Resultado de exames do coronavírus chegará pelo celular

Aplicativo Coronavírus SUS irá informar resultados para o COVID-19, além disso, Ministério da Saúde fará ligações automáticas para a população.
Avatar de André Luiz
02/04/2020 às 11:31 | Atualizado há 4 anos
Coronavirus destaque

O Ministério da Saúde anunciou que em breve, os pacientes suspeitos de estarem com o coronavírus irão receber o resultado de exames de PCR – com 100% de acurácia – diretamente nos seus celulares, através do aplicativo Coronavírus SUS.

O aplicativo, anteriormente conhecido como Conecte SUS, começará a receber essas informações dentro de 15 dias. Ele está disponível tanto para o sistema Android como para o iOS.

O ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta comentou na entrevista coletiva na última terça-feira, 31, a respeito do aplicativo e a assessoria do ministério confirmou com o portal Mobile Time. Ainda não há detalhes a respeito de quem receberá o resultado pelo app.

Além disso, o app Coronavírus SUS será capaz de enviar mensagens e notificações de alertas para usuários mesmo quando o app está fechado.

Ligações automáticas

O Ministério da Saúde também informou que a população receberá telefonemas automáticos para fazer avaliação à distância de sintomas do coronavírus, funcionando como uma triagem. Por meio do número 136, o gabinete pretende acompanhar a evolução da doença e mapear as áreas com maior risco de contágio no Brasil.

De acordo com Mandetta, o voice bot com inteligência artificial é capaz de disparar ligações para 125 milhões de brasileiros. As informações coletadas permitirão saber o nome dessas pessoas, a localização, se são grupo de risco e com quem convivem.

Para garantir que não se trata de um trote ou golpe, o cidadão precisa se certificar que no identificador de chamadas apareça o número 136, do Disque Saúde.

O Voice bot também vai monitorar aqueles em quarentena domiciliar por estarem infectados. A ideia é que o robô ligue para essa pessoa para acompanhar seu estado de saúde.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ