Notícias Dicas Marcas Reviews Contato
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
dicas
videos
tecnologias
noticia
servicos
empresa
analises

Início » Donald Trump está tomando hidroxicloroquina para se proteger do COVID-19

Donald Trump está tomando hidroxicloroquina para se proteger do COVID-19

Assim como Bolsonaro, presidente americando acredita no uso da droga mesmo sem nenhuma prova cientifica de sua eficácia contra a Covid-19.
Por | 19 de maio de 2020 às 14:41

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que está tomando a “famosa” medicação antimalária hidroxicloroquina e zinco porque, assim como o presidente do Brasil Jair Bolsonaro, ele acredita que as drogas poderiam prevenir o COVID-19, doença gerada pelo coronavírus.

Será que ele tem evidências cientificas sobre isso? Ele mesmo responde: “Aqui está minha evidência. Recebo muitas ligações positivas sobre isso”, disse ele hoje em uma mesa redonda da Casa Branca com executivos de restaurantes. Trump disse que toma as drogas todos os dias há uma semana e meia e que não tem nenhum sintoma do Covid-19. Pessoas próximas ao presidente, incluindo um dos manobristas de Trump e o secretário de imprensa do vice-presidente Mike Pence, testaram recentemente positivo para o vírus.

EFEITOS COLATERAIS INCLUEM DANOS EM PARTE DO OLHO, EFEITOS CARDÍACOS FATAIS E FRAQUEZA MUSCULAR

Ainda não há evidências de que tomar hidroxicloroquina pode impedir alguém de contrair ou ficar doente por causa do coronavírus. É uma possibilidade — vários grupos de pesquisa estão realizando testes clínicos  para ver se a droga poderia proteger os profissionais de saúde que estão regularmente expostos ao vírus de adoecer — mas ainda não há dados desses estudos disponíveis.

Trump disse que está seguindo a liderança dos trabalhadores da linha de frente. “Você olha para médicos e enfermeiros, muitos deles estão tomando isso como um preventivo”, disse ele. Embora existam ensaios clínicos que visam especificamente o uso da droga como prevenção para os profissionais de saúde, ainda não está claro quantos profissionais de saúde estão tomando a droga. Os efeitos colaterais  da hidroxicloroquina incluem danos em parte do olho, efeitos cardíacos fatais e fraqueza muscular.

Coronavirus destaque

Trump passou semanas promovendo o uso da hidroxicloroquina como tratamento para o COVID-19. Sua administração teria pressionado a Food and Drug Administration e a Biomedical Advanced Research and Development Authority a autorizar o uso da droga para o COVID-19 fora do hospital, com base em evidências escassas. Embora os dados iniciais mostrassem que a hidroxicloroquina pode ajudar alguns pacientes,  estudos adicionais descobriram que ela não era eficaz e poderia ter efeitos colaterais perigosos, especialmente em pessoas com sintomas graves. Trump parou de divulgar a droga depois que os dados foram divulgados. Em abril,  a FDA alertou contra o uso da droga para COVID-19 fora do hospital ou um teste clínico.

Enquanto Trump diz que está tomando hidroxicloroquina e zinco, isso não pode ser verificado independentemente. Tudo o que o público tem é a sua palavra, e nem ele nem sua Casa Branca têm sido fontes  confiáveis de informação durante esta pandemia. Entre outras coisas, Trump passou a pandemia recomendando publicamente estratégias de tratamento para o COVID-19 com base em evidências limitadas. No final de abril, ele parecia sugerir que as injeções de Lysol poderiam curar a doença. Nenhuma terapia foi comprovada para tratar ou prevenir efetivamente o COVID-19.

Até a publicação, mais de 90.000 pessoas nos Estados Unidos morreram da doença.

BOLSONARO TAMBÉM ESTÁ BRIGANDO PELO USO DA DROGA

Já no Brasil, Jair Bolsonaro um admirador declarado de Trump também prega o uso da hidroxicloroquina. A droga foi a principal responsável pelo então Ministro da Saúde, o médico Nelson Teich, se demitir do cargo, pois não concorda com o uso da cloroquina em massa.

Assim como Trump, Bolsonaro também não mostra provas científicas sobre o uso da droga.

Mais sobre: Coronavirus,
ARTIGOS RELACIONADOS
LEIAM TAMBÉM
10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

10 filmes novos para assistir agora no Amazon Prime Video

por Especial, Listas
Principal concorrente do Netflix, o Amazon Prime Video vem ganhando espaço no Brasil, principalmente pelo preço abaixo do concorrente. O ...
Leia Mais
WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

WhatsApp: como fazer chamada de vídeo com 50 pessoas! (qualquer um)

por Dicas de tecnologia
Ontem o Facebook anunciou o Messenger Room, que é capaz de fazer uma chamada de vídeo com até 50 pessoas ...
Leia Mais
Messenger Room com 50 pessoas

Facebook Messenger Rooms: 10 recursos que você deve conhecer do rival do Zoom

por Especial, Listas
Embora o Zoom tenha tomado medidas eficazes  para resolver problemas de segurança e privacidade, muitos usuários estão procurando alternativas para ...
Leia Mais
melhores editores de video 2020

24 melhores aplicativos de edição de vídeos em 2020 (Computador e celular)

por Especial, Listas
Encontrar o melhor software gratuito de edição de vídeo deve ser uma parte central do sucesso de qualquer empreendedor de ...
Leia Mais
O Wi-Fi 6 é realmente muito mais rápido? Há muito mais envolvido

O Wi-Fi 6 é realmente muito mais rápido? Há muito mais envolvido

por Especial
O Wi-Fi está prestes a ficar mais rápido. Essa é uma ótima notícia: uma internet mais rápida está se tornando ...
Leia Mais