Google lança app de leitura que reconhece e fala com crianças

Aplicativo conta com nove idiomas, incluindo inglês, espanhol, português e uma coleção de histórias de todo o mundo.
Avatar de André Luiz
08/05/2020 às 13:09 | Atualizado há 4 anos
Google lança app de leitura que reconhece e fala com crianças 1

O Google anuncia, a partir de hoje, a ampliação do acesso ao aplicativo Read Along , um aplicativo Android para crianças de cinco anos ou mais que ajuda no aprendizado de leitura, fornecendo feedback verbal e visual enquanto lêem histórias em voz alta. O app usa a tecnologia de reconhecimento de fala do Google para ajudar a desenvolver habilidades de alfabetização e já está disponível em mais de 180 países e em nove idiomas, entre eles inglês, espanhol, português e hindi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Google lança app de leitura que reconhece e fala com crianças 3 Google lança app de leitura que reconhece e fala com crianças 4

Veja como funciona:

Com o Read Along do Google, as crianças contam com a ajuda de uma amiga de leitura no aplicativo – a Diya – para aprender e desenvolver suas habilidades de leitura independentemente. O aplicativo traz uma coleção de histórias de todo mundo e jogos que surgem ao longo de cada atividade concluída.

Enquanto a criança leem em voz alta, Diya usa a tecnologiade texto-para-fala e de reconhecimento de fala do Google para detectar se ela está tendo dificuldades ou está lendo a passagem com sucesso e dá um feedback positivo e incentivante ao longo do caminho. A qualquer momento, basta tocar na Diya para obter ajuda para pronunciar uma palavra ou frase. À medida em que vão avançando, as crianças podem coletar estrelas e distintivos, o que as motiva a continuar brincando e lendo. Cada experiência é personalizada e o app reconhece o nível de dificuldade apropriado de histórias e jogos com base no desempenho do nível de leitura.

Google lança app de leitura que reconhece e fala com crianças 5 Google lança app de leitura que reconhece e fala com crianças 6

 

O Read Along preserva a segurança e a privacidade das crianças e não possui anúncios ou direciona para compras no aplicativo. Não é requerido login para a utilização do aplicativo, que também funciona off-line sem Wi-Fi ou dados. Os pais podem se conectar ao Wi-Fi periodicamente para realizar o download de histórias adicionais.

O Read Along está disponível gratuitamente para dispositivos Android no Google Play.
Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ