YouTube Shorts será o “TikTok” do Google

O Google pretende acabar com a avançada do TikTok que vem tirando a audiência do Youtube em vários países além de produtores de conteúdo.
Avatar de André Luiz
03/04/2020 às 13:09 | Atualizado há 4 anos
YouTube-TikTok

Desde que o TikTok explodiu em popularidade nos últimos dois anos, alguns YouTubers fizeram uma transição para a plataforma. Segundo o portal The Information, parece que o YouTube está tentando recuperar alguns desses criadores, lançando seu próprio recurso rival do TikTok chamado ‘Youtube Shorts‘.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o relatório, o Shorts viverá dentro do aplicativo normal do YouTube e incluirá “um feed de breves vídeos postados pelos usuários”. Graças ao estoque de músicas licenciadas da empresa, os usuários poderão usá-las como faixas de acompanhamento de seus vídeos, potencialmente dando ao YouTube uma vantagem sobre seu concorrente.

Leiam também: Como colocar músicas no TikTok (de fora do aplicativo)

O TikTok foi lançado na China em 2016 e foi lançado mundialmente em 2018. O aplicativo permite vídeos em loop curtos de 3 a 60 segundos, ecoando os dias do Vine.

Desde o lançamento, o aplicativo móvel tornou-se extremamente popular, tornando-se um dos aplicativos mais baixados nas duas principais lojas de aplicativos, com uma fortaleza específica entre os adolescentes.

Mas também foi atormentado por controvérsias, incluindo relatos de que moderadores foram solicitados a censurar o alcance de usuários com deficiências visuais e desdém geral dos políticos dos EUA, muitos dos quais consideram o aplicativo chinês uma ameaça à segurança nacional. Para compensar, vale lembrar que o YouTube também não é exatamente livre de controvérsias.

Será interessante ver como essa batalha irá se desenrolar. O recurso será introduzido até o final de 2020, mas se o YouTube quiser interromper o avanço do TikTok – especialmente agora que as pessoas estão presas em casa e não têm muito o que fazer com o tempo devido ao Coronavírus – provavelmente devem estar pensando em acelerar o processo de implantação da nova funcionalidade.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ