Famoso app editor de vídeo é um Spyware no Android: saiba qual

VivaVideo e outros aplicativos da mesma desenvolvedora, coletam informações do usuário e ainda outro é um trojan perigoso.
Avatar de André Luiz
01/06/2020 às 13:35 | Atualizado há 4 anos
Famoso app editor de vídeo é um Spyware no Android: saiba qual 1

O Google está trabalhando duro para melhorar a privacidade e a segurança do sistema operacional Android. Na versão mais recente, a empresa ofereceu aos seus usuários um maior grau de controle sobre quais recursos ou áreas um aplicativo tem acesso. No entanto, mesmo que essa limitação exista, sempre aparecem aplicativos que conseguem roubar informações dos usuários, é o caso do VivaVideo, um dos mais famosos editores de vídeos do mundo.

Infelizmente, ainda existem aplicativos que são muito abusivos que não exigem muitas das permissões necessárias para operar. De acordo com uma investigação de segurança, eles concluíram que um aplicativo de um desenvolvedor chinês foi classificado como Spyware e suspeita-se que existam pouco mais de 100 milhões de dispositivos Android afetados pelo referido aplicativo, como dito acima, é o VivaVideo.

Famoso app editor de vídeo é um Spyware no Android: saiba qual 3

100 MILHÕES DE TELEFONES ANDROID SÃO AFETADOS POR ESTE SPYWARE

A equipe encarregada de realizar a pesquisa é a VPNpro, que confirmou que o desenvolvedor por trás do aplicativo também tem pelo menos 100 milhões de instalações e seus aplicativos estão pedindo “permissões perigosas”. Em particular, o VPNpro também alegou que um de seus aplicativos também tem um Trojan de acesso remoto malicioso escondido dentro, esses aplicativos foram descobertos na loja de aplicativos do Google.

O desenvolvedor chinês por trás de todo este tecido é a QuVideo Inc, com sede em Hangzhou. É mais conhecido por seu popular aplicativo de edição de vídeo, VivaVideo. Este aplicativo está disponível na Play Store onde oferece seus serviços gratuitamente, já tem mais de 100 milhões de downloads. Por outro lado, o aplicativo VivaVideo foi escolhido entre os 40 aplicativos chineses que o governo indiano classificou como ‘malware’ ou ‘spyware’ em 2017.

No entanto, esses aplicativos não só estão disponíveis no Android, mas também no iOS, já que os aplicativos QuVideo também estão disponíveis na Apple App Store. No entanto, como o sistema de permissão e os limites são diferentes, o abuso de natureza semelhante não está presente nessa plataforma. Portanto, todos aqueles que possuem esses pedidos são aconselhados a verificar quais permissões você está concedendo ao aplicativo.

APLICATIVOS QUVIDEO:

  1. VivaVideo
  2. VivaVideo PRO Editor de Vídeo HD
  3. SlidePlus – Fabricante de  slides de   fotos
  4. Tempo – Editor de Videoclipes com Efeitos
  5. VivaCut – Pro Video Editor APP
  6. VidStatus – Vídeos de status Videos e downloader  de status

Fontes: GizchinaVPNpro

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ