Google, Apple e Amazon criam padrão para Casas Inteligentes

Empresas pretendem criar um sistema padrão onde dispostivos seriam compatíveis com todos os principais assistentes virtuais do momento.
Avatar de Priscila Paizano
18/12/2019 às 13:58 | Atualizado há 4 anos
Google, Apple e Amazon criam padrão para Casas Inteligentes 1

Hoje, Google, Apple, Amazon e Zigbee Alliance (composta por várias empresas de casas inteligentes) anunciaram que todos se uniram para criar um novo grupo de trabalho com o objetivo de criar um padrão para Casas conectadas. Esse padrão será chamado de projeto Connected Home over IP e parece ter dois objetivos principais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leiam também

Do lado do consumidor, o Connected Home over IP terá como objetivo aumentar a compatibilidade entre vários dispositivos domésticos inteligentes. Considerando que há uma tonelada de produtos domésticos inteligentes que podem se conectar à Internet e potencialmente interagir entre si, esse novo padrão definitivamente pode ser uma coisa boa para os usuários finais que têm dúvidas sobre quais tipos de dispositivos se encaixam em seus dispositivos inteligentes existentes.

No lado do desenvolvedor, esse novo protocolo pode potencialmente simplificar o desenvolvimento e, por extensão, reduzir custos. Em um FAQ sobre site recém-lançado, o Grupo de Trabalho afirma que o Connected Home over IP facilitará o desenvolvimento de dispositivos compatíveis com Amazon Alexa, Google Assistente e Apple Siri; portanto, talvez devêssemos esperar ver mais dispositivos domésticos inteligentes que suportem os três assistentes virtuais no futuro.

O grupo afirma que este produto será de código aberto, com as ferramentas de implementação e suporte de referência disponíveis no GitHub. O plano atual é lançar um rascunho de especificações e uma referência preliminar para o Connected Home over IP em algum momento no final de 2020.

O grupo atualmente não planeja tentar padronizar interfaces de usuário entre dispositivos e observa que, enquanto Amazon, Google e Apple continuarem a oferecer suporte a dispositivos domésticos inteligentes existAlexaentes, o foco principal do Projeto CHIP será nos novos.

As tecnologias de casa inteligente que estão sendo contribuídas para o projeto incluem o Alexa Smart Home da Amazon, HomeKit da Apple, Weave do Google e modelos de dados Dotdot da Zigbee Alliance.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Fonte

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Priscila Paizano
É co-fundadora e administradora financeira do Tekimobile. Também escreve, principalmente dicas de tecnologia para iniciantes.
SUGESTÕES PARA VOCÊ