Início » Modo noturno prejudica mais o sono, diz pesquisadores

Modo noturno prejudica mais o sono, diz pesquisadores

Ao contrário do que muitos falam, pesquisadores ingleses afirmam que o modo noturno, na verdade, atrapalha o sono e confunde o cerébro.
Por | 18 de dezembro de 2019 às 13:03

Há alguns anos, em nossos smartphones, encontramos a possibilidade de ativar um modo noturno no sistema e/ou em aplicativos. Teoricamente, isso ajudaria ainda a pessoa a pegar no sono e melhorar a qualidade do mesmo. Mas há controvérsias.

Leiam também

Pesquisadores da Universidade de Manchester parecem discordar disso. Segundo a pesquisa, o que mais reconciliaria o sono é a observação de luzes frias durante a noite.

A luz azul do seu telefone pode não estar afetando seu padrão de sono, no fim das contas. Ou pelo menos não tanto quanto o modo noturno. Essa é a palavra dos cientistas, que disseram que observar luzes de cores mais frias à noite e cores mais quentes durante o dia “pode ​​ser mais benéfico para a nossa saúde”. O relógio biológico usa a aparência turva e azul do crepúsculo para determinar quando dormir, dizem eles.

“Tecnologias estão sendo projetadas para limitar nossa exposição noturna à luz azul. Por exemplo, ao alterar a cor da tela em dispositivos móveis, no chamado modo leitura. Mas isso pode estar enviando mensagens confusas para nosso cerébro ”, afirmou a universidade. “Isso ocorre porque as pequenas mudanças no brilho que produzem são acompanhadas por cores que mais se assemelham ao dia.”

O impacto nos padrões de sono é mais fraco ao usar telas de telefone com cores azuis do que com cores amarelas brilhantes. Os pesquisadores descobriram testando brilho e cores em ratos.

Até agora, acreditava-se amplamente que a luz azul perturba nossos padrões de sono. Aplicativos e serviços no modo escuro são populares no Android e iOS, com esquemas de cores invertidos, com o objetivo de produzir menos tensão nos olhos (além de economizar bateria). O modo noturno hoje virou febre em apps, sistemas e até nos desktops.

Mais detalhes sobre a pesquisa realizada neste site podem ser encontrados no website oficial da Universidade de Manchester.

ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
O que é o Google Classroom e para quem é destinado

O que é o Google Classroom e para quem é destinado

por Especial
Na era da sala de aula digital, é importante ter espaços virtuais para professores, alunos e pessoas que os apoiam ...
Leia Mais
10 modos de assistir Netflix na TV que não é Smart TV

10 modos de assistir Netflix na TV que não é Smart TV

por Dicas de tecnologia, Especial
Você sabia que existem diversas maneiras de assistir Netflix em qualquer TV, mesmo que você não tenha algum topo de ...
Leia Mais
pandemia destaque

O que é uma Pandemia? Conheçam as que já aconteceram

por Especial
Uma pandemia é um surto global de uma doença. Existem muitos exemplos na história, sendo a mais recente a pandemia ...
Leia Mais
Coronavirus destaque

O que é o Coronavírus? 10 perguntas sobre o COVID-19

por Especial
Os coronavírus são um tipo de vírus que causam diferentes tipos de doenças respiratórias. O Coronavírus que estamos vivendo um ...
Leia Mais
playstation 5 vs xbox series x

Playstation 5 vs Xbox Series X: quem tem o melhor hardware (comparativo)

por Especial
No período que antecedeu a revelação do PlayStation 5 e Xbox Series X, houve intensa especulação sobre o hardware que ...
Leia Mais