Google Meet será gratuito para todos para brigar com Zoom

Para brigar com o Zoom, o Google disponibilizou sua ferramenta de videoconferência gratuitamente para todos, com reuniões de até 100 pessoas.
Avatar de André Luiz
29/04/2020 às 11:30 | Atualizado há 4 anos
Google Meet logo

A assessoria do Google anunciou hoje (29) que a partir do dia primeiro de maio a ferramenta avançada de videoconferência Google Meet, antes restrito a assinantes do G Suite, será disponibilizada gratuitamente para todos, com suporte para reuniões com até 100 pessoas e sem limite de tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ação do Google vem para ajudar na atual pandemia do Coronavírus que assola o mundo. Segundo o comunicado, “a partir do começo de maio, famílias, amigos, médicos, terapeutas e educadores poderão se manter conectados gratuitamente por meio do aplicativo, durante esse período de distanciamento social, causado pela COVID-19″.

Leiam também:

Além dos mais de 2 bilhões de usuários do Gmail em todo o mundo, qualquer pessoa que tiver uma conta de e-mail, de diferentes provedores, poderá aproveitar as funcionalidades avançadas que a solução oferece, de forma fácil, segura e confiável, tanto em desktops, quanto em dispositivos Android e iOS.

google meet gratuito

Nos primeiros meses, as reuniões on-line não terão limite de tempo e poderão ter até 100 pessoas. Para efeito de comparação, a ferramenta Zoom que atualmente domina o mercado, a assinatura para reuniões com até 100 pessoas e sem limite de tempo custa cerca de R$ 75. Após 30 de setembro, a duração será ajustada para um máximo de 60 minutos. Para isso, basta ter uma conta do Google (se a pessoa não possui, basta criar uma – mas não é necessário usar ou ter um Gmail para usar o Google Meet). As videoconferências contam com as ferramentas do Meet, como modo de exibição dos participantes em blocos expandidos, legendas automáticas ao vivo – por enquanto, disponíveis em inglês, entre outras.

Empresas de todos os setores, como saúde, varejo e finanças, além de áreas como a educação e o setor público, estão recorrendo à tecnologia neste momento de isolamento. Agora, qualquer usuário poderá ter as facilidades e proteções que o Meet oferece. “Estamos no meio de uma mudança mundial muito significativa, que afeta a comunicação nos locais de trabalho e nas escolas, entre outros momentos e situações. As pessoas querem ferramentas fáceis de usar, e seguras, para que possam utilizar em diversas situações do dia a dia”, explica Javier Soltero, VP de G Suite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Recentemente, foram anunciadas melhorias como a detecção e diminuição de ruídos externos nas chamadas por vídeo, o ajuste automático de iluminação, entre outras novidades que poderão ser usufruídas por todos. “Estamos sempre ouvindo as principais necessidades de nossos usuários. O uso diário do Meet é hoje 30 vezes maior do que era em janeiro deste ano, o que demonstra a importância em se investir para melhor atender essa demanda”, complementa o executivo.

“Nossa abordagem de segurança é simples: torne os produtos seguros por padrão”, afirma Javier. O Meet foi criado para operar em uma base segura, fornecendo as proteções necessárias para manter os usuários e seus dados seguros e suas informações privadas. Dentre as medidas padrões tomadas pelo G Suite para o Meet, e seus outros aplicativos, estão:

  • Controle do moderador durante as videoconferências, contendo os logins nas ligações;

  • Proibição de acessos anônimos nas reuniões;

  • Complexos códigos de proteção das reuniões, evitando que sejam invadidas;

  • Não exigência de plugins e programas de extensão para o funcionamento do aplicativo;

  • Os usuários podem registrar suas contas no Programa de Proteção Avançada, eficiente contra phishings e perdas de contas;

  • Certificações de conformidade globais;

  • Data centers espalhados pelo mundo todo, para dar suporte à toda a operação da empresa. Confira a lista aqui;

Agora, com a novidade, o Google Meet chega para todos, como forma de ajudar as pessoas a se manterem conectadas durante o combate ao novo coronavírus. É possível acessar o Meet diretamente pelo link meet.google.com, fazer o download do aplicativo via iOS ou Android, ou até agendando uma reunião pelo Google Calendar, e entrar na ligação diretamente pelo Gmail. Para mais dicas de uso, visite a Central de Ajuda.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ