Notícias Dicas Marcas Reviews Contato
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
dicas
videos
tecnologias
noticia
servicos
empresa
analises

Início » MIT e Coppe (Brasil) estão desenvolvendo respiradores mecânicos de baixo custo para combater Coronavírus

MIT e Coppe (Brasil) estão desenvolvendo respiradores mecânicos de baixo custo para combater Coronavírus

Pesquisadores americanos do MIT e brasileiros do Coppe estão desenvolvendo respiradores mecânicos baratos para combater o COVID-19
Por | 30 de março de 2020 às 11:56
mit respirador mecanico destaque

É comum ouvirmos falar que a pandemia do Coronavírus irá causar — ou já causou em alguns países — um colapso no sistema de saúde. Isso significa que a grande quantidade de doentes gera falta de leitos e equipamentos médicos suficientes para o atendimento. Um desses equipamentos é o respirador artificial, já que a principal causa da morte de pacientes com a COVID-19 é a síndrome respiratória aguda grave que tem indicação de entubação e utilização de ventilação mecânica imediatas nos hospitais, aí que entra o respirador.

Pensando nisso, um grupo de estudantes do curso Precision Machine Designdo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) estão desenvolvendo um projeto de respirador mecânico de código aberto. O projeto não é novo e nem tem como motivação o Coronavírus; ele começou anos atrás como uma medida necessária para áreas rurais nos países em desenvolvimento. Nessas áreas, os problemas respiratórios são frequentes e os respiradores mecânicos são escassos no tratamento de pacientes. Portanto, a necessidade de encontrar um design mais simples e rápido para a fabricação é de baixo custo.

mit respirador mecanico

Os alunos sabiam que uma ideia como essa também poderia ser útil em países como os Estados Unidos. Diante de uma crise de saúde como a que está sendo vivida agora devido ao COVID-19. Esse modelo custaria cerca de US $ 100 para ser fabricado; um aparelho padrão encontrado em hospitais custam a partir de U$ 25 mil.

A equipe de pesquisadores publicou um artigo sobre seu design de baixo custo, mas o projeto foi abandonado há 10 anos por falta de interesse e investimento. Agora, o MIT solicitou aprovação do E-Vent em caráter de emergência para a FDA, órgão dos EUA equivalente à Anvisa no Brasil, para retomarem o projeto como forma de ajudar o combate ao coronavírus no mundo. O aparelho passa atualmente por testes em porcos e pode ser liberado em breve para produção e comercialização.

E no Brasil?

Mas esse tipo de projeto não é exclusivo dos EUA. No Brasil, a Coppe, instituto de pós-graduação e pesquisa em engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também desenvolveu um ventilador mais barato para ajudar no combate à doença causada pelo vírus. Segundo O Globo, os testes devem começar já na próxima semana.

 

 

Mais sobre: Coronavirus,
ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
O que é o Dia da toalha e do orgulho Nerd comemorado hoje?

O que é o Dia da toalha e do orgulho Nerd comemorado hoje?

por Especial
O Dia do orgulho Nerd, ou Dia do orgulho Geek, é um dia comemorado todo dia 25 de maio no mundo ...
Leia Mais
Quem é Marvin, o Androide Paranóide?

Quem é Marvin, o Androide Paranóide?

por Especial
Hoje, dia 25 de maio, é comemorado o dia do orgulho Nerd, e uma das maiores referências para a data, ...
Leia Mais
10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

por Especial, Listas
Principal concorrente do Netflix, o Amazon Prime Video vem ganhando espaço no Brasil, principalmente pelo preço abaixo do concorrente. O ...
Leia Mais
WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

por Dicas de tecnologia
Ontem o Facebook anunciou o Messenger Room, que é capaz de fazer uma chamada de vídeo com até 50 pessoas ...
Leia Mais
Messenger Room com 50 pessoas

Facebook Messenger Rooms: 10 recursos que você deve conhecer do rival do Zoom

por Especial, Listas
Embora o Zoom tenha tomado medidas eficazes  para resolver problemas de segurança e privacidade, muitos usuários estão procurando alternativas para ...
Leia Mais