Modo noturno prejudica mais o sono, diz pesquisadores

Ao contrário do que muitos falam, pesquisadores ingleses afirmam que o modo noturno, na verdade, atrapalha o sono e confunde o cerébro.
Avatar de André Luiz
18/12/2019 às 13:58 | Atualizado há 4 anos
Modo noturno prejudica mais o sono, diz pesquisadores 1

Há alguns anos, em nossos smartphones, encontramos a possibilidade de ativar um modo noturno no sistema e/ou em aplicativos. Teoricamente, isso ajudaria ainda a pessoa a pegar no sono e melhorar a qualidade do mesmo. Mas há controvérsias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leiam também

Pesquisadores da Universidade de Manchester parecem discordar disso. Segundo a pesquisa, o que mais reconciliaria o sono é a observação de luzes frias durante a noite.

A luz azul do seu telefone pode não estar afetando seu padrão de sono, no fim das contas. Ou pelo menos não tanto quanto o modo noturno. Essa é a palavra dos cientistas, que disseram que observar luzes de cores mais frias à noite e cores mais quentes durante o dia “pode ​​ser mais benéfico para a nossa saúde”. O relógio biológico usa a aparência turva e azul do crepúsculo para determinar quando dormir, dizem eles.

“Tecnologias estão sendo projetadas para limitar nossa exposição noturna à luz azul. Por exemplo, ao alterar a cor da tela em dispositivos móveis, no chamado modo leitura. Mas isso pode estar enviando mensagens confusas para nosso cerébro ”, afirmou a universidade. “Isso ocorre porque as pequenas mudanças no brilho que produzem são acompanhadas por cores que mais se assemelham ao dia.”

O impacto nos padrões de sono é mais fraco ao usar telas de telefone com cores azuis do que com cores amarelas brilhantes. Os pesquisadores descobriram testando brilho e cores em ratos.

Até agora, acreditava-se amplamente que a luz azul perturba nossos padrões de sono. Aplicativos e serviços no modo escuro são populares no Android e iOS, com esquemas de cores invertidos, com o objetivo de produzir menos tensão nos olhos (além de economizar bateria). O modo noturno hoje virou febre em apps, sistemas e até nos desktops.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Mais detalhes sobre a pesquisa realizada neste site podem ser encontrados no website oficial da Universidade de Manchester.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ