefone com leitor de impressões digitais na tela durante o evento. Só não se sabe se trata de um aparelho comercial, ou apenas um conceito.

Leiam também:  Nokia N97: Fiasco em vendas
materia completa
Noticias

Drone de brinquedo de US $ 99 possui tecnologia da Intel e DJI

A chinesa DJI, mais conhecida pelo Spark e Mavic Pro, decidiu fazer uma parceria com a Ryze Tech para criar…

A chinesa DJI, mais conhecida pelo Spark e Mavic Pro, decidiu fazer uma parceria com a Ryze Tech para criar um modelo de apenas US$ 99. O Tello tem foco no aprendizagem de programação e ainda conta com tecnologia Intel embarcada.

O Tello, feito pela startup chinesa Ryze Tech é um drone acessível com tecnologia da Intel e DJI que tem como foco ensinar programação para crianças e adultos. Custando US $ 99, o Tello é uma pequena máquina com uma câmera que pode capturar vídeo de 360 ​​graus e transmitir imagens ao vivo para um tablet ou um óculos VR, que não foi informado ainda qual.

Destina-se a um público jovem, e a Ryze promete recursos que o tornarão seguro e fácil de usar, incluindo decolagem e pouso automáticos. Ele diz que esses recursos são possíveis por causa de um chip de processamento grafico da Intel e estabilização de vôo da DJI, detentora de 70% do marketshare de drones no mundo.

O Tello é bem compacto, mede apenas pesa apenas 98×92,5×41 mm e pesa cerca de 80 gramas. Ele pode voar por até 13 minutos a uma velocidade de 28,8 km/h e uma distância de 100 metros, transmitindo imagens ao vivo em HD (720p). A câmera integrada tira fotos de 5 megapixels.

Há alguns recursos bacanas: você pode simplesmente jogar o Tello no ar para que ele comece a voar; deslizar o dedo na tela do aplicativo para fazer manobras aéreas; e gravar vídeos com trajetórias pré-definidas. Todo o controle é feito por meio de Bluetooth, seja por meio de um aplicativo no smartphone ou um controle dedicado.

O Tello pode ser usado por crianças, pois ele possui detector de colisão, proteção nas hélices e sistema contra falhas, permitindo pousar com segurança mesmo se a conexão for perdida. E, por meio do kit de desenvolvimento, é possível programá-lo com a linguagem Scratch.

Leiam também:  TIM, Oi e VIVO começam a compartilhar antenas 4G

Via The Verge

materia completa
Noticias

5 melhores smartphones para jogar atualmente

Os dias em que o celular era usado apenas para realizar chamadas e enviar mensagens SMS já se passaram. Segundo…

Os dias em que o celular era usado apenas para realizar chamadas e enviar mensagens SMS já se passaram. Segundo o provedor de inteligência de mercado NewZoo, em 2017, o setor de jogos de dispositivos móveis espera um aumento de 42% da renda global de mercado de jogos, acumulando mais de 120 bilhões de reais (BRL). Com cada vez mais jogos para dispositivos móveis, desde a indústria de cassino para dispositivos móveis se aproximando cada vez mais da jogabilidade portátil até simuladores de construção, como Fallout Shelter da Bethesda e muito mais, os desenvolvedores de telefone trabalharam muito para desenvolver a tecnologia para atender à crescente demanda de jogadores de portáteis, com alguns tendo mais sucesso que outros. Estamos aqui para conferir alguns dos melhores smartphones para jogar no mercado, com o nosso objetivo sendo encontrar para VOCÊ o melhor telefone para jogar em 2017.

Ao procurar smartphones para jogar para comprar, há vários fatores importantes que devem ser considerados. Dentre eles:

  • Um processador potente
  • Uma tela de tamanho razoável com resolução decente
  • Espaço de armazenamento e unidades de expansão
  • Vida útil da bateria
  • Alto-falantes e/ou entrada de áudio
  • O desempenho integrado que aprimora os aplicativos é sempre um ótimo bônus, apesar de não ser necessariamente um requisito, pois há diversos aplicativos no mercado de aplicativos móveis que realizam funções semelhantes

Agora que sabemos do que bons smartphones para jogar precisam, vejamos alguns dos dispositivos que fornecem as melhores experiências de jogo:

  1. HTC 10

htc 10 jogos
Créditos da imagem: HTC

Dentre nossa lista de melhores smartphones para jogar, quem fica na quinta posição é o HTC 10. O HTC 10 possui um processador Snapdragon 820 e uma CPU de quatro núcleos por trás de uma tela de 5,2 pol. de 1440x2560p, sendo uma das telas mais responsivas da HTC já lançadas. Para compensar o processamento superior, o HTC possui uma bateria de 3.000mAh com Carregamento Rápido 3.0, permitindo que os jogadores possam voltar à ação ainda mais rápido, carregando até 50% em apenas 30 minutos. Combine isto com o sistema de gerenciamento de aplicativos próprio da HTC, o Boost+, que permite que jogadores ajustem o dispositivo para oferecer ainda mais capacidade de jogabilidade e você terá um dispositivo excepcionalmente poderoso com quase a metade do preço das nossas duas melhores escolhas.

  1. Motorola Moto Z2 Play

moto z2 play melhor celular para jogos
Crédito da imagem: Motorola

 

Leiam também:  Intel está trabalhando para portar jelly Bean para processador Atom Medfield

Equipado com um poderoso processador Qualcomm Snapdragon 625, tendo 8 núcleos e uma frequência de relógio máxima de 2,2 GHz, o Moto Z2 é certamente potente suficiente para executar aplicativos de jogos, apesar de não ser o único motivo de ter chegado nesta lista. Combine o Z2 com o Moto Gamepad, que se conecta a qualquer smartphone da família Moto Z, e você terá um console móvel completamente funcional no seu bolso. Com dois analógicos de controle, setas direcionais e quatro “botões de ação tática”, o módulo conecta-se diretamente ao dispositivo, significando que não haverá nenhuma lentidão de conexões sem fio. Potencializando este complemento, há uma bateria de 1.035 mAh independente (isto ultrapassa uma bateria de 3.000 mAh no próprio telefone). O Moto Z2 pode não ser tão poderoso quanto um iPhone 7 ou um Samsung S8, para jogadores com um determinado orçamento, é certamente uma escolha confiável.

  1. Sony Xperia Z5

xperia z5 celular jogos
Créditos da imagem: Sony

Mais uma opção entrando para o mercado de jogos bem-sucedido é o Xperia Z5 da Sony. Capaz de se conectar a outros dispositivos da Sony em sua casa, os jogadores podem transmitir jogos do PlayStation 4 direto para o celular e até mesmo jogar usando um controle Dualshock 4 conectado. No entanto, esta funcionalidade não deve diminuir o telefone em si. Com uma tela de 5,2 pol. com um processador Snapdragon 810, e 3GB de RAM, o Xperia Z5 não é inferior quando se trata de desempenho sob pressão. Lançado inicialmente em 2015, significa que, apesar de o dispositivo não ser tão poderoso quanto alguns telefones mais novos no mercado, você pode adquiri-lo com um preço inferior, ou seja, podendo gastar mais dinheiro em jogos propriamente ditos. 

  1. iPhone 7

iphone 7 celular jogos
Créditos da imagem: Appleapple

Quando o assunto são telas de ótima definição e processadores potentes, é difícil superar o iPhone da Apple e o iPhone 7 e 7S não são uma exceção. A tela de LCD Full HD de 1080x1920p demonstra sua potência com uma CPU A10 Fusion de quatro núcleos que, combinada com o iOS da Apple, oferece um desempenho extremamente impressionante na maioria dos aplicativos.

  1. Samsung Galaxy S8

galaxy s8 celular jogos
Créditos da imagem: Samsung

Apesar de todos os dispositivos nesta lista estarem equipados para enfrentar o desafio de oferecer desempenho para jogos decente, o novo S8 e S8 plus da Samsung leva os jogos de celular para patamar completamente novo. Com um processador Qualcomm Snapdragon 835 de oito núcleos, 4GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, o Samsung S8 possui o primeiro processador de 10nm do mundo, que não só supera todos os rivais, mas com 20% de potência a menos. Combine esta potência de computação com uma GPU que a Samsung diz ser 50% mais capaz do que os modelos anteriores, significando que até mesmo os aplicativos com os gráficos mais intensos devem rodar suavemente. A capacidade de o dispositivo se conectar a dispositivos de armazenamento externo significa que o seu espaço nunca acabará e, a verdadeira cereja do bolo, com o Samsung DeX, é possível conectar o seu Galaxy S8 ou S8+ a um monitor, teclado e mouse para ter uma experiência completa de computador de mesa.

Leiam também:  Problemas com operadoras? Abra um chamado online no site da ANATEL!

materia completa