Sony ZV-1 é a câmera perfeita para youtubers e vloggers

Com grande abertura, foco ultra rápido e ainda um modo de desfoque ao vivo para vídeos, a Sony ZV-1 foi feita especialmente para produtores de conteúdo.
Avatar de André Luiz
27/05/2020 às 10:02 | Atualizado há 4 anos
Sony ZV-1 destaque

A Sony anunciou uma nova câmera compacta chamada Sony ZV-1, especialmente desenvolvida para criadores de conteúdo. Com bom abertura, efeito de desfoque em vídeos, display articulável e foco ultra rápido, ela pode ser uma excelente pedida mesmo em um mundo recheado de smartphones potentes.

A câmera é baseada na famosa RX100, que já é uma das preferidas por vloggers. Porém, ela é mais otimizada para captura de vídeo e para gravação de si mesmo.

A Sony ZV-1 tem um sensor Exmor RS CMOS de 20,1MP herdado da RX100 VII. A lente é uma mais antiga 24-70mm usada nas câmeras RX100 de RX100 III ao invés da mais recente 24-200 usada em modelos mais  novas da RX100. Mas isso não é um retrocesso, mas sim questão de focar em produtores de conteúdo. Embora a lente tenha um alcance menor, ela possui uma abertura superior de f1.8-2.8 contra a f2.8-4.5 nos modelos mais recentes. Isso é mais útil para, por exemplo, desfocar o fundo e dar mais claridade ao rosto.

Sony ZV-1 2

Além disso, a ZV-1 também possui um filtro ND embutido, que era um recurso na RX100 Mark III, e permite fotografar em ambientes muito iluminados com uma velocidade de obturador mais lenta ou abertura mais ampla.

Ela pode gravar vídeos com resolução 4K em 24 ou 30fps, sem cropar o vídeo, algo bem comum em câmeras mais baratas. Você também pode filmar vídeos em câmera lenta em 240fps, 480fps ou 960fps. Há gravação de intervalo incorporada para timelapse e suporte para HLG, S-Log3 e S-Gamut3. Há também estabilização de imagem óptica e digital incorporada.

Uma das principais características do ZV-1 é o display totalmente articulado, o primeiro para uma câmera compacta da Sony que até agora só contava com telas que inclinavam para cima ou para baixo. O display ZV-1 pode balançar e virar para a frente, tornando extremamente fácil ver-se durante a gravação e não fica obscurecido por qualquer acessório ligado na parte superior da câmera, como um microfone, como é o caso com displays flip-up. É um painel de 3,0 polegadas com LCD de 921k e suporte a toque.

YouTube video

Um dos recursos mais bacanas é o chamado Defocus. Ele faz o famoso desfoque de fundo, ou bokeh. Há um botão dedicado ao lado do botão do obturador, para chegar nisso, a câmera combina a abertura generosa de f/1.8 mais um toque de software. Se você não quiser usar esse recurso, o botão pode ser atribuído a alguma outra função através do menu.

O sistema de foco automático ZV-1 também foi otimizado para trabalhar com objetos com o novo modo Product Showcase. Normalmente, ao gravar a si mesmo, a câmera bloquearia o foco no seu rosto, então se você segurar algo na frente da câmera para mostrar ao seu público, o objeto estaria fora de foco. Com este modo, segurar algo na frente da câmera faz com que o foco automático se encaixe momentaneamente no objeto e, em seguida, volte para o rastreamento facial uma vez que o objeto está fora da tela. Este é projetado para criadores de conteúdo que fazem coisas como tutoriais de maquiagem ou vídeos de produtos onde eles precisam mostrar o produto, mas também depois têm a mudança de foco para eles sem ter um operador de câmera dedicado.

A exposição automática também foi otimizada para priorizar rostos no ZV-1. Se você de repente passar de um ambiente escuro para um ambiente brilhante, a exposição se ajustaria automaticamente para evitar que seu rosto fosse superexposto e explodido. A Sony também otimizou ainda mais a IA nesta câmera para  ajustar tons de pele mais naturais em todas as condições de iluminação.

Para fechar, a Sony ZV-1 possui um novo sistema de microfone embutido, com um microfone direcional de 3 cápsulas que é otimizado para captar sons na frente da câmera e ignorar as coisas que acontecem na lateral e atrás da câmera. Além disso, ela também tem uma entrada para microfone externo.

Via Gsmarena

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ