Tesla no Brasil? Governo brasileiro está tentando

Negociações envolvem o ministro Marcos Pontes, que já teve até video conferência com com o engenheiro sênior de produção da Tesla.
Avatar de André Luiz
18/02/2020 às 13:58 | Atualizado há 4 anos
tesla model 3

O mercado de automóveis elétricos é bem tímido no Brasil, para não dizer insignificante. Mas isso pode mudar em um futuro próximo. Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e o deputado de Santa Catarina, Daniel Freitas (PSL-SC), estão interessados em convencer a americana Tesla a abrir uma fábrica no Brasil.

Isso não é a primeira vez que isso surge na mídia. No final de 2018, surgiu um suposto vazamento de um funcionário da Tesla, onde afirmava que a empresa pretendia vir para o Brasil em 2019.

Dessa vez, a informação vem do portal NSC Total, que conversou com o deputado Freitas. O político não confirmou o nome da Tesla e preferiu dizer que a empresa analisada pelo governo é uma das mais montadoras valiosas do mundo e que pode abrir uma fábrica na América do Sul até 2023. Essa frase acaba por entregar que se trata da Tesla, já que no começo do ano a Tesla passou a GM e se tornou a segunda montadora de veículos mais valiosa do mundo, atrás da Toyota.

tesla passa volkswagen

Há ainda outro indício forte: na agenda pública do ministro Pontes, houve na última quarta-feira (12) uma videoconferência com o engenheiro sênior de produção da Tesla, Anderson Pacheco. A conversa também teve a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico de Criciúma (SC), Claiton Pacheco Galdino. Anderson Pacheco trabalha há quatro anos na Tesla e é, vejam só, originário de Santa Catarina.

O objetivo da reunião seria criar uma aproximação entre governo e Tesla para apresentar as vantagens da instalação da fábrica ao Brasil. Agora, a ideia é visitar a companhia em uma comitiva brasileira para formalizar o interesse de trazer uma de suas fábricas ao país.

Farias ainda afirmou ao NSC Total que além da abertura de mercado, o Brasil ganharia também na criação de emprego e, principalmente, investimento em energia limpa. O mesmo deputado é autor do projeto de lei 4825/2019, que contem propostas com incentivos fiscais para a produção de carros elétricos no país. Esse projeto aponta isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e de Imposto sobre Importação para carros elétricos.

A diminuição do IPI seria até 2029 para produção local dos carros elétricos e híbridos, além de suas baterias. Ou seja, tudo o que a Tesla faz, e faz muito bem por sinal.

Via Quatro Rodas

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ