Lenovo lança laptop gamer com GPU externa (CES 2020)

Notebook que não é tão gamer assim possibilita ser conectado a uma potente GPU externa, desde que seja comprada separadamente.
Avatar de André Luiz
06/01/2020 às 13:58 | Atualizado há 4 anos
Lenovo lança laptop gamer com GPU externa (CES 2020) 1

A linha Legion da Lenovo, é focada em games e normalmente possuem notebooks acima da média, se tratando de desempenho. Mas a empresa anunciou ontem na CES 2020, algo diferenciado, digamos assim. O Legion Y740S é o primeiro da linha a ter uma GPU (Placa de vídeo) off-board. A GPU Thunderbolt 3 vem em uma caixa separada, podendo ser comprada a parte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O laptop terá um processador Intel Core i9 série H de 10a geração. Ele vem com uma placa gráfica integrada que será suficiente para jogos e outras atividades gráficas mais básicas. Porém, em uma jogada interessante, a empresa fez uma caixa externa para ser conectada ao Y740S, a “caixa” se chama Legion BoostStation. Nem todo fabricante de jogos cria sua própria eGPU, mas para a Lenovo, o BoostStation possibilitou o perfil ultra fino do Y740S – colocando a GPU do lado de fora da carcaça do laptop.

Para falar verdade, a Legion BoostStation tem um design bem parecido com a GPU externa Core X da Razer, onde conta com uma bandeja deslizante, sistema de ventilação, construção em alumínio e postas Ethernet e USB.

lenovo y740s gamer GPU externa

Embora menos flexível a aparatos como a da Razer, a eGPU da Lenovo também conta com slot SATA para conexões de HD ou SSD e ainda conexões PCIe para SSD. Claro, tudo isso alimentado pela sua fonte de alimentação própria de 500 watts.

A Lenovo oferecerá versões pré-equipadas do BoostStation com placas Nvidia GeForce RTX 2060, 2070 ou 2080, uma GTX 1660 Ti ou uma AMD Radeon RX 5700 XT, embora você sempre possa escolher sua própria placa gráfica. Começa em US $ 250, (R$ 1.014). Espera-se que seja lançado em maio junto com o laptop.

Um dos maiores problemas dos laptops para jogos é que a GPU normalmente não pode ser atualizada; portanto, pelo menos, a solução da Lenovo oferece isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Porém, o que vem a mente é se faz sentido o Y740S realmente fazer parte da família Legion. Afinal, se ele não tem uma GPU dedicada, como ele pode ser classificado como um notebook gamer? Não faz muito sentido.

Lenovo lança laptop gamer com GPU externa (CES 2020) 6

Claro que ele possui outras características gamers, como sua tela com taxa de atualização de 60Hz. Porém, boa parte da concorrência mudou para painéis de 120Hz (ou mais rápido) para efeitos visuais mais suaves. Resumindo: é um laptop fino e leve de 15 polegadas, com um design mais ousado e alguns recursos de jogos básicos, mas você precisará gastar mais (muito mais) comprando uma GPU externa se realmente querer jogar a sério.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ