Motorista de Tesla Model X morreu pois estava jogando no celular

Governo americano está preocupado com vários acidentes envolvendo carros semi-autônomos e cobra mais fiscalização.
Avatar de André Luiz
27/02/2020 às 10:49 | Atualizado há 4 anos
Motorista de Tesla Model X morreu pois estava jogando no celular 1

Um acidente que aconteceu em 2018, envolvendo a morte de um motorista de um Tesla Model X, teve suas investigações finalizadas. Pela demora, você deve estar pensando que foi no Brasil, mas não. O acidente aconteceu na Califórnia, EUA. A conclusão foi que o motorista estava jogando no celular na hora do acidente, o automóvel estava no piloto automático.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leiam também:

Segundo a investigação, Walter Huang, engenheiro de software da Apple e desenvolvedor de games de 38 anos, não tentou nem frear ou qualquer outra medida para parar o carro, já que as mãos não estavam no volante. O Tesla Model X estava no modo semi-autônomo em uma velocidade de 110 km/h na hora da batida contra uma barreira de proteção na estrada.

Carros semi-autônomo preocupa órgão americano

O órgão americano responsável, o NTSB (National Transportation Safety Board), se diz preocupado, já que o acidente é muito similar com outros que envolveram veículos autônomos. Eles querem que as montadoras, reguladores do governo e empresas que fabricam smartphones tomem mais ações para evitar esse tipo de acidente.

O nome já diz tudo: é um veículo semi-autônomo e não totalmente autônomo. O presidente da NTSB, Robert Sumwalt, disse que motoristas precisam parar de “fingir” que tenham um carro autônomo por completo. “Isso significa que quando você está dirigindo em um suposto modo autônomo você não pode dormir. Você não pode ler um livro. Você não pode assistir a uma série de TV. Você não pode enviar mensagens. E você não pode jogar videogame. E foi exatamente o que descobrimos que esse motorista estava fazendo.” Concluiu.

tesla model x

Mesmo assim, a Tesla não responde as suas recomendações, segundo a empresa, seus dados internos mostram que há menos acidentes com motoristas que usam a função Autopilot que com aqueles que dirigem manualmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Sobrou até para a NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário, um Detran americano) que foi acusada de regular e fiscalizar as soluções semi-autônomas oferecida pelas montadoras. A NTSB fez nove recomendações de segurança para evitar acidentes como esse.

Via Gizmodo

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ