Donald Trump está tomando hidroxicloroquina para se proteger do COVID-19

Assim como Bolsonaro, presidente americando acredita no uso da droga mesmo sem nenhuma prova cientifica de sua eficácia contra a Covid-19.
Avatar de André Luiz
19/05/2020 às 14:41 | Atualizado há 4 anos
Donald Trump está tomando hidroxicloroquina para se proteger do COVID-19 1

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que está tomando a “famosa” medicação antimalária hidroxicloroquina e zinco porque, assim como o presidente do Brasil Jair Bolsonaro, ele acredita que as drogas poderiam prevenir o COVID-19, doença gerada pelo coronavírus.

Será que ele tem evidências cientificas sobre isso? Ele mesmo responde: “Aqui está minha evidência. Recebo muitas ligações positivas sobre isso”, disse ele hoje em uma mesa redonda da Casa Branca com executivos de restaurantes. Trump disse que toma as drogas todos os dias há uma semana e meia e que não tem nenhum sintoma do Covid-19. Pessoas próximas ao presidente, incluindo um dos manobristas de Trump e o secretário de imprensa do vice-presidente Mike Pence, testaram recentemente positivo para o vírus.

EFEITOS COLATERAIS INCLUEM DANOS EM PARTE DO OLHO, EFEITOS CARDÍACOS FATAIS E FRAQUEZA MUSCULAR

Ainda não há evidências de que tomar hidroxicloroquina pode impedir alguém de contrair ou ficar doente por causa do coronavírus. É uma possibilidade — vários grupos de pesquisa estão realizando testes clínicos  para ver se a droga poderia proteger os profissionais de saúde que estão regularmente expostos ao vírus de adoecer — mas ainda não há dados desses estudos disponíveis.

Trump disse que está seguindo a liderança dos trabalhadores da linha de frente. “Você olha para médicos e enfermeiros, muitos deles estão tomando isso como um preventivo”, disse ele. Embora existam ensaios clínicos que visam especificamente o uso da droga como prevenção para os profissionais de saúde, ainda não está claro quantos profissionais de saúde estão tomando a droga. Os efeitos colaterais  da hidroxicloroquina incluem danos em parte do olho, efeitos cardíacos fatais e fraqueza muscular.

Coronavirus destaque

Trump passou semanas promovendo o uso da hidroxicloroquina como tratamento para o COVID-19. Sua administração teria pressionado a Food and Drug Administration e a Biomedical Advanced Research and Development Authority a autorizar o uso da droga para o COVID-19 fora do hospital, com base em evidências escassas. Embora os dados iniciais mostrassem que a hidroxicloroquina pode ajudar alguns pacientes,  estudos adicionais descobriram que ela não era eficaz e poderia ter efeitos colaterais perigosos, especialmente em pessoas com sintomas graves. Trump parou de divulgar a droga depois que os dados foram divulgados. Em abril,  a FDA alertou contra o uso da droga para COVID-19 fora do hospital ou um teste clínico.

Enquanto Trump diz que está tomando hidroxicloroquina e zinco, isso não pode ser verificado independentemente. Tudo o que o público tem é a sua palavra, e nem ele nem sua Casa Branca têm sido fontes  confiáveis de informação durante esta pandemia. Entre outras coisas, Trump passou a pandemia recomendando publicamente estratégias de tratamento para o COVID-19 com base em evidências limitadas. No final de abril, ele parecia sugerir que as injeções de Lysol poderiam curar a doença. Nenhuma terapia foi comprovada para tratar ou prevenir efetivamente o COVID-19.

Até a publicação, mais de 90.000 pessoas nos Estados Unidos morreram da doença.

BOLSONARO TAMBÉM ESTÁ BRIGANDO PELO USO DA DROGA

Já no Brasil, Jair Bolsonaro um admirador declarado de Trump também prega o uso da hidroxicloroquina. A droga foi a principal responsável pelo então Ministro da Saúde, o médico Nelson Teich, se demitir do cargo, pois não concorda com o uso da cloroquina em massa.

Assim como Trump, Bolsonaro também não mostra provas científicas sobre o uso da droga.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ